Desafio Parana

Desafio Parana

10th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz sobre Platão

Quiz sobre Platão

3rd Grade - University

10 Qs

Sofistas e Sócrates

Sofistas e Sócrates

10th Grade

10 Qs

Filosofia

Filosofia

10th Grade

11 Qs

Filosofia

Filosofia

10th Grade

6 Qs

Método Dedutivo x Indutivo

Método Dedutivo x Indutivo

10th Grade

10 Qs

Quiz de Filosofia - Sócrates e os Sofistas

Quiz de Filosofia - Sócrates e os Sofistas

10th Grade

11 Qs

FILOSOFIA CADERNO 4 CAPÍTULO 3

FILOSOFIA CADERNO 4 CAPÍTULO 3

2nd - 12th Grade

10 Qs

Quiz de Filosofia

Quiz de Filosofia

10th Grade

10 Qs

Desafio Parana

Desafio Parana

Assessment

Quiz

Philosophy

10th Grade

Medium

Created by

EDMILSON LIMA

Used 3+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau foram os pensadores que elaboraram a teoria do Contrato Social. Com base na hipótese do estado de natureza, em que o indivíduo viveria como dono exclusivo de si e dos seus poderes, os contratualistas se perguntavam sobre o motivo que teria levado as pessoas a aceitarem o poder do estado. Eles buscavam, desse modo, entender o fundamento do Estado.

A vida do homem em sociedade fez com que a desigualdade passasse a dominar e a escravidão e a miséria tornaram-se cada vez maiores. A ideia do homem natural como o lobo do homem, o homem em sociedade, projetando qualidades que só existem em indivíduos socializados tem origem na desigualdade instaurada pela Propriedade Privada.

Qual autor contratualista defendia essa ideia? Assinale a única alternativa correta.

Jean-Jacques Rousseau
Karl Marx
John Locke
Thomas Hobbes

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Para Hobbes, no estado de natureza o ser humano tem direito a tudo:
O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam de jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e consequentemente, de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim.
HOBBES, Thomas. Leviatã. São Paulo; Abril Cultural, 1974. p. 82. (Coleção Os Pensadores).


De acordo com a Teoria do Contratualismo, os indivíduos se unem voluntariamente em um contrato para criar um Estado que possa garantir a segurança, a ordem e a justiça na sociedade. No contrato renuncia-se a alguns direitos individuais em troca da proteção e benefícios proporcionados pelo Estado. Sobre isso, assinale a única alternativa correta.

Para Rousseau, o homem é o lobo do homem e para Hobbes o ser humano em seu estado de natureza nasce bom.

Para Hobbes, o homem é o lobo do homem e Rousseau concorda com ele.

Para Hobbes, o homem é o lobo do homem e para Rousseau o ser humano em seu estado de natureza nasce bom.

Para Rousseau e Hobbes, o homem é bom por natureza e nada pode corrompê-lo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A palavra ética é derivada do grego ethos e significa lei, norma de conduta ou regras de convivência. Assim, a construção ética é coletiva. O comportamento antiético transgride, ou se opõe à ética; contrário aos valores que regem uma sociedade, grupo, empresa, ou instituição.

Um comportamento antiético vai de encontro ao o conceito de Imperativo - um mandamento da razão que serve para orientar a ação e se exprime pelo verbo dever - desenvolvido por Kant. Sobre os imperativos kantianos, assinale a única alternativa correta.


O Hipotético visa uma ação como necessária por si mesma, ou seja, a ação é boa em si.

O Categórico ordena uma ação como meio de se alcançar qualquer coisa que se queira.

O Hipotético visa uma ação como necessária por si mesma, ou seja, a ação é boa em si; e o Categórico ordena uma ação como meio de se alcançar qualquer coisa que se queira.

O Hipotético ordena uma ação como meio de se alcançar qualquer coisa que se queira; e o Categórico visa uma ação como necessária por si mesma, ou seja, a ação é boa em si.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A política está vinculada ao Estado, ao governo e à administração pública com o objetivo de administrar o patrimônio público e promover o bem de todos. Os gregos, junto aos romanos, são conhecidos como sendo os primeiros a organizar o poder e a autoridade política.

A política acontece no ato de existir em conjunto. Dessa forma, a origem da política remonta à participação na comunidade, à vida coletiva. Sobre isso, assinale a única alternativa correta.

Política é a manutenção do Poder a qualquer custo.

Política e politicagem são sinônimos.

Política é a arte de governar, ou seja, é como o Estado organiza e mantém o coletivo.

Política é a arte de usar os bens públicos para seu bem próprio.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A filosofia como se o lugar importasse: a situação da filosofia africana (2008), é um texto de Bruce Janz onde o autor analisa a possibilidade de se falar de um lugar específico da filosofia. Janz busca saber se como um saber universal a filosofia pode ser transmitida em qualquer lugar ou se requer um lugar propício para o seu desenvolvimento. As questões que contam como filosóficas são aquelas que se encaixam nas categorias tradicionais mais amplas da filosofia:  ontologia, epistemologia, axiologia, metodologia. A especificidade com a qual a filosofia trata essas questões tem lhe conferido um território e cidadãos próprios. Assim, para fazer parte desse território é preciso pensar dentro da estrutura dessas categorias.

Para a filosofia africana se afirmar como conhecimento filosófico, “[...] a mente, bem como a terra, teria de ser descolonizada. O espaço teria de ser repossuído [...]” (JANZ, 2008, p. 108). Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1XQXJ1sTSgIO88nRWj7Rm-rkjhGITzzBR/view?usp=sharing

Assim, a filosofia africana significa uma reivindicação do espaço do pensamento africano. Sobre isso, assinale a única alternativa correta.

É preciso pensar para além da questão corrente sobre a existência da filosofia africana, ou seja, para além do lugar que lhe foi atribuído pela filosofia europeia.

É preciso reconhecer e valorizar a importância da conquista ocidental na África.

É preciso desconsiderar a filosofia grega como legítima.

É preciso considerar a filosofia africana como predominante.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Nossas comunidades indígenas sempre sofreram um processo de exclusão e demonização pelos seus pares que classificava as práticas utilizadas, milenarmente pelo grupo, como demoníacas. Essa prática, eurocêntrica e neocolonizadora, afeta o legado de resistência cultural indígena. No encontro dessas culturas, há a socialização de poder, usado como recurso de diálogo intercultural, um multiverso multicultural. A presença do neopentecostalismo tem alterado o cenário e cotidiano nas comunidades, sob uma ética protestante, que oferece remédios e outros benefícios, em troca da alma do nativo brasileiro. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/18jDOahF1XlRn6aaPgvM9zs04Di5E_lB9/view?usp=sharing

A decolonialidade tem como objetivo

manter a relação de superioridade de um país em relação a outro.

manter as estruturas de dominação da colonialidade.

controlar recursos, trabalho, capital e conhecimento por meio da continuidade do pensamento colonial.

criticar o modo de conhecimento eurocêntrico que se mostra como única estrutura de leitura do mundo.