1º ANO - RECUPERAÇÃO: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E POVOS DA AMÉRICA

1º ANO - RECUPERAÇÃO: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E POVOS DA AMÉRICA

10th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

08/07 - 2ª - EM

08/07 - 2ª - EM

9th - 12th Grade

15 Qs

1ª Cap. 7 H2 - Feud. e BIM

1ª Cap. 7 H2 - Feud. e BIM

10th Grade

11 Qs

Egito Antigo

Egito Antigo

8th - 10th Grade

14 Qs

História - Absolutismo

História - Absolutismo

5th - 12th Grade

14 Qs

A fuga da familia real para o Brasil

A fuga da familia real para o Brasil

10th Grade

10 Qs

Revolução Russa

Revolução Russa

1st - 12th Grade

15 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

10th - 12th Grade

10 Qs

Fascismo e Nazismo

Fascismo e Nazismo

1st - 12th Grade

13 Qs

1º ANO - RECUPERAÇÃO: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E POVOS DA AMÉRICA

1º ANO - RECUPERAÇÃO: REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E POVOS DA AMÉRICA

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Medium

Used 5+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

1. (UFSC 2010) Durante muitos séculos a Idade Média foi considerada um período de trevas, "Noite de mil anos", no qual o mundo teria vivenciado uma longa fase de decadência científica, social e cultural. Porém, um número significativo de estudos históricos e publicações do século XX revelam que a Idade Média, como outros períodos da história da humanidade, representa uma etapa na qual houve crise, mas também desenvolvimento científico, social e cultural. Em relação à cultura medieval europeia, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).
a) As fortificações militares constituem as mais eloquentes e originais manifestações da arquitetura medieval. Nelas predomina os estilos barroco, românico e gótico. Os cuidados estéticos revelam a preocupação dos senhores feudais e do clero em tornar as defesas militares espaços simbólicos, representando "as fortalezas de Deus".
b) A teologia agostiniana, de Santo Agostinho, considerava as vertentes do pensamento em duas partes: a inferior (razão) e a superior (fé). A primeira seria o conhecimento da realidade adquirido por meio da ciência. A segunda seria o conhecimento como meio de se aproximar ao Criador.
c) Entre as obras literárias mais conhecidas da Idade Média destacaram-se William Shakespeare – autor de Romeu e Julieta e Hamlet; Luís de Camões – autor de Os Lusíadas; Nicolau Maquiavel – autor de O Príncipe;
d) A partir do século XII, predominou no ensino da Europa Ocidental o trivium, em que se ensinava matemática, história e geografia e o quadrivium, voltado para preparar o aluno em nutrição, biologia, filosofia e engenharia;

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

2. (UFF) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe. A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino.
a) A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade.
b) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.
c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.
d) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

3. (Centec-BA/adaptada) Leia o texto abaixo para poder responder a questão. “Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.” (SEVCENKO, p. 15) No texto, a característica marcante do movimento humanista-renascentista é:
a) espírito crítico voltado para o estímulo exclusivo às mudanças.
b) supremacia do mundo material sobre qualquer afirmação espiritual.
c) valorização da piedade, da mansidão e do ateísmo.
d) construção do conhecimento a partir da capacidade humana de criação e produção.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

4. (ENEM). “(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.” (COPÉRNICO, Nicolau. De revolutionibus orbium coelestium.) “Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.” (DA VINCI, Leonardo. Cartas.) O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da Ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

5. Cada povo indígena possui uma cultura própria, isto é, língua, crenças e um jeito próprio de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza as diferentes formas de organização das sociedades indígenas.
a) Os povos indígenas possuem uma única cultura, isto é, todos falam a mesma língua, com as mesmas crenças e um único jeito de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos.
b) Os povos indígenas possuem líderes, xamãs ou pajés; dividem-se em várias aldeias; e organizam-se em clãs, grupos de pessoas que acreditavam descender de um ancestral comum.
c) As histórias e as culturas indígenas não marcaram profundamente nosso jeito de ser, nossos hábitos, nossa língua não são influenciadas pelas suas contribuições..
d) O conhecimento acumulado sobre os indígenas do Brasil é muito disseminado entre nós, o que leva muitas pessoas a observar as suas diferenças, por exemplo, nos seus traços físicos e nas línguas que eles falam.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

6. Diferentemente dos astecas, os maias nunca formaram um grande império. Mas, como os astecas, construíram grandes cidades e assimilaram o conhecimento de vários povos da Mesoamérica, dentre eles os Olmecas. Assinale a alternativa que apresenta características da organização da sociedade maia.
a) Os governos, leis e costumes seguiam as regras do império maia, e por isso, podem ser eram unidos politicamente formando um governo central..
b) Nas cidades maias viam-se pequenas casas com até um metro de largura e não existiam templos. Os imperadores viviam nas pirâmides, onde seus tronos eram erguidos no seu topo.
c) Algumas pirâmides, como a de Tikal, tinham mais de 60 metros de altura. Os sacerdotes desses templos consideravam-se, assim, mais próximos do imperador.
d) Os territórios na sociedade Maia eram divididos em Cidades-estados, ou seja, os Maias não eram governados por uma capital central.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

7. Os mexicas, ou astecas, um povo originário da América do Norte, chegaram ao Vale do México em 1325 e lá ergueram a cidade de Tenochtitlán. Aos poucos, os astecas se expandiram, dominando cidades e povos da região e formando um império imenso composto de uma diversidade de povos. Considerando tal informação, assinale a alternativa com as características políticas do Império asteca.
a) O império asteca foi uma unidade política e todos os povos eram administrados por governantes astecas, todos pagavam pesados tributos e todos eram vítimas de expedições punitivas promovidas pelos astecas.
b) A organização política asteca caracteriza-se pela isenção de tributos e completa autonomia a todos os povos conquistados. Os astecas nunca realizavam expedições punitivas para a cobrança de impostos.
c) Consistiu em relativa autonomia para os povos subordinados, com exceção para os povos que ergueram a cidade de Tenochtitlán.
d) O império asteca nunca foi uma unidade política. Alguns povos eram administrados por governantes astecas; outros pagavam tributos, mas tinham relativa autonomia; outros, só pagavam tributos à força, quando eram vítimas de expedições punitivas promovidas pelos astecas.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?