PROCESSUAL - 1ª 04

PROCESSUAL - 1ª 04

10th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

All about UV

All about UV

7th - 11th Grade

11 Qs

Devşirme sistemi

Devşirme sistemi

10th Grade

10 Qs

Bài kiểm tra lý thuyết thể dục lớp 12

Bài kiểm tra lý thuyết thể dục lớp 12

10th Grade

10 Qs

Corriente Libertadora del Sur

Corriente Libertadora del Sur

10th Grade

10 Qs

Quizz da Independência

Quizz da Independência

1st - 12th Grade

14 Qs

Repaso Semestral Primero

Repaso Semestral Primero

9th - 12th Grade

10 Qs

Palestrina

Palestrina

1st - 12th Grade

11 Qs

COLD WAR INTRO

COLD WAR INTRO

10th Grade

10 Qs

PROCESSUAL - 1ª 04

PROCESSUAL - 1ª 04

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Practice Problem

Medium

Created by

Joice Brignoli

Used 1+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A produção de açúcar, no Brasil colonial:

possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.

praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.

consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.

desde o início garantiu o enriquecimento da região Sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A organização da agromanufatura açucareira no Brasil Colônia está ligada ao sentido geral da colonização portuguesa, cuja dinâmica estava baseada na

pesada carga de taxas e impostos sobre o trabalho livre, com o objetivo de isentar de tributos o trabalho escravo.

unidade produtiva voltada para a mobilidade mercantil interna, ampliada pelo desenvolvimento de atividades artesanais, industriais e comerciais.

estrutura de produção, que objetivava a urbanização e a criação de maior espaço para os homens livres da colônia.

propriedade latifundiária escravista, para atender aos interesses da Metrópole Portuguesa de garantir a produção de açúcar em larga escala para o comércio externo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

As afirmativas abaixo identificam corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à exceção de:

Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais preciosos.

Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.

Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.

rganizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Entre as consequências ocorridas no Brasil Colônia durante a União Ibérica (1580 - 1640), destacam-se

A introdução do tráfico negreiro, a invasão dos holandeses no Nordeste e o início da produção de tabaco no recôncavo Baiano.

O fim do Tratado de Tordesilhas que dividia o Brasil entre Portugal e Espanha. Com a União Ibérica, esta separação se mostrava irrelevante.

A expansão da economia açucareira no Nordeste, o estreitamento das relações com a Inglaterra e a expulsão dos jesuítas.

A incorporação do Extremo-Sul, o início da exploração do ouro em Minas Gerais e a reordenação administrativa do território.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

“Por muito tempo, alegou-se a falta de estudos sobre a África,

devido à ausência de uma literatura escrita em português, o que em

parte é verdade, pois a maioria dos escritos africanos provém do árabe e francês. Mas também é verdadeiro que a falta de tradução desses escritos é ocasionada devido ao pouco interesse do tema por parte da intelectualidade brasileira” Fonte: ASSUMPÇÃO, JE. África: uma história a ser reescrita. In: MACEDO, JR., org. Desvendando a história da África [online]. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

O trecho acima revela uma realidade encontrada por vários pesquisadores, professores e estudantes que se predispõe à estudar a História da África: a falta de fontes históricas produzidas pelos africanos. Sobre a História da África suas fontes e o silenciamento, é correto afirmar:

A História oficial, escrita e influenciada pela historiografia europeia, silenciou a população africana através do apagamento das fontes históricas produzidas por estes sujeitos históricos, a fim de prevalecer uma narrativa branda e suavizada do processo de escravidão no Brasil

A população africana sofreu um forte processo de silenciamento histórico para que sobressaísse a narrativa europeia sobre a História da África e da escravidão no Brasil. A palavra escravizado foi instituído pelos europeus, naturalizando o processo de escravidão.

A História da África está condicionada ao olhar do profissional que realiza a pesquisa. Do ponto de vista histórico, as produções contemplam as várias versões e visões históricas, onde podemos contar com uma ampla noção da população africana antes do século XV.

As realizações históricas e os agentes históricos de uma determinada sociedade deveriam ser aqueles que realizaram feitos heroicos ou grandiosos e, por isso, ficaram na memória oficial e constam nos livros didáticos.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Black Is King: Álbum visual de Beyoncé é uma lição decolonial sobre as diferentes Áfricas: 'Dá espaço para culturas fora da compreensão dominante'.

Black is King foi gravado em diversos países, como Nigéria, Gana, Inglaterra e África do Sul, e propõe uma reflexão sobre os antepassados e sobre a representação preta. A obra mostra a beleza dos corpos pretos e dá uma lição de representatividade. Além disso, ela apresenta, com profundidade, como as trajetórias negras não começaram com a escravidão, e sim nas riquezas e reinos da África. Em Black is King, há referências aos rituais de povos africanos, como o Zulu e Ewe, às obras e autores negros e às divindades das culturas e religiões de matriz africana. Em momentos, Beyoncé se faz Mãe África, Exú, Oxum e a deusa da fertilidade Hator.


Fonte: https://rollingstone.uol.com.br/noticia/black-king-album-visual-de-beyonce-e-uma-licao-decolonial-sobre-diferentes-africas-da-espaco-para-culturas-fora-da-compreensao-dominante/

Entre as várias atuações da artista no referido álbum, a interpretação das rainhas africanas ganha destaque. Sobre a História política da África, é possível afirmar:

O álbum da cantora Beyonce faz uma crítica a falta de rainhas africanas, visto que a História da África é permeada exclusivamente por reis e imperadores, excluindo a mulher deste processo.

Entre as rainhas africanas, uma das mais conhecidas foi a rainha Ginga, do reino Congo, que liderou uma forte resistência ao domínio colonial português.

A rainha do reino Axanti, conhecida como Yaa Asantewa, liderou o exército Axanti contra a dominação britânica na África, tendo êxito ao expulsar definitivamente os ingleses do seu reino.

As rainhas africanas sobressairam-se em alguns feitos políticos, como a rainha de Madagascar, Ranavalona, que juntou-se aos missionários católicos no processo de conversão religiosa do povo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A contribuição da escritora Chimamanda Ngozi Addiche no vídeo intitulado “Os perigos da História única” abre um leque de novas perspectivas sobre como pensar e estudar a África, assim como desmistificar um vasto número de histórias únicas que compõe a história da humanidade. Sobre a narrativa do vídeo e as contribuições históricas do vídeo Sankofa: A África que te habita, responda:

É notório o olhar atento dos pesquisadores sobre o que existe para além da história oficial sobre a África e as relações culturais com o Brasil. A busca por elementos culturais africanos que contribuem para formação do Brasil faz parte deste processo.

É necessário analisar a história a partir de uma visão ampla, possibilitando dar voz a personagens até então esquecidos. No vídeo Sankofa, o diretor busca a história dos principais navegadores europeus responsáveis pela colonização.

É perceptível a tentativa dos vídeos citados em criar uma nova história e percepção sobre a África e a participação dos africanos na História do Brasil, mostrando a importância em nos atentarmos para unicamente para fontes históricas oficiais.

É de suma importância atentarmos para a História contada a partir de perspectivas diferentes, porém, os povos de origem africana pouco contribuem para a reescrita da História, visto que não há documentação sobre eles.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?