Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

1st - 12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

8º ano C O iluminismo

8º ano C O iluminismo

3rd Grade

10 Qs

Escrita da História e Ofício do Historiador

Escrita da História e Ofício do Historiador

10th Grade

10 Qs

Revolução Chinesa

Revolução Chinesa

9th Grade

12 Qs

Pré-modernismo:

Pré-modernismo:

3rd Grade

14 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

12th Grade - Professional Development

15 Qs

Rev. Russa - Ensaio Geral

Rev. Russa - Ensaio Geral

12th Grade

14 Qs

Brasil: redemocratização (1945 - 1964)

Brasil: redemocratização (1945 - 1964)

9th Grade

15 Qs

Período Joanino

Período Joanino

11th Grade

12 Qs

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

Brasil - Colonia 1500 - 1808 pt1

Assessment

Quiz

History, Education

1st - 12th Grade

Hard

Created by

JOSE FILHO

Used 52+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das monarquias absolutistas europeias. Uma das características do sistema mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como:

os metais só tinham validade nas trocas comerciais entre as Metrópoles e suas Colônias.

os metais só tinham validade para nações com grande capacidade de navegação, como Espanha.

a riqueza de uma determinada nação era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas.

a riqueza de uma determinada nação era determinada pela quantidade de metais preciosos que ela depositava nas bolsas de valores de outras nações.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A expansão marítima e comercial empreendida pelos portugueses nos séculos XV e XVI está ligada:

aos interesses mercantis voltados para as "especiarias" do Oriente, responsáveis inclusive, pela não exploração do ouro e do marfim africanos encontrados ainda no século XV;

à tradição marítima lusitana, direcionada para o "mar Oceano" (Atlântico) em busca de ilhas fabulosas e grandes tesouros;

ao caráter sistemático que assumiu a empresa mercantil, explorando o litoral africano, mas sempre em busca da "passagem" que levaria às Índias.

a diversas casualidades que, aliadas aos conhecimentos geográficos muçulmanos, permitiram avançar sempre para o Sul e assim, atingir as Índias;

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

"Sem dúvida, a atração para o mar foi incentivada pela posição geográfica do país, próximo às ilhas do Atlântico e à costa da África. Dada a tecnologia da época, era importante contar com correntes marítimas favoráveis, e elas começavam exatamente nos portos portugueses... Mas há outros fatores da história portuguesa tão ou mais importantes."

Assinale a alternativa que apresenta outros fatores da participação portuguesa na expansão marítima e comercial europeia, além da posição geográfica:

O apoio da Igreja Católica, desde a aclamação do primeiro rei de Portugal, já visava tanto à expansão econômica quanto à religiosa, que a expansão marítima iria concretizar.

Para o grupo mercantil, a expansão marítima era comercial e aumentava os negócios, superando a crise do século. Para o Estado, trazia maiores rendas; para a nobreza, cargos e pensões; para a Igreja Católica, maior cristianização dos "povos bárbaros".

O pioneirismo português deve-se mais ao atraso dos seus rivais, envolvidos em disputas dinásticas, do que a fatores próprios do processo histórico, econômico, político e social de Portugal.

Desde o seu início, a expansão marítima, embora contasse com o apoio entusiasmado do grupo mercantil, recebeu o combate dos proprietários agrícolas, para quem os dispêndios com o comércio eram perdulários.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A Revolução de Avis permitiu que João, Mestre de Avis, fosse coroado rei de Portugal. Isso trouxe estabilidade política e garantiu a formação do território português. A estabilidade política trouxe paz e permitiu que o reino investisse no desenvolvimento do comércio. A longo prazo, essas condições permitiram:

as Grandes Navegações.

a Revolução Industrial.

a expulsão dos mouros.

o surgimento do mercantilismo.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

“Para o conjunto da economia europeia, no século XVI, caracterizada pela produção em crescimento e pelo aumento das transações mercantis, ao lado de um novo crescimento de sua população, o efeito mais importante dos grandes descobrimentos foi a alta geral dos preços...”

O efeito a que o texto se refere foi provocado:

pelo grande afluxo de metais preciosos.

pela ampliação da área de produção agrícola.

pela redução do consumo de produtos manufaturados.

pela descoberta de novas rotas comerciais no Oriente.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O Tratado de Tordesilhas, assinado em 7 de junho de 1494 e confirmado nos seus termos pelo Papa Júlio II em 1506, representou para o século XVI um marco importante nas dinâmicas europeias de expansão marítima.

O tratado visava:

demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial marítima.

estimular a consolidação do reino português, por meio da exploração das especiarias africanas e da formação do exército nacional.

impor a reserva de mercado metropolitano espanhol, por meio da criação de um sistema de monopólio que atingia todas as riquezas coloniais.

reconhecer a transferência do eixo do comércio mundial do Mediterrâneo para o Atlântico, depois das expedições de Vasco da Gama às Índias.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A colonização brasileira no século XVI foi organizada sob duas formas administrativas, Capitanias Hereditárias e Governo-Geral. Assinale a afirmativa que expressa corretamente uma característica desse período.

As capitanias, mesmo havendo um processo de exploração econômica em algumas delas, garantiram a presença portuguesa na América, apesar das dificuldades financeiras da Coroa.

As capitanias representavam a transposição para as áreas coloniais das estruturas feudais e aristocráticas europeias.

As capitanias, sendo empreendimentos privados, favoreceram a transferência de colonos europeus, assegurando a mão de obra necessária à lavoura.

O governo-geral extinguiu as donatárias, interrompendo o fluxo de capitais privados para a economia do açúcar.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?