Como caça a águia-real?
A águia-real é uma caçadora exímia, estando adaptada para viver em ambientes severos. Com uma envergadura de mais de dois metros, é uma ave enorme, capaz de caçar lebres, raposas, galos silvestres e, no litoral, aves marinhas.
As águias-reais fazem ninhos em árvores e penhascos. Não conseguem caçar em mato cerrado, pelo que se especializaram em procurar alimento em áreas abertas (fig. 1) e terras altas. Aí o alimento é mais escasso, e as águias têm de rondar territórios imensos de até 160 km2. Para tal, voam muito alto, de modo a observar uma área extensa sem alertar as presas. Precisam de planar durante horas a fio e ter força suficiente para matar qualquer animal que se apresente como opção.
A visão da águia-real tem um poder de resolução 2,5 vezes melhor do que o ser humano, conseguindo detetar uma lebre a 3,2 km de distância. A águia-real raramente ataca “mergulhando” diretamente de uma atitude elevada. Em vez disso, mantem-se a planar a alguma distância e apenas investe já perto do solo. Como a águia depende de um ataque súbito, se calcular mal a investida, terá poucas hipóteses de conseguir uma refeição.
A frase sublinhada no texto mostra que…