

Aristóteles: Arte, Estética e Filosofia
Interactive Video
•
Philosophy
•
11th Grade
•
Easy
GERSON ALMEIDA
Used 1+ times
FREE Resource
5 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Qual era a posição de Aristóteles em relação à Teoria das Ideias de Platão e à divisão dos mundos?
Ele aceitava plenamente as ideias de Platão, incluindo a existência de dois mundos distintos.
Ele rejeitava a Teoria das Ideias e a divisão entre mundo sensível e inteligível, focando nas relações humanas e com a natureza.
Ele acreditava apenas no mundo sensível, negando a existência de um mundo inteligível.
Ele defendia a primazia do mundo inteligível, mas considerava o mundo sensível uma cópia imperfeita.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Como Aristóteles concebia a arte e sua relação com o prazer e a imitação?
Ele via a arte como uma imitação que deveria ser banida da cidade, pois não servia ao propósito do Estado.
Ele associava o prazer à imitação artística e não subordinava a arte à filosofia, considerando a arte como algo mais amplo e subjetivo.
Ele acreditava que a arte era uma forma inferior de conhecimento, distante da verdade e sem valor intrínseco.
Ele defendia que a arte deveria ser estritamente objetiva e desprovida de qualquer prazer subjetivo para ser válida.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
Qual a principal diferença entre os escritos de Platão e Aristóteles que sobreviveram até hoje, conforme discutido no vídeo?
Os textos da Academia de Platão e os diálogos de Aristóteles sobreviveram.
Os diálogos de Platão e os textos da escola de Aristóteles (Liceu) sobreviveram.
Ambos os diálogos de Platão e Aristóteles sobreviveram, mas seus textos escolares não.
Nenhum dos textos de Platão ou Aristóteles sobreviveu completamente.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
De acordo com a teoria do "Meio-Termo" de Aristóteles aplicada à estética, qual é a relação entre o belo e o feio?
O belo é sempre superior ao feio, e a arte deve evitar o feio.
O feio é uma falta de harmonia, enquanto o belo é um excesso.
O belo e o feio representam o meio-termo, respectivamente, na harmonia e na desarmonia, e ambos podem ser tratados na arte.
A arte deve focar apenas no gracioso e no sublime, ignorando o belo e o feio.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
30 sec • 1 pt
De acordo com a estética aristotélica, qual é o principal propósito da tragédia?
Divertir o público com histórias de sofrimento.
Representar a vida humana de forma distorcida para gerar riso.
Promover a catarse, ou seja, a purificação das emoções através da contemplação do sofrimento.
Ensinar lições morais diretas sobre o que é certo e errado.
Access all questions and much more by creating a free account
Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports

Continue with Google

Continue with Email

Continue with Classlink

Continue with Clever
or continue with

Microsoft
%20(1).png)
Apple
Others
Already have an account?