Live - 2ª Série EM (29/10)

Live - 2ª Série EM (29/10)

2nd Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

 Fontes de Energia

Fontes de Energia

2nd Grade

10 Qs

2ª Série EM - AP - Revisão de Geologia (27/07)

2ª Série EM - AP - Revisão de Geologia (27/07)

2nd Grade

10 Qs

cartografia

cartografia

1st - 3rd Grade

10 Qs

Migrações Internacionais

Migrações Internacionais

1st - 12th Grade

10 Qs

Climas e Tempo Meteorológico

Climas e Tempo Meteorológico

2nd Grade - University

10 Qs

Matriz de Transportes

Matriz de Transportes

2nd Grade

8 Qs

Formação do território brasileiro

Formação do território brasileiro

1st - 12th Grade

10 Qs

Conflitos mundiais

Conflitos mundiais

2nd Grade

10 Qs

Live - 2ª Série EM (29/10)

Live - 2ª Série EM (29/10)

Assessment

Quiz

Geography

2nd Grade

Medium

Created by

Paulo Terassi

Used 9+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(UFRR, 2009)


"Em pleno século XXI, as religiões continuam tendo grande influência no contexto social e cultural de diversos países e em amplas regiões do planeta. O poder da fé é de tal magnitude que é capaz de influir em aspectos políticos, sociais e econômicos de nações cujas autoridades, leis ou fronteiras são fortemente delimitadas por questões religiosas. Além disso, variados conflitos no mundo nos últimos tempos têm sua origem em divergências religiosas. (...) Jerusalém é a cidade sagrada de três grandes religiões (...). Os três credos têm em Jerusalém marcos básicos de sua doutrina e de sua historia".


(In.: Atlas Geográfico Mundial - para conhecer melhor o mundo em que vivemos - vol.01, Mundo. Barcelona: Editorial Sol 90, 2005).


O texto acima apresenta Jerusalém como a cidade sagrada de três religiões. São elas:

judaísmo, hinduísmo e islamismo.

judaísmo, cristianismo e islamismo.

judaísmo, budismo e islamismo.

judaísmo, confucionismo e islamismo.

judaísmo, xintoísmo e islamismo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

(IFTM, 2013)


Tendo como base os estudos realizados sobre esse conflito que ocorre em território asiático, bem como os conhecimentos sobre aquela região, leia as alternativas abaixo e marque a opção correta.

No conflito que aconteceu em novembro de 2012, o partido do Al Qaeda, que foi majoritário nas últimas eleições na Palestina, disparou mísseis contra alvos israelenses.

O Oriente Médio é uma região rica em petróleo. Os Emirados Árabes Unidos são os maiores produtores e exportadores de petróleo e gás natural do planeta. A disputa não afeta a produção desse mineral na região.

A cidade de Jerusalém, em Israel, é considerada capital religiosa para as três maiores religiões monoteístas do planeta: o judaísmo, o islamismo e o hinduísmo.

Os conflitos entre Israel e Palestina têm extensas raízes culturais que remontam há vários séculos. Após a proclamação oficial do Estado Israelense, em 1948, os conflitos se acentuaram na região.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(UECE, 2008)


A invasão do Kwait por tropas do Iraque, iniciada em 02 de agosto de 1990, deu início à Guerra do Golfo. Sobre esse conflito militar assinale a alternativa incorreta.

Sem a sanção da ONU, o conflito teve uma longa duração. Não foram utilizados armamentos ou técnicas avançadas de guerra. Os Estados Unidos não se preocuparam em empregar armas sofisticadas e avançadas tecnologicamente.

Ficou conhecida como “a guerra pós-moderna” devido a utilização de sofisticados equipamentos eletrônicos, bombas guiadas a laser e mísseis teleguiados. Se constituiu em uma intervenção militar eficaz e rápida.

Foi travada por uma coalização internacional liderada pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha e países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e o Egito, contra o Iraque. Obteve a sanção da ONU.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(UFU, 2008)


Leia, a seguir, alguns dos trechos do discurso de George W. Bush sobre o início da Guerra no Iraque, na madrugada do dia 20 de março de 2003.


"Meus companheiros cidadãos, neste momento as forças norte-americanas e de coalizão estão no estágio inicial da operação militar para desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo.

[...]

Nós entramos no Iraque com respeito a seus cidadãos, sua grande civilização e às crenças religiosas que praticam. Não temos ambições no Iraque, a não ser remover uma ameaça e restaurar o controle do poder a seu próprio povo.

[...]

Que Deus abençoe nosso país e todos que o defendem".


(Folha Online, 20/03/2003 - 01h18 www1.folha. uol.com.br.Trad. de Luciana Coelho e Cristina Amorim).


Assinale a alternativa incorreta.

É um conflito que teve “como estopim” os ataques aéreos ao território americano no dia 11 de setembro de 2001. Desde então, o presidente norte americano George W. Bush investiu na liderança da luta contra o que se resume no termo “terrorismo”, quer seja no plano interno quer seja no plano externo.

A invasão do Iraque, pelos Estados Unidos e seus aliados, não pode ser explicada apenas pela necessidade de “desarmar o Iraque, libertar sua população e defender o mundo de um grave perigo”, como afirma o trecho acima. Deve-se considerar, também, os interesses norte-americanos no acesso e controle dos recursos petrolíferos iraquianos.

O poderio norte-americano é calcado unicamente em ideais humanitários e na forte capacidade militar que os EUA têm para resolver conflitos em outros países, com uma experiência acumulada desde a Guerra Fria, quando iniciaram suas intervenções internacionais.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

(UFPEL, 2007)


"[...] o Estado israelense anexou a Península do Sinai e a Faixa de Gaza (então pertencentes ao Egito), a Cisjordânia (da Jordânia) e as Colinas de Golam (da Síria). A guerra foi particularmente trágica para os palestinos. Novos contingentes de dezenas de milhares engrossaram a diáspora."


(ARBEX JR., José. Guerra Fria: terror de Estado, política e cultura. 3a ed. São Paulo: Moderna, 1997).


O texto e o mapa referem-se à:

Ocupação israelense sobre o sul do Líbano (2006), antiga Fenícia, aprofundando a Diáspora hebraica como forma de contenção à ação do Hezbollah.

Guerra dos Seis Dias (1967), quando, com o apoio dos Estados Unidos, Israel expandiu seu território, promovendo um continuado conflito.

Guerra do Yom Kippur (1973), quando Egito e Síria, embasados pelo nacionalismo de Nasser, ameaçaram a soberania israelense.

Formação do Estado de Israel (1948), apoiada pela ONU, na região onde, na Antiguidade, se localizaram os reinos de Israel e Judá.