Imperialismo americano séc. XIX

Imperialismo americano séc. XIX

1st - 12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Fascismo & Nazismo

Fascismo & Nazismo

12th Grade

10 Qs

Abolição

Abolição

2nd Grade

10 Qs

Abolição da Escravatura

Abolição da Escravatura

6th Grade

10 Qs

1ª Cap. 7 H2 - Feud. e BIM

1ª Cap. 7 H2 - Feud. e BIM

10th Grade

11 Qs

Quiz sobre a Bandeira do Brasil

Quiz sobre a Bandeira do Brasil

11th Grade - University

10 Qs

Abolição da Escravidão no Brasil

Abolição da Escravidão no Brasil

11th Grade

10 Qs

Revolução Francesa e Era Napoleônica

Revolução Francesa e Era Napoleônica

11th Grade

10 Qs

revolução francesa

revolução francesa

9th Grade

10 Qs

Imperialismo americano séc. XIX

Imperialismo americano séc. XIX

Assessment

Quiz

History, Education

1st - 12th Grade

Hard

Created by

JOSE FILHO

Used 4+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

“Ninguém é mais do que eu partidário de uma política exterior baseada na amizade íntima com os Estados Unidos. A Doutrina Monroe impõe aos Estados Unidos uma política externa que se começa a desenhar. (…) Em tais condições a nossa diplomacia deve ser principalmente feita em Washington (...). Para mim a Doutrina Monroe (...) significa que politicamente nós nos desprendemos da Europa tão completamente e definitivamente como a lua da terra.”

(Adaptado de Joaquim Nabuco, citado por José Maria de Oliveira Silva, “Manoel Bonfim e a ideologia do imperialismo na América Latina”, em Revista de História, n. 138. São Paulo, jul. 1988, p.88.)


Sobre o contexto ao qual o político e diplomata brasileiro Joaquim Nabuco se refere, é possível afirmar que:

A Doutrina Monroe a que Nabuco se refere, estabelecida em 1823, tinha por base a ideia de “a América para os americanos”.

Joaquim Nabuco, em sua atuação como embaixador, antecipou a política imperialista americana de tornar o Brasil o “quintal” dos Estados Unidos.

Ao declarar que a América estava tão distante da Europa “como a lua da terra”, Nabuco reforçava a necessidade imediata de o Brasil romper suas relações diplomáticas com Portugal.

O pensamento americano considerava legítimas as intenções norte-americanas na América Central, bem como o apoio às ditaduras na América do Sul, desde o século XIX.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

"Fale macio e use um porrete", dizia o presidente norte-americano Theodore Roosevelt para justificar a política externa dos EUA. A respeito da política conhecida como "Big Stick", podemos afirmar:

Significou uma medida pragmática dos norte-americanos logo após a independência, buscando superar o isolamento diplomático, ao mesmo tempo que combatia o exército britânico.

Era o lema dos Estados do Norte durante a Guerra de Secessão, durante a qual os escravos foram libertados, como forma de enfraquecer as forças sulistas.

Diz respeito à política norte-americana com relação à América Latina durante a Guerra Fria, quando deu apoio político e militar a diversas ditaduras militares, visando impedir o estabelecimento de regimes comunistas semelhantes ao de Cuba

Foi uma continuidade do expansionismo interno, marcado pela Marcha para o Oeste e pela Guerra de Secessão, que implicou nas seguidas intervenções militares norte-americanas que transformaram o Caribe em sua área de influência.

Foi a orientação dada pelo serviço secreto norte-americano a seus agentes infiltrados na URSS e nos países da chamada Cortina de Ferro no Leste europeu.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(PUC-SP) Para o reconhecimento da independência cubana, a Emenda Platt, de 1901, definindo as relações entre os Estados Unidos e Cuba, permitia:

a intervenção direta dos EUA na organização do exército cubano.

a ocupação militar da ilha de Cuba pelos americanos por quarenta anos.

a intervenção americana nos assuntos internos e o estabelecimento de bases na ilha.

a arrecadação de 1/3 das rendas da produção açucareira durante trinta anos.

a intervenção direta dos EUA na organização das alfândegas cubanas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:

abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.

inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.

arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.

desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.

recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A respeito da derrota dos confederados durante a Guerra Civil Americana, encontre a alternativa incorreta:

na fase final do conflito, o general sulista Robert E. Lee desertou do lado confederado e ajudou a União a pôr fim à guerra ao ajudar na conquista de Richmond.

os sulistas amargaram a derrota no conflito por não conseguirem apoio internacional para sua causa, principalmente dos ingleses e franceses.

as crescentes fugas de escravos sulistas durante a guerra para o norte contribuíram para intensificar a crise econômica no lado confederado.

o embargo econômico aplicado pelos nortistas sobre o Sul dos Estados Unidos colocou grande pressão sobre a economia sulista.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Durante a expansão territorial, a forma encontrada pelo governo americano para incentivar a ocupação de todo esse “vazio territorial” foi a partir da Homestead Act, que determinava:

A distribuição gratuita de territórios para todo cidadão americano, desde que ele não fosse pertencente à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A venda da terra a um preço muito baixo desde que a pessoa tivesse ao menos 21 anos e que habitasse e cultivasse a terra por, pelo menos, cinco anos.

A distribuição de terra gratuita para todos aqueles que tivessem informações que levassem à prisão de criminosos.

A distribuição de terras para os veteranos da Guerra Mexicano-Americana.

A venda da terra por preços normais com condições de pagamento facilitadas para todos que lutassem contra as nações indígenas hostis.