A sociedade atual tem exigido um volume de informações muito maior do que em qualquer época do passado, seja para realizar tarefas corriqueiras e opções de consumo, seja para incorporar-se ao mundo do trabalho, seja para interpretar e avaliar informações científicas veiculadas pela mídia seja para interferir em decisões políticas sobre investimentos à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias e suas aplicações. (MEC/SEF, 1997) , Frente a essa sociedade, em ritmo acelerado de mudanças, a necessidade de reestruturação no ensino das Ciências tornou-se imperativo. As afirmativas abaixo, retiradas do caderno 4 dos Parâmetros Curriculares Nacionais tem relação com a tendência atual do ensino de Ciências. Marque V, se forem verdadeiras e F, se forem falsas.
I. Ao se considerar o ensino fundamental como um nível de escolarização obrigatório no Brasil, não se pode pensar no ensino de Ciências como um ensino propedêutico, voltado para uma aprendizagem efetiva em momento futuro.
II. Mas o percurso das Ciências tem rupturas e depende delas.
III. Atualmente, em meio à industrialização intensa e à urbanização absurdamente concentrada, também potenciadas pelos conhecimentos científicos e tecnológicos, conta-se com a sofisticação da medicina científica das tomografias computadorizadas e com a enorme difusão da teleinformática.
IV. Para o ensino de Ciências Naturais, é necessária a construção de uma estrutura geral da área que favoreça a aprendizagem significativa do conhecimento historicamente acumulado e a formação de uma concepção de Ciência, suas relações com a tecnologia e com a sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: