Revisão Sociologia 1série - 2etp

Revisão Sociologia 1série - 2etp

11th Grade

14 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Tarefas - Sociologia - 2ªSérie - 1ºBimestre

Tarefas - Sociologia - 2ªSérie - 1ºBimestre

11th Grade

14 Qs

Projeto de vida

Projeto de vida

11th Grade

18 Qs

SE LIGA - 2º Trimestre (SOCIO I)

SE LIGA - 2º Trimestre (SOCIO I)

12th Grade - University

10 Qs

Sistema Reprodutor Feminino (útero e ovários)

Sistema Reprodutor Feminino (útero e ovários)

University

10 Qs

Instituições Sociais

Instituições Sociais

10th - 12th Grade

14 Qs

Racismo e Superação - FILME: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

Racismo e Superação - FILME: ESTRELAS ALÉM DO TEMPO

12th Grade - University

10 Qs

Diversidade Cultural

Diversidade Cultural

10th - 11th Grade

16 Qs

CEAS - CIDADANIA

CEAS - CIDADANIA

11th Grade

10 Qs

Revisão Sociologia 1série - 2etp

Revisão Sociologia 1série - 2etp

Assessment

Quiz

Social Studies

11th Grade

Medium

Created by

Nathalia Lima

Used 2+ times

FREE Resource

14 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Sobre a identidade nacional brasileira assentada na miscigenação e na mestiçagem, é correto afirmar:

A identidade nacional brasileira assentada nos ideais da mestiçagem e da miscigenação busca conciliar discursivamente uma sociedade altamente estratificada onde o racismo é um operador social importante.

A construção da identidade nacional brasileira favoreceu a expropriação do patrimônio cultural da população negra, uma vez que elementos da cultura negra foram transformados em cultura nacional, situação que colaborou para fortalecer a ideia da ausência de uma cultura da população negra no Brasil.

A identidade nacional alicerçada nos ideais da miscigenação e da mestiçagem é algo que foi e ainda é utilizado para encobrir o racismo existente no Brasil.

A construção da identidade nacional em torno do ideal da miscigenação e da mestiçagem favoreceu o desenvolvimento do mito da democracia racial e da ausência de racismo no Brasil.

A identidade nacional calcada nos ideais da miscigenação e da mestiçagem favoreceu o surgimento de conflito racial explícito no Brasil.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Quanto ao conceito de indústria cultural no Brasil, é incorreto afirmar:

O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade critica dos indivíduos.

A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias.

A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica.

A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O mito da democracia racial é um dos efeitos da construção da identidade nacional brasileira baseada na mestiçagem. Sobre esse mito, assinale a alternativa correta:

É um conceito que reconhece as desigualdades raciais no Brasil e busca superá-las a partir da valorização da pluralidade cultural.

Representa a valorização da cultura negra em sua totalidade, sem apropriação por parte da cultura nacional.

Foi resultado direto da difusão da ideia de Brasil mestiço, contribuindo para encobrir práticas racistas e naturalizar hierarquias sociais.

É uma concepção crítica elaborada pelos movimentos sociais negros para denunciar a realidade da segregação racial no Brasil.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A identidade nacional brasileira foi historicamente construída em torno da ideia de mestiçagem e miscigenação, principalmente a partir das formulações de Gilberto Freyre. Sobre esse processo de construção, é incorreto afirmar:

A exaltação da mestiçagem no Brasil esteve relacionada à valorização do patrimônio cultural de negros, indígenas e brancos, mas de forma desigual, pois a apropriação cultural privilegiou a identidade nacional em detrimento das identidades específicas.

A mestiçagem foi amplamente rejeitada pela elite intelectual brasileira, que sempre defendeu a homogeneidade racial como símbolo da nação.

A noção de Brasil mestiço foi utilizada como instrumento de apagamento de conflitos raciais, reforçando a crença na inexistência de racismo.

A ideia de mestiçagem foi fundamental para a consolidação do mito da democracia racial, que nega as desigualdades raciais.

O discurso da miscigenação, ao mesmo tempo em que valorizou a diversidade, funcionou como mecanismo ideológico de conciliação em uma sociedade marcada por hierarquias raciais.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Qual é o papel da Escola de Frankfurt na teoria crítica?

Promover a cultura de massa como forma de entretenimento.

Demonstrar como a cultura midiática constitui uma forma de resistência.

Manter o poder das classes dominantes nas sociedades capitalistas.

Enfatizar a profundidade e autenticidade dos produtos culturais.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Qual é, dentre as afirmativas a seguir, a que sintetiza a contribuição do sociólogo Florestan Fernandes para os estudos das relações raciais no Brasil?

O autor demonstra que uma das particularidades do caso brasileiro é a vigência da ideia de que somos uma democracia racial, o que não é senão um mito que assegura a manutenção da desigualdade entre brancos e negros.

O racismo reverso é seu argumento analítico para a crítica da imagem de que as relações raciais são harmoniosas no Brasil.

O autor elabora o conceito de racismo estrutural ainda na década de 1960, num momento em que o Brasil era impactado pelas conquistas do movimento pelos direitos civis, nos EUA.

Sua proposta foi o estabelecimento de uma política de cotas, encaminhada como projeto ao governo militar instaurado em 1964 visando à crítica das noções idealizadas do racismo.

O autor elabora normativas para a criação de organizações não governamentais (ONGs) atuantes como instrumentos para exercer a crítica e combater o racismo no Brasil.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

 "Viver é plural", disse um dos nossos maiores escritores, o mineiro João Guimarães Rosa. A vida brasileira também é plural. Qual a cara do Brasil? Não existe uma só. Nosso país é múltiplo, vário, diferenciado." Considerando o texto acima, pode-se afirmar que

O Brasil é um país preconceituoso do ponto de vista racial

A identidade brasileira se constitui pela diversidade étnico-cultural que se expressa na diferença de costumes, crenças, na mistura de raças etc.

O brasileiro e o Brasil não dão certo por causa da mistura de raças.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?