Questões Res. Vet. SRIS Choque Sepse

Questões Res. Vet. SRIS Choque Sepse

Assessment

Flashcard

Health Sciences

University

Hard

Created by

Quizizz Content

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

8 questions

Show all answers

1.

FLASHCARD QUESTION

Front

(UFRRJ) Sobre a síndrome de choque, assinale a alternativa INCORRETA:​ São sinais clínicos: mucosas hipocoradas, tempo de preenchimento capilar aumentado, taquicardia, qualidade de pulso alterada, alteração do estado mental e hipotermia. As disfunções orgânicas (cardiovascular, respiratória, renal e hepática) observadas no choque são reversíveis. São causas comuns de síndrome de choque em cães: sepse, cardiopatias e doenças renais. No choque distributivo, a conduta terapêutica deve se basear primariamente no uso de fluidos isotônicos e fármacos vasopressores.​ A transfusão sanguínea é indicada somente nos casos de choque hemorrágico.

Back

As disfunções orgânicas (cardiovascular, respiratória, renal e hepática) observadas no choque são reversíveis.

2.

FLASHCARD QUESTION

Front

Potenciais complicações após a colecistectomia (especialmente se havia perfuração) incluem: Peritonite, choque, sepse, hipoglicemia, hipoproteinemia e hipocalemia.

Back

Peritonite, choque, sepse, hipoglicemia, hipoproteinemia e hipocalemia.

3.

FLASHCARD QUESTION

Front

O choque é o estado clínico que resulta de suprimento inadequado de oxigênio para os tecidos ou de incapacidade dos tecidos em utilizar de forma apropriada o oxigênio. Assinale a alternativa incorreta em relação ao choque: A septicemia é um exemplo de afecção no qual o choque é causado por perda de controle do fluxo sanguíneo. Os glicocorticóides têm sido recomendados em diversos casos de choque, mas só devem ser utilizados após restabelecimento do animal.​ Alguns dos sinais clínicos que devem ser avaliados são: atitude mental, pressão do pulso arterial, cor das mucosas, temperatura corporal, tempo de preenchimento capilar, frequência cardiorrespiratória e produção urinária. O tratamento corresponde à otimização das características do sistema cardiovascular, entre elas, volume sanguíneo, débito cardíaco, pressão arterial e liberação de oxigênio. Em caso de choques severos, particularmente de choques sépticos, antibióticos de largo espectro são indicados.

Back

Os glicocorticóides têm sido recomendados em diversos casos de choque, mas só devem ser utilizados após restabelecimento do animal.​

4.

FLASHCARD QUESTION

Front

(UFPA) Sobre a sepse grave e choque séptico em medicina veterinária, é correto afirmar que: O choque séptico é caracterizado por hipotensão que responde adequadamente à reposição volêmica inicial.

Back

O choque séptico é caracterizado por hipotensão que responde adequadamente à reposição volêmica inicial.

5.

FLASHCARD QUESTION

Front

(UNB) FC: 185 bpm, FR: 40 mpm, TR 39°C e apresenta PAM de 75 mmHg, membranas mucosas pálidas, extremidades frias. A dosagem de lactato revela um valor de 7 mmol/L. Podemos afirmar que este animal tem:

Back

Choque Séptico

6.

FLASHCARD QUESTION

Front

Sobre choque, assinale a alternativa correta: O choque distributivo encontra-se relacionado com redistribuição de volume (diminuição na capacitância vascular), enquanto o choque obstrutivo caracteriza-se por impedimento ou restrição do retorno venoso na grande circulação.

Back

O choque distributivo está relacionado com a redistribuição de volume, enquanto o choque obstrutivo é caracterizado por impedimento do retorno venoso.

7.

FLASHCARD QUESTION

Front

(UFV) Assinale a alternativa INCORRETA em relação às gastroenterites: A antibioticoterapia é indicada em todos os casos.

Back

A antibioticoterapia é indicada em todos os casos.

8.

FLASHCARD QUESTION

Front

Quais são os critérios para o diagnóstico de disfunções orgânicas associadas à sepse em cães e gatos? Hipotensão arterial sistêmica, escala de coma de Glasgow elevada, borborigmos intestinais em excesso. Íleo paralítico, hipertensão arterial pulmonar, hiperlactatemia. Escala de coma de Glasgow reduzida, lactato sérico reduzido, débito urinário reduzido. Hipotensão arterial sistêmica, hiperlactatemia, oligúria.

Back

Hipotensão arterial sistêmica, hiperlactatemia, oligúria.