Análise o artigo a seguir para responder à questão:
Além dos fatores de risco bem conhecidos, o vírus Epstein-Barr (EBV) pode desempenhar papel significativo no Carcinoma Epidermoide de Boca (CEB). Para explorar o papel do EBV no CEB, a prevalência da infecção pelo EBV em células esfoliadas orais de casos de CEB e controles no nordeste da Tailândia foi investigada, e a associação de EBV a células da lesão tumoral foi confirmada.
Métodos: células esfoliadas orais coletadas de casos de CEB e controles sem neoplasia. Células de lesão tumorais foram retiradas de pacientes com tumores para confirmação mais robusta da associação de EBV a CEB. DNA de EBV foi detectado por meio de reação em cadeia de polimerase (PCR), utilizando-se indicadores específicos para a DNA polimerase de EBV. As amostras positivas de DNA de EBV foram confirmadas, ainda, por nested PCR.
Resultados: o EBV foi detectado nas células esfoliadas orais de 45,05% de pacientes com tumores e 18,08% dos controles (p < 0,001). Da mesma forma, o EBV (OR = 2,08), enquanto nenhuma associação foi encontrada com o tabagismo e o consumo de álcool. Consumir álcool e mascar betel foram significativamente associados a CEB (OR = 3,05 e OR = 5,05, respectivamente), mas o consumo de tabaco não foi associado. Curiosamente, o EBV foi significativamente associado a CEB (OR = 3,76).
Conclusões: a prevalência do EBV está associada a CEB e parece ser reforçada por mascar betel, o que sugere que o EBV pode, juntamente com mascar betel, atuar como um importante fator de risco etiológico da CEB.
Assinale, dentre as alternativas, aquela que corretamente indica o tipo de estudo:
a) observacional descritivo do tipo coorte transversal
b) observacional analítico do tipo coorte transversal
c) observacional descritivo do tipo coorte
d) observacional descritivo do tipo caso-controle
e) estudo observacional analítico do tipo caso-controle