História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

9th Grade

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Crise de 1929

Crise de 1929

2nd Grade - University

12 Qs

A Grande Depressão dos anos 30

A Grande Depressão dos anos 30

9th Grade

10 Qs

12 EF09HI12 - Crise de 1929

12 EF09HI12 - Crise de 1929

9th Grade

10 Qs

Av3 - Avaliação Quizz

Av3 - Avaliação Quizz

9th - 12th Grade

11 Qs

Guerra fria

Guerra fria

9th Grade

12 Qs

Crise do Capitalismo

Crise do Capitalismo

9th Grade

10 Qs

A Crise de 1929 / New Deal

A Crise de 1929 / New Deal

9th Grade

10 Qs

revolução francesa

revolução francesa

9th Grade

10 Qs

História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

História 2: atividade avaliativa 2º BIM - 2020

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Medium

Created by

Elby Marinho

Used 4+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Os anos da década de 1920 nos EUA são conhecidos até hoje como “Os anos felizes”. É quando o “American way of life” foi marcande na vida de boa parte da população. O consumismo, as campanhas publicitárias e vários avanços tecnológicos e sociais geraram significativas transformações. Acerca desse assunto, assinale os TRÊS itens corretos a seguir:

Por meio da imagem da campanha publicitária acima, podemos perceber que era incentivado o consumo de muitos bens, além de se valorizar a imagem da família feliz e tradicional norte-americana.

Apesar de toda a prosperidade econômica interna, os EUA não eram a maior potência econômica capitalista mundial desse período. Esse posto ainda pertencia à Inglaterra.

Esse período é conhecido também pelo desenvolvimento do rádio e do cinema. Os filmes de Charles Chaplin, por exemplo, encantavam milhões de possoas pelo mundo.

Foi a época da criação da “Lei Seca”. Uma de suas consequência inesperadas foi o aumento da criminalidade por grupos organizados, como foi o caso dos gangsters de Chigado, por exemplo.

É marcante nesse período da história norte-americana o retrocesso da atuação social por parte das mulheres. Por conta do “American way of life”, elas não conseguiram mais lutar pelo direito ao voto e nem ter maior autonomia social.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

A crise de 1929 criou um cenário de insegurança social, impulsionado pelo desemprego crescente, e de incertezas econômicas. Para a economia mundial, a crise de 1929 significou (marque a única afirmativa correta):

o abalo na confiança dos agentes políticos e econômicos nos princípios do liberalismo econômico;

o enfraquecimento da confiança das elites econômicas na eficácia do Fundo Monetário Internacional como agente regulador da economia;

a ampliação da confiança das elites econômicas na integração econômica mundial;

o abalo da confiança nas soluções de caráter socialista implantadas na União Soviética;

a perspectiva de as elites latino-americanas romperem com o padrão industrial de desenvolvimento.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

“No final da década de 20, ocorreu uma das maiores crises vividas pelo capitalismo: a Grande Depressão. Este fenômeno foi determinado por uma crise de superprodução que atingiu todos os países capitalistas.”

MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo.

História Contemporânea Através de Textos. 11ª edição. São Paulo: Contexto, 2005. p. 155.


Tendo por base o fragmento transcrito acima, sobre a crise de 1929, é correto afirmar que (marque a única afirmativa verdadeira):

a crise de 1929 não afetou a economia brasileira, pois naquela época o Brasil ainda não era um país capitalista.

somente os países capitalistas europeus foram afetados pela crise de 1929. Os Estados Unidos evitaram a eclosão da crise com a implantação do New Deal.

trata-se de uma crise de superprodução que afetou apenas as indústrias dos países capitalistas. Como na época a economia brasileira baseava-se na produção de café, o Brasil não foi afetado pela crise.

trata-se de uma crise que provocou o colapso da economia dos países capitalistas. No caso dos Estados Unidos, marcou o fim do clima de prosperidade da década de 1920, caracterizado pelo grande crescimento da produção.

a crise econômica que aconteceu no final da década de 1920 abalou seriamente os países capitalistas, entre eles a Rússia. Assim, essa crise foi uma das principais causas da revolução russa, que implantou o comunismo naquele país.

4.

MULTIPLE SELECT QUESTION

15 mins • 1 pt

Considere o texto a seguir:

Em 1929 irrompeu nos Estados Unidos mais uma das crises periódicas que vinham ocorrendo nos países industrializados desde o século XIX. Como nas crises anteriores, a crise iniciada em 1929 foi marcada pela superprodução e pelo subconsumo, propagando-se dos países centrais para a periferia do mundo capitalista. No entanto ela se distinguiu das demais por ter tido efeitos mais amplos e graves.

(Wagner Pinheiro Pereira. 24 de outubro de 1929: a quebra da bolsa de Nova York e a Grande Depressão. Série Rupturas, São Paulo: Nacional, 2006, p. 3)


Aponte os DOIS itens que trazem explicações corretas sobre a Crise de 1929.

Atingiu não apenas o mercado de bens de consumo, prejudicando o comércio mundial, como também afetou a exportação de produtos primários de vários países, como o café brasileiro, que sofreu uma enorme crise.

Foi a primeira a ser enfrentada pelo sistema capitalista globalizado, e teve início com a dificuldade das indústrias em fornecer produtos para atender a demanda crescente dos consumidores.

Originou-se devido à desorganização do sistema capitalista, no final dos anos 1920, como consequência das revoluções socialistas e neoliberais que se espalharam pelo mundo, a partir de 1917.

Concentrou-se na América Latina, periferia do sistema capitalista, após ter despontado nos Estados Unidos, sendo logo controlada com a ajuda financeira de grandes empresários europeus.

Explodiu na Bolsa de Valores de Nova York, com a queda nos valores das ações por conta da grande oferta das mesmas, mas logo atingiu a economia de vários países, causando falências e desemprego.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Anos de crise econômica

Esses anos [pós-guerra] também foram notáveis sob outro aspecto pois, à medida que o tempo passava, tornava-se evidente que aquela prosperidade não duraria. Dentro dela estavam contidas as sementes de sua própria destruição.

(J. K. Galbraith, Dias de boom e de desastre In J. M. Roberts (org),

História do século XX, 1974, p. 1331)

Segundo o autor, podemos afirmar que (marque a única alternativa correta):

a crise do capitalismo norte-americano em 1929 foi gerada por ele mesmo, isto é, o funcionamento da economia provocou a superprodução agrícola e industrial, a especulação na bolsa de valores, e a expansão do crédito, diminuindo o desemprego.

a época referida no texto diz respeito à crise dos anos 1950, pós-Segunda Guerra, portanto externa ao capitalismo dos Estados Unidos, uma vez que os Estados europeus, endividados e destruídos, continuaram a contrair empréstimos e a comprar produtos norte-americanos.

nos fins dos anos 1920, com a economia desorganizada pela Primeira Guerra Mundial, o capitalismo norte-americano cresceu rumo à superprodução, com investimentos na indústria, à restrição ao crédito e ao controle da especulação na bolsa de valores.

a crise de 1929 foi gerada pelo próprio funcionamento do capitalismo nos Estados Unidos dos anos 1920, em um clima de euforia com o aumento da produção, a especulação na bolsa de valores, a concentração de renda e o crédito fácil, sem intervenção do Estado.

a crise dos anos pós-Segunda Guerra Mundial mostrou a importância da ação do Estado, na medida em que a intervenção reduziu os desequilíbrios causados pelo próprio funcionamento da economia norte-americana.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Media Image

Pelo olhar da fotógrafa estadunidense Margareth Bourke White (1904-1971), em parceria com o escritor Erskine Caldwell (1903-1987), o ensaio fotográfico “You have seen their faces” (1937) foi publicado e chamou atenção por cenas das décadas de 1920 e 1930 dos Estados Unidos. Uma das mais famosas fotografias é retrata abaixo, feita em Louisville, Kentucky, em 1937. Ela evidencia uma contradição decorrente da relação entre (marque a única alternativa verdadeira):

os impactos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a ascensão de regimes totalitários na Europa.

o período de euforia econômica conhecido como “American way of life” e o aumento da entrada de imigrantes hispânicos nos Estados Unidos.

o crescimento da indústria automobilística e o aumento de compradores de bens de consumo duráveis nos Estados Unidos.

A euforia econômica dos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), conhecida como “American way of life”, e os impactos sociais da depressão econômica decorrentes da quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.

Os investimentos do “New Deal”, Plano de Reconstrução Econômica dos Estados Unidos de 1932, e o crescimento da oferta de emprego na construção civil na cidade de Nova Iorque.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

15 mins • 1 pt

Quando se processaram as eleições de novembro de 1932, o país estava numa situação pior do que nunca. Todas as “curas” do Sr. Hoover [último presidente americano] não conseguiram dar vigor ao paciente moribundo. Os trabalhadores eram assolados pelo desemprego; os lavradores eram arrasados pela crise da agricultura; a classe média tinha perdido suas economias nas falências dos bancos e temia pela sua segurança econômica.

Em 8 de novembro de 1932 o povo americano elegeu Franklin D. Roosevelt para presidente dos Estados Unidos. [...]

O “New Deal” do Sr. Roosevelt [novo presidente eleito] foi chamado de revolução. Era e não era. Era uma revolução quanto às ideias, mas não na sua parte econômica.

[Leo Huberman, História da riqueza dos EUA (Nós, o povo)]


Sobre o New Deal, podemos afirmar que (marque a única afirmativa correta):

o volume de recursos destinados à recuperação econômica era pequeno e beneficiou apenas as regiões industrializadas.

ocorreram importantes ações do governo, como a criação de assistência social e o pesado investimento em obras públicas, que geravam muitos empregos diretos e indiretos.

os operários e produtores rurais não tiveram nenhum ganho importante, uma vez que os benefícios atingiram exclusivamente as classes médias.

os principais causadores da crise - os grandes conglomerados oligopolistas - foram os que mais recursos receberam do governo americano.

privilegiaram-se os investimentos diretos em agentes econômicos tradicionais, como as grandes empresas e bancos.