Search Header Logo

IDEOLOGIAS DO SÉCULO XIX - 1ºanos - Filosofia

Authored by wilson l santos

History, Geography, Philosophy

1st Grade

8 Questions

Used 78+ times

IDEOLOGIAS DO SÉCULO XIX - 1ºanos - Filosofia
AI

AI Actions

Add similar questions

Adjust reading levels

Convert to real-world scenario

Translate activity

More...

    Content View

    Student View

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UNIPÊ PB/2018)

A violação deliberada da propriedade (vida, liberdade, bens) e o uso contínuo da força [...] colocam o governo em estado de guerra contra a sociedade e os governantes em rebelião contra os governados, conferindo assim o legítimo direito ao povo de resistência à opressão...

A VIOLAÇÃO DELIBERADA DA propriedade (vida, liberdade, bens) e o uso contínuo da força... Disponível em: <file:///C:/Users/F_/Downloads/ 807-1-3206-1-10-20130331.pdf>. Acesso em: 31 maio 2018.

Ao longo do desenvolvimento histórico, diversos pensadores refletiram e manifestaram-se sobre a origem da sociedade civil, da organização política e do Estado, sendo que o fragmento de texto ilustra o pensamento:

liberal, que acredita na existência da propriedade, na sociedade capitalista, como um direito natural e inviolável.

socialista utópico, que defende a revolução armada, através de um partido centralizado, para o estabelecimento de uma sociedade igualitária.

marxista, que considera o Estado como o elemento opressor que deve ser extinto, imediatamente após a tomada do poder pelo proletariado.

anarquista, que defende a formação de uma aliança entre camponeses e operários para o estabelecimento de um Estado socialista.

católico social, que concebe o Estado como a instituição causadora das guerras e conflitos, defendendo a sua supressão pela Igreja católica.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UNCISAL AL/2018)

Em sentido econômico, é a doutrina segundo a qual o Estado não deve exercer nem funções industriais, nem funções comerciais e não deve intervir (ou deve intervir o mínimo possível) nas relações econômicas. A qual doutrina o enunciado se refere?

socialismo

Estatismo.

liberalismo

Comunitarismo.

Parlamentarismo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(UNIME BA/2018)

O Estado é um instrumento essencial de dominação de classes na sociedade capitalista. Ele não está acima dos conflitos de classes, mas profundamente envolvido neles. Sua intervenção no conflito é vital e se condiciona ao caráter essencial do Estado como meio da dominação de classe.

CARNOY. Disponível em: <http://www. revistavoos.com.br/seer/index.php/vo- os/article/downloadSuppFile/218/ 16>. Acesso em 13 out.2017

O conceito de Estado varia conforme as concepções políticas e ideológicas dos teóricos, sendo que o texto se identifica com as ideias de:

Aristóteles

Jacques Bossuet.

Charles Montesquieu.

Jean Jacques Rousseau.

Karl Marx.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Famerp SP/2018)

No livro Investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações, publicado em 1776, Adam Smith argumentou que um agente econômico, procurando o lucro, movido pelo seu próprio interesse, acaba favorecendo a sociedade como um todo. Esse ponto de vista é um dos fundamentos

do liberalismo, que dispensou a regulamentação da economia pelo Estado.

do utilitarismo, que defendeu a produção especializada de objetos de consumo.

do corporativismo, que propôs a organização da sociedade em grupos econômicos.

do socialismo, que expôs a contradição entre produção e apropriação de riqueza.

do mercantilismo, que elaborou princípios de protecionismo econômico.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Faculdade Cesgranrio RJ/2018)

Retomada por um “velho discurso” que tentava justificar as teorias e práticas liberais – que, embora comprometidas com o princípio da igualdade, negavam às mulheres o acesso à cidadania, através da ênfase na diferença entre os sexos –, tal imagem seria revigorada a partir das “descobertas da medicina e da biologia, que ratificavam cientificamente a dicotomia: homens, cérebro, inteligência, razão lúcida, capacidade de decisão versus mulheres, coração, sensibilidade, sentimentos.”

ENGEL, M. “Psiquiatria e feminilidade” In DEL PRIORI, M. (org.) História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2002, p. 332.

Os argumentos expostos pela historiadora Magali Engel, referentes ao final do século XIX, justificam a emergência de movimentos sociais em favor do(a):

voto feminino

fim dos manicômios

filosofia positivista

ditadura republicana

extinção do imperialismo

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Em Utopia, tudo é comum a todos. A distribuição dos bens lá não é um problema, não se vê nem pobre nem mendigo e, embora ninguém tenha nada de seu, todos são ricos. Haverá maior riqueza do que levar uma existência alegre e pacífica, livre de ansiedades e sem precisar se preocupar com a subsistência?

MORUS, T. Utopia. Brasília: UnB, 2004.

Retirado da obra de Thomas Morus, escrita no século XVI, esse trecho influenciou movimentos sociais do século XIX que lutaram para:

inibir a ascensão da burguesia

evitar a destruição da natureza.

combater o domínio do capital.

eliminar a intolerância religiosa.

superar o atraso tecnológico.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Faculdade Cesgranrio RJ/2018)

Românticos ou não, os radicais rejeitaram a confiança dos moderados em príncipes e potências, por razões práticas e também ideológicas. Os povos devem estar preparados para alcançar sua liberdade por si mesmos, pois ninguém mais faria isso por eles (…). E devem fazê-lo por ação direta.

HOBSBAWM, E. J. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 138.

Considerando-se o contexto das revoluções europeias de 1848 – conhecidas como a Primavera dos Povos –, o movimento político descrito pelo historiador Eric Hobsbawm é o

pacifismo

liberalismo

patriotismo

absolutismo

fascismo

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?