Revisão da Prova

Revisão da Prova

3rd - 5th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Império Bizantino

Império Bizantino

1st - 10th Grade

10 Qs

Cuestionario para 3 y 6

Cuestionario para 3 y 6

1st - 5th Grade

7 Qs

Reforma Religiosa Quiz

Reforma Religiosa Quiz

4th Grade

9 Qs

Quiz sobre a Reforma Protestante

Quiz sobre a Reforma Protestante

5th Grade

11 Qs

REFORMA PROTESTANTE

REFORMA PROTESTANTE

3rd Grade

10 Qs

Reforma y Contrarreforma Católica

Reforma y Contrarreforma Católica

3rd Grade

10 Qs

Quizizz São Martinho

Quizizz São Martinho

4th Grade - University

8 Qs

EXAMEN FINAL DE HISTORIA UNIVERSAL 2DO - 3ERO

EXAMEN FINAL DE HISTORIA UNIVERSAL 2DO - 3ERO

2nd - 3rd Grade

10 Qs

Revisão da Prova

Revisão da Prova

Assessment

Quiz

History

3rd - 5th Grade

Hard

Created by

Gabriel Faggioni

Used 7+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Da Alemanha, o protestantismo espalhou-se para outros países com a ajuda de importantes reformadores, entre eles João Calvino, teólogo francês. Considerando tal informação, assinale a alternativa que apresenta a sua ideia de predestinação absoluta.

Predestinação absoluta foi a venda parcial ou total da remissão dos pecados, muito valorizada por João Calvino.

Na França, o movimento de predestinação absoluta defendia a salvação pela compra de indulgências e de relíquias sagradas.

João Calvino acreditava na predestinação absoluta, ou seja, que as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino. Para ele, alguns são predestinados por Deus à vida eterna, e outros, à morte eterna.

Na Alemanha, a predestinação absoluta foi proibida pelo batismo e a eucaristia, os únicos sacramentos defendidos pelo papa.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Martinho Lutero na Alemanha, e João Calvino na França, líderes da reforma protestante defendiam ideias em comum, mas também divergiam em alguns aspectos. Sobre as ideias de Lutero e Calvino, assinale a alternativa que expressa suas semelhanças e divergências:

Martinho Lutero e João Calvino refutavam o culto às imagens e admitiam apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia. No entanto, Lutero defendia a salvação pela fé e Calvino acreditava na predestinação absoluta, isto é, as pessoas nada podiam fazer para mudar seu destino a de vida ou a morte eterna.

Martinho Lutero e João Calvino defendiam a predestinação absoluta, isto é, a salvação pela leitura da bíblia e dos dois sacramentos, o batismo e a eucaristia.

João Calvino defendia o culto às imagens de santos, enquanto Lutero defendia apenas a predestinação absoluta.

João Calvino ficou conhecido na Inglaterra, quando fundou a Igreja Anglicana, em homenagem ao rei Henrique VIII.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Martinho Lutero nasceu em 1483, na cidade alemã de Eisleben. Foi um teólogo e monge interessado nos estudos da Bíblia. Fundou uma Igreja e uma nova doutrina. Considerando tal informação, assinale a alternativa que apresenta a doutrina de Martinho Lutero.

A doutrina luterana defendia que a fé salva uma pessoa, não as suas boas ações; todo cristão é capaz de interpretar a Bíblia; a Bíblia é a única fonte da verdade; os únicos sacramentos são o batismo e a eucaristia; o culto aos santos e imagens não tem fundamento; qualquer membro da igreja pode se casar.

Martinho Lutero fundou uma nova igreja em que os cultos às imagens e santos da igreja católica tinham lugar privilegiado, sobretudo São Pedro, primeiro papa da Igreja Católica.

O luteranismo consistiu em um movimento religioso que fortaleceu a Igreja Católica e os sete sacramentos.

Advogado, Martinho Lutero foi um grande defensor da venda de indulgências e relíquias sagradas, fonte de importante renda para a Igreja Católica.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

As ideias de Martinho Lutero conseguiram apoio entre príncipes e camponeses alemães. Para tanto, uma inovação no século XVI foi fundamental para a popularização das suas ideias. Assinale a alternativa correta acerca dessa invenção:

O avanço do luteranismo na Alemanha contou com a proibição de publicação das suas ideias em material impresso.

A proibição da impressão da Bíblia favoreceu as ideias de Martinho Lutero, principalmente entre os camponeses e letrados.

Os príncipes alemães não apoiaram Martinho Lutero em suas ideias, visto que pretendiam fortalecer o poder do papa.

No século XVI, os efeitos provocados pela imprensa de Gutenberg popularizaram os panfletos críticos de Martinho Lutero, atingindo a população letrada da Alemanha, justamente em virtude da circulação de teses e panfletos impressos.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Na sociedade medieval a Igreja Católica possuía um grande poder, interferindo na vida cotidiana, religiosa, política e intelectual da sociedade europeia. Porém, a Reforma Protestante questionou esse poder. Considerando tal informação, assinale a alternativa que caracteriza o movimento da Reforma Protestante.

A Reforma Protestante fortaleceu o poder religioso e político da Igreja Católica, principalmente as interferências políticas do papa.

A Reforma foi um movimento protestante, no qual contestou severamente a estrutura, os dogmas e os abusos de poder político e religioso das autoridades religiosas da Igreja Católica, durante o século XVI.

A Reforma Portestante consistiu em um movimento artístico de apoio ao poder político religioso e político do papa, que assumia as funções de rei.

A Reforma Protestante foi um movimento de expulsão dos árabes da península ibérica, com o objetivo de fortalecer e preservar o poder do papa na Europa.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A Reforma foi um movimento que contestou os dogmas e os abusos de poder religioso e político da Igreja Católica, durante o século XVI. Entre os motivos políticos e religiosos que impulsionaram esse movimento podemos assinalar:

A Reforma Protestante foi impulsionada pelo grande poder dos reis e rainhas, que interferiam na vida religiosa e desafiavam os dogmas da Igreja Católica.

Na Idade Média, a Reforma Protestante defendia a venda de indulgências, isto é, a remissão total ou parcial dos pecados.

Entre os motivos políticos e religiosos que impulsionaram a Reforma Protestante, destacam-se o poder do papa, o despreparo do clero e a venda de indulgências e relíquias religiosas.

A Reforma Protestante foi influenciada pelas ideias de Wycliff, que defendia o acúmulo de riquezas por parte dos bispos e papas.