Técnicas de controle de poluição em corpos hídricos

Técnicas de controle de poluição em corpos hídricos

12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz de Fisiologia

Quiz de Fisiologia

1st - 12th Grade

10 Qs

questionário oficina água e vida - 2024

questionário oficina água e vida - 2024

9th - 12th Grade

10 Qs

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS VALOR 40

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS VALOR 40

6th Grade - University

10 Qs

Poluição e Controle Ambiental

Poluição e Controle Ambiental

12th Grade

10 Qs

Vou desafiar vc!!!! Será que é capaz de acertar????

Vou desafiar vc!!!! Será que é capaz de acertar????

8th - 12th Grade

10 Qs

Avaliação de Biologia - Aula (Seres marinhos)

Avaliação de Biologia - Aula (Seres marinhos)

9th - 12th Grade

10 Qs

6º  ano Se Liga 2º Tri

6º ano Se Liga 2º Tri

6th Grade - University

10 Qs

Poluição ambiental

Poluição ambiental

9th - 12th Grade

10 Qs

Técnicas de controle de poluição em corpos hídricos

Técnicas de controle de poluição em corpos hídricos

Assessment

Quiz

Science

12th Grade

Medium

Created by

Daniel Coelho

Used 23+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

3 mins • 5 pts

Media Image

Quando ocorre um despejo de efluente com elevada carga orgânica em um corpo hídrico, quais as fases que se desencadeiam e as implicações para o corpo hídrico? (*MAIS DE UMA OPÇÃO PODE SER MARCADA!)

Redução da concentração de oxigênio dissolvido (OD)

Crescimento de bactérias que atuarão na oxidação da matéria orgânica.

A redução de OD é prejudicial a outros organismos, como moluscos, anfíbios, peixes

Aumento de nutrientes na água, que serão utilizados para produção maior de oxigênio

Melhora na qualidade das águas que possuem nutrientes para desenvolvimento de animais ali presentes

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

A redução da matéria orgânica pela ação das bactérias se dá pela utilização do oxigênio dissolvido (OD) nas águas pelos microrganismos. Como se dá a renovação do OD nas águas?

Aeração forçada nos rios, por meio de aeradores

Retirada da água para sistemas de tratamento em aeração, sendo depois voltaddas para os rios, com mais OD

Contato com a atmosfera e o movimento natural de quedas d'água, as quais vão aerando naturalmente as águas e aumentando a concentração de OD.

O crescimento de bactérias e algas promove a produção de oxigênio nas águas, por meio da fotossíntese.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

Media Image

A imagem apresenta um comportamento de formação de espumas nas águas do rio Tietê. Podemos afirmar que:

São causas naturais, causada pelo desgastes de rochas que causam a formação de espumas

Causa antrópica, por despejo de fertilizantes, visto ser essa uma área agricola. Os fertilziantes provocam espumas nas quedas naturais do rio.

Causa natural, motivada pela redução da velocidade de escoamento do rio nesse local, o que promove a concentração de substâncias responsáveis pela formação de espuma.

Causa antrópica, devido ao despejo de efluentes domésticos ou industriais, com alta concentração de detergentes ou agentes sanitizantes

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

(ENEM 2004) Um rio que é localmente degradado por dejetos orgânicos nele lançados pode passar por um processo de autodepuração. No entanto, a recuperação depende, entre outros fatores, da carga de dejetos recebida, da extensão e do volume do rio. Nesse processo, a distribuição das populações de organismos consumidores e decompositores varia, conforme mostra o esquema:


Com base nas informações fornecidas pelo esquema, são feitas as seguintes considerações sobre o processo de depuração do rio:


I. a vida aquática superior pode voltar a existir a partir de uma certa distância do ponto de lançamento dos dejetos;


II. os organismos decompositores são os que sobrevivem onde a oferta de oxigênio é baixa ou inexistente e a matéria orgânica é abundante;


III. as comunidades biológicas, apesar da poluição, não se alteram ao longo do processo de recuperação.


Está correto o que se afirma em

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

I e II, apenas.

I, II e III.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Todo corpo d'água tem condições de receber e depurar, através de mecanismos naturais, uma certa quantidade de matéria orgânica. Quando ocorre a recuperação diz-se que houve autodepuração do corpo d'água. A respeito das características das zonas de auto depuração de um curso d'água, marque a opção correta.

Na Zona de Decomposição Ativa, o teor de oxigênio dissolvido atinge o mínimo, podendo voltar a elevar-se até atingir cerca de 40% da saturação. A Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) continua decrescendo. O número de bactérias e fungos diminui. O nitrogênio ainda predomina na forma de amônia e os organismos aeróbicos são reduzidos ou eliminados

Na Zona de Recuperação, as águas retornam às condições primitivas, com relação ao Oxigênio Dissolvido (OD), Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) e índices bacteriológicos. Peixes e outros organismos aeróbicos proliferam normalmente. Algumas características indicam mudança permanente na qualidade das águas: aumento nos compostos inorgânicos, como nitratos, fosfatos e sais dissolvidos, podendo resultar na intensa proliferação de algas.

Na Zona de Águas Limpas, as águas têm aspecto escuro, sujo. Peixes alfuem ao local em busca de alimentos. No ponto de lançamento, o teor de oxigênio dissolvido ainda é suficiente à sobrevivência de organismos aeróbicos, mas decresce rapidamente com o tempo até alcançar cerca de 40% do Oxigênio Dissolvido (OD).

Na Zona de Degradação, a reaeração excede a desoxigenação e o teor de oxigênio cresce até atingir o valor inicial. Águas têm aspecto mais claro, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) continua diminuindo, o nitrogênio predomina nas formas de nitrato e nitritos, podendo ainda existir como amônia. Número de bactérias é reduzido, peixes e outros organismos aeróbicos voltam a aparecer e as algas proliferam.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Em relação ao lançamento de efluentes líquidos domésticos em corpos d'águas, marque a alternativa incorreta:

Dentro de uma visão essencialmente prática, pode-se considerar que a capacidade que um corpo d'água tem de assimilar os efluentes, sem apresentar problemas do ponto de vista ambiental, é um recurso natural que pode ser explorado.

O ecossistema de um corpo d'água antes do lançamento de um efluente encontra-se usualmente em um estado de equilíbrio. Após a entrada de fonte da poluição, o equilíbrio das comunidades aquáticas é afetada, resultando numa desorganização inicial, seguida por tendência posterior a reorganização.

O processo de autodepuração em curso d’água possui quatro zonas principais sendo elas: zona de degradação, zona de decomposição ativa, zona de recuperação e zona de águas sujas.

O oxigênio dissolvido e a DBO são os principais parâmetros de qualidade a serem avaliados quando o efluente lançado no corpo d'água possui apenas matéria orgânica.

Na definição da tecnologia de tratamento de uma ETE, o Engenheiro Ambiental deve levar em conta a capacidade suporte de autodepuração do corpo hídrico que receberá o efluente tratado.