DA ADVOCACIA

DA ADVOCACIA

University - Professional Development

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Recordando

Recordando

University

10 Qs

Ação Penal

Ação Penal

University

6 Qs

Atividade da Advocacia

Atividade da Advocacia

University

5 Qs

RITOS

RITOS

University

10 Qs

Atualização trabalhista - 3º Ciclo

Atualização trabalhista - 3º Ciclo

University

11 Qs

Revisão P2 - 2 semestre

Revisão P2 - 2 semestre

University

10 Qs

FALEN902 - Revisão 02

FALEN902 - Revisão 02

University

10 Qs

Fernando Pessoa e os seus Heterónimos

Fernando Pessoa e os seus Heterónimos

12th Grade - Professional Development

10 Qs

DA ADVOCACIA

DA ADVOCACIA

Assessment

Quiz

Other

University - Professional Development

Hard

Created by

Ana Souza

Used 6+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O advogado Geraldo foi regularmente constituído por certo cliente para defendê-lo em um processo judicial no qual esse cliente é réu. Geraldo ofereceu contestação, e o processo segue atualmente seu trâmite regular, não tendo sido, por ora, designada audiência de instrução e julgamento.

Todavia, por razões insuperáveis que o impedem de continuar exercendo o mandato, Geraldo resolve renunciar. Em 12/02/2019, Geraldo fez a notificação válida da renúncia. Três dias depois da notificação, o mandante constituiu novo advogado, substituindo-o. Todo o ocorrido foi informado nos autos.

Considerando o caso narrado, de acordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

Geraldo continuará a representar o mandante durante os dez dias seguintes à notificação da renúncia.

O dever de Geraldo de representar o mandante cessa diante da substituição do advogado, independentemente do decurso de prazo.

Geraldo continuará a representar o mandante até que seja proferida e publicada sentença nos autos, ainda que recorrível.

Geraldo continuará a representar o mandante até o término da audiência de instrução e julgamento.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O advogado Diogo foi procurado, em seu escritório profissional, por Paulo, pois ele precisa, em caráter de urgência, ser submetido a uma cirurgia, sob risco de morte. No entanto, já existe uma ação em que Paulo figura como requerente contra o seu plano de saúde, na qual o advogado Jorge consta como patrono constituído por aquele. Após várias tentativas de contato infrutíferas com Jorge e diante da necessidade de realizar a cirurgia,

considerando o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.

Diogo apenas deverá atuar na causa, aceitando procuração, se houver concordância do advogado Jorge, uma vez que, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, o advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, salvo com a concordância deste.

Diogo apenas deverá atuar na causa, aceitando procuração, após ser dado prévio conhecimento ao advogado Jorge, uma vez que, de acordo com o Código de Ética e Disciplina da OAB, o advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído anteriormente à comunicação a este.

Diogo poderá aceitar procuração e requerer nos autos judiciais, em favor de Paulo, a tutela de urgência necessária apenas se apresentar nos autos justificativa idônea a cessar a responsabilidade profissional de Jorge pelo acompanhamento da causa.

Diogo poderá aceitar procuração e requerer nos autos judiciais, em favor de Paulo, a tutela de urgência necessária, independentemente de prévia comunicação a Jorge ou de apresentação ao juízo de justificativa idônea para a cessação da responsabilidade profissional de Jorge.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A empresa Consumidor Ltda., composta por contadores, despachantes, arquitetos e engenheiros, divulga, semanalmente, sua agenda de defesa judicial dos direitos dos consumidores, não possuindo advogados nos seus quadros. Notificada pelo órgão seccional da OAB, alega que as atividades de consultoria jurídica não seriam privativas dos advogados. Diante desse quadro, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que é atividade privativa da advocacia

a postulação nos Juizados Especiais.

a consultoria e assessoria jurídicas.

a impetração de habeas corpus.

a divulgação conjunta da advocacia com outras atividades.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas, para sua admissão em registro, em não se tratando de empresas de pequeno porte e de microempresas, consoante o Estatuto da Advocacia, devem

apresentar os dados do contador responsável.

permitir a participação de outros profissionais liberais.

conter o visto do advogado.

indicar o advogado que representará a sociedade.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

João é advogado da sociedade empresária X Ltda., atuando em diversas causas do interesse da companhia. Ocorre que o controle da sociedade foi alienado para estrangeira, que resolveu contratar novos profissionais em várias áreas, inclusive a jurídica. Por força dessa circunstância, rompeu-se a avença entre o advogado e o seu cliente. Assim, João renunciou ao mandato em todos os processos, comunicando formalmente o ato à cliente houve novo contrato com renomado escritório de advocacia, que, em todos os processos, apresentou o instrumento mandato antes do término do prazo legal à retirada do advogado anterior.


Na renúncia focalizada no enunciado, consoante o Estatuto da Advocacia, deve o advogado

afastar-se imediatamente após a substituição por outro advogado.

funcionar como parecerista no processo pela continuidade da representação.

atuar em conjunto com o advogado sucessor por quinze dias.

aguardar dez dias para verificar a atuação dos seus sucessores.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Bernardo é bacharel em Direito, mas não está inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, apesar de aprovado no Exame de Ordem. Não obstante, tem atuação na área de advocacia, realizando consultorias e assessorias jurídicas.


A partir da hipótese apresentada, nos termos do Regulamento Geral da Ordem dos Advogados do Brasil, assinale a afirmativa correta.

Tal conduta é permitida, por ter o bacharel logrado aprovação no Exame de Ordem.

Tal conduta é proibida, por ser equiparada à captação de clientela.

Tal conduta é permitida mediante autorização do Presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil.

Tal conduta é proibida, tendo em vista a ausência de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Christiana, advogada recém-formada, está em dúvida quanto ao seu futuro profissional, porque, embora possua habilidade para a advocacia privada, teme a natural instabilidade da profissão. Por força dessas circunstâncias, pretende obter um emprego ou cargo público que lhe permita o exercício concomitante da profissão que abraçou. Por força disso, necessita, diante dos requisitos usualmente exigidos, comprovar sua efetiva atividade na advocacia.


Diante desse contexto, de acordo com as normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.

O efetivo exercício da advocacia comprova-se pela atuação em um processo por ano, desde que o advogado subscreva uma peça privativa de advogado.

O efetivo exercício da advocacia exige a atuação anual mínima em cinco causas distintas, que devem ser comprovadas por cópia autenticada de atos privativos.

A atividade efetiva da advocacia, como representante judicial ou extrajudicial, cinge-se a dois atos por ano.

O advogado deve comprovar, anualmente, a atuação em atos privativos, mediante declaração do Juiz onde atue, de três atos judiciais.