Imperialismo americano séc. XIX

Imperialismo americano séc. XIX

1st - 12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Ancient Egyptian Beliefs and Burial Practices

Ancient Egyptian Beliefs and Burial Practices

7th Grade

10 Qs

Economía antes de la independencia

Economía antes de la independencia

1st - 3rd Grade

10 Qs

Los derechos de los niños y las niñas

Los derechos de los niños y las niñas

5th Grade

10 Qs

EXAMEN DE ESPAÑOL OCTUBRE 2021

EXAMEN DE ESPAÑOL OCTUBRE 2021

3rd Grade

10 Qs

Madison's Presidency

Madison's Presidency

8th Grade

10 Qs

Pendidikan Kesihatan Tahun 5

Pendidikan Kesihatan Tahun 5

5th - 6th Grade

10 Qs

4TH-SOCIAL STUDIES

4TH-SOCIAL STUDIES

4th Grade

10 Qs

AMÉRICA

AMÉRICA

7th Grade

10 Qs

Imperialismo americano séc. XIX

Imperialismo americano séc. XIX

Assessment

Quiz

History, Education

1st - 12th Grade

Hard

Created by

JOSE FILHO

Used 4+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

“Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (…) Em tais condições a nossa diplomacia deve ser principalmente feita em Washington (...). Para mim a Doutrina Monroe (...) significa que politicamente nós nos desprendemos da Europa tão completamente e definitivamente como a lua da terra.”

(Adaptado de Joaquim Nabuco, citado por José Maria de Oliveira Silva, “Manoel Bonfim e a ideologia do imperialismo na América Latina”, em Revista de História, n. 138. São Paulo, jul. 1988, p.88.)


Sobre o contexto ao qual o político e diplomata brasileiro Joaquim Nabuco se refere, é possível afirmar que:

A Doutrina Monroe a que Nabuco se refere, estabelecida em 1823, tinha por base a ideia de “a América para os americanos”.

Joaquim Nabuco, em sua atuação como embaixador, antecipou a política imperialista americana de tornar o Brasil o “quintal” dos Estados Unidos.

Ao declarar que a América estava tão distante da Europa “como a lua da terra”, Nabuco reforçava a necessidade imediata de o Brasil romper suas relações diplomáticas com Portugal.

O pensamento americano considerava legítimas as intenções norte-americanas na América Central, bem como o apoio às ditaduras na América do Sul, desde o século XIX.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

"Fale macio e use um porrete", dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como "Big Stick", podemos afirmar:

Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico.

Era o lema dos Estados do Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de enfraquecer as forças sulistas.

Diz respeito à política norte-americana com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de regimes comunistas semelhantes ao de Cuba

Foi uma continuidade do expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram o Caribe em sua área de influência.

Foi a orientação dada pelo serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(PUC-SP) Para o reconhecimento da independência cubana, a Emenda Platt, de 1901, definindo as relações entre os Estados Unidos e Cuba, permitia:

a intervenção direta dos EUA na organização do exército cubano.

a ocupação militar da ilha de Cuba pelos americanos por quarenta anos.

a intervenção americana nos assuntos internos e o estabelecimento de bases na ilha.

a arrecadação de 1/3 das rendas da produção açucareira durante trinta anos.

a intervenção direta dos EUA na organização das alfândegas cubanas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:

abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.

inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.

arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.

desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.

recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A respeito da derrota dos confederados durante a Guerra Civil Americana, encontre a alternativa incorreta:

na fase final do conflito, o general sulista Robert E. Lee desertou do lado confederado e ajudou a União a pôr fim à guerra ao ajudar na conquista de Richmond.

os sulistas amargaram a derrota no conflito por não conseguirem apoio internacional para sua causa, principalmente dos ingleses e franceses.

as crescentes fugas de escravos sulistas durante a guerra para o norte contribuíram para intensificar a crise econômica no lado confederado.

o embargo econômico aplicado pelos nortistas sobre o Sul dos Estados Unidos colocou grande pressão sobre a economia sulista.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Durante a expansão territorial, a forma encontrada pelo governo americano para incentivar a ocupação de todo esse “vazio territorial” foi a partir da Homestead Act, que determinava:

A distribuição gratuita de territórios para todo cidadão americano, desde que ele não fosse pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A venda da terra a um preço muito baixo desde que a pessoa tivesse ao menos 21 anos e que habitasse e cultivasse a terra por, pelo menos, cinco anos.

A distribuição de terra gratuita para todos aqueles que tivessem informações que levassem à prisão de criminosos.

A distribuição de terras para os veteranos da Guerra Mexicano-Americana.

A venda da terra por preços normais com condições de pagamento facilitadas para todos que lutassem contra as nações indígenas hostis.