Vestibular

Vestibular

1st - 5th Grade

17 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA- 1 ANO

AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA- 1 ANO

1st Grade

19 Qs

3º EM Filo/Socio 1º Bim. 2021

3º EM Filo/Socio 1º Bim. 2021

2nd Grade

20 Qs

Revolução Científica + diversos - 2º TRI - 2ª série

Revolução Científica + diversos - 2º TRI - 2ª série

1st - 5th Grade

20 Qs

AvalEstFiloSocio

AvalEstFiloSocio

1st - 2nd Grade

17 Qs

1ª série Recuperação de Filosofia - Professor Dionis

1ª série Recuperação de Filosofia - Professor Dionis

1st Grade

20 Qs

Falácias informais

Falácias informais

1st Grade

20 Qs

O quanto você sabe sobre Revolução Científica?

O quanto você sabe sobre Revolução Científica?

2nd Grade

12 Qs

Revisão 9º Ano

Revisão 9º Ano

1st Grade

13 Qs

Vestibular

Vestibular

Assessment

Quiz

Philosophy

1st - 5th Grade

Hard

Created by

NEIMAR FAORO

Used 5+ times

FREE Resource

17 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre o positivismo, como uma das formas de pensamento social, não podemos afirmar que:

É a primeira corrente teórica do pensamento sociológico preocupada em definir o objeto, estabelecer conceitos e definir uma metodologia.

Foi um pensamento predominante na Alemanha no século XIX, nascido principalmente de correntes metafísicas.

Nele, a sociedade foi concebida como organismo constituído de partes integradas e coisas que funcionam harmoniosamente, segundo um modelo físico ou mecânico.

Derivou-se da crença no poder absoluto e exclusivo da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Surgida no momento de consolidação da sociedade capitalista, a Sociologia tinha uma importante tarefa a cumprir na visão de seus fundadores, dentre os quais se destaca Auguste Comte. Essa tarefa se refere a

Desenvolver o puro espírito científico e investigativo, sem maiores preocupações de natureza prática, deixando a solução dos problemas sociais por conta dos homens de ação.

Incentivar o espírito crítico na sociedade e, dessa forma, colaborar para transformar radicalmente a ordem capitalista responsável pela exploração dos trabalhadores.

Contribuir para a solução dos problemas sociais decorrentes da Revolução Industrial, tendo em vista a necessária estabilização da ordem social burguesa.

Tornar realidade o chamado “socialismo utópico”, visto como única alternativa para a superação das lutas de classe em que a sociedade capitalista estava mergulhada.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O surgimento da Sociologia foi propiciado pela necessidade de:

Manter a interpretação mágica da realidade como patrimônio de um restrito círculo sacerdotal.

Manter uma estrutura de pensamento mítica para a explicação do mundo.

Considerar os fenômenos sociais como propriedade exclusiva de forças transcendentais.

Observar, medir e comprovar as regras que tornassem possível, através da razão, prever os fenômenos sociais.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre o surgimento da Sociologia, não podemos afirmar que:

A consolidação do sistema capitalista na Europa no século XIX forneceu os elementos que serviram de base para o surgimento da Sociologia enquanto ciência particular.

O homem passou a ser visto, do ponto de vista sociológico, a partir de sua inserção na sociedade e nos grupos sociais que a constituem.

Aquilo que a Sociologia estuda constitui-se historicamente como o conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade.

Interessa para a Sociologia, indivíduos isolados, mas inter-relacionados com os diferentes grupos sociais dos quais fazem parte, como a escola, a família, as classes sociais e etc.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A Sociologia é uma ciência moderna que surge e se desenvolve juntamente com o avanço do capitalismo. Nesse sentido, reflete suas principais transformações e procura desvendar os dilemas sociais por ele produzidos. Sobre a emergência da sociologia, considere as afirmativas a seguir:

A Sociologia tem como principal referência a explicação teológica sobre os problemas sociais decorrentes da industrialização, tais como a pobreza, a desigualdade social e a concentração populacional nos centros urbanos.

A Sociologia é produto da Revolução Industrial, sendo chamada de “ciência da crise”, por refletir sobre a transformação de formas tradicionais de existência social e as mudanças decorrentes da urbanização e da industrialização tentando dar uma razão teológica para seus problemas.

A emergência da Sociologia só pode ser compreendida se for observada sua correspondência com o cientificismo europeu e com a crença no poder da razão e da observação, enquanto recursos de produção do conhecimento.

A Sociologia surge como uma tentativa de romper com as técnicas e métodos das ciências naturais, na análise dos problemas sociais decorrentes das reminiscências do modo de produção feudal.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O lema da bandeira do Brasil, “Ordem e Progresso”, indica a forte influência do positivismo na formação política do Estado brasileiro. Qual alternativa que apresenta idéias contidas nesse lema.

Crença na resolução dos conflitos sociais por meio do estímulo à coesão social e à evolução natural da nação.

Ideais de movimentos juvenis, que visam superar os valores das gerações adultas.

Ideal de superação da sociedade burguesa através da revolução das classes populares.

Negação da instituição estatal e da harmonia coletiva baseada na hierarquia social.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava.

A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização.

Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.

A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais, para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?