Direito do Trabalho I

Direito do Trabalho I

1st - 5th Grade

60 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Los climas de España

Los climas de España

5th Grade

58 Qs

EL AGUA. ECOPROYECTO 4º PRIMARIA

EL AGUA. ECOPROYECTO 4º PRIMARIA

4th Grade

55 Qs

Tiempo y clima

Tiempo y clima

5th Grade

64 Qs

pasapalabra

pasapalabra

1st Grade

60 Qs

Representación de la Tierra

Representación de la Tierra

4th - 6th Grade

58 Qs

NNAJ MULTIPLICADORES GMD 2021

NNAJ MULTIPLICADORES GMD 2021

4th Grade - University

57 Qs

Mob demografica

Mob demografica

1st Grade

65 Qs

2-loc_Rel-VA

2-loc_Rel-VA

1st Grade

57 Qs

Direito do Trabalho I

Direito do Trabalho I

Assessment

Quiz

Social Studies

1st - 5th Grade

Hard

Created by

Martin Pino

Used 4+ times

FREE Resource

60 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A Emenda Constitucional (EC). nº 45 ampliou significativamente a competência da Justiça do Trabalho. O inciso VI do artigo 114 da CF, com a redação dada pela citada emenda, atribui à Justiça do Trabalho competência para processar e julgar as ações de indenização por dano moral ou patrimonial decorrentes da relação de trabalho. É correto, portanto, asseverar que:

a) relação de trabalho e de emprego são termos sinônimos;

b) relação de trabalho é termo mais restrito do que relação de emprego;

c) relação de emprego é termo mais restrito do que relação de trabalho;

d) relação de emprego é gênero, do qual é espécie a relação de trabalho.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

2. Compete à Justiça do Trabalho processar e julgar, exceto:

a) Ações relacionadas ao cadastramento no PIS.

b) Ação possessória ajuizada em decorrência do exercício do direito de greve.

c) Abusividade do direito de greve de servidores públicos celetistas das autarquias e fundações públicas.

d) Abusividade do direito de greve de servidores públicos celetistas das sociedades de economia mista e de empresa pública.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

3. Zeus é estivador inscrito e atuando como trabalhador avulso no Porto do Rio de Janeiro. Há alguns meses ele não tem concordado com os repasses que estão sendo efetuados pelos trabalhos realizados, entendendo ser credor de diferenças. Consultou um Advogado para ajuizar ação em face do Órgão Gestor de Mão de Obra e o operador portuário, demanda esta que deverá ser proposta perante a

a) Justiça Comum Estadual, porque o trabalhador avulso é considerado autônomo sem vínculo de emprego com o órgão de mão de obra.

b) Justiça do Trabalho, ainda que o pedido seja somente de diferenças de repasses.

c) Justiça do Trabalho, desde que formule pedido principal de reconhecimento de vínculo de emprego e, acessoriamente de diferenças de repasses.

d) Justiça Federal, porque a matéria portuária é de segurança do Estado Federativo e, portanto, de ordem nacional.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

4. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes de Brasília e demais cidades-satélite do Distrito Federal resolve interpor dissídio coletivo de greve, sendo que a competência para conhecê-lo será

a) da Vara do Trabalho situada na área do dissídio coletivo.

b) da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho.

c) do Ministério Público do Trabalho, junto à Procuradoria Geral do Trabalho.

e) do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Distrito Federal, com sede em Brasília.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

5. Os normativos constitucionais NÃO atribuem competência material à Justiça do Trabalho para processar e julgar

a) as ações relativas às penalidades administrativas impostas aos empregadores pelos órgãos de fiscalização das relações de trabalho.

b) o dissídio coletivo ajuizado pelo Ministério Público do Trabalho no caso de greve em atividade essencial, com possibilidade de lesão do interesse público.

c) as ações que apuram os crimes contra a organização do trabalho e envolvendo retenção dolosa de salários e contribuições previdenciárias.

d) as ações oriundas da relação de trabalho, abrangidos os entes de direito público externo e da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

6. No campo da indisponibilidade de direitos a renúncia e a transação são atos jurídicos que não se confundem, embora os limites que lhe são impostos evidenciam o caráter protetor do Direito do Trabalho. Nesta seara, analisando os casos propostos a renúncia NÃO será considerada válida:

a) lsis, imediatamente após retornar de afastamento médico decorrente de acidente do trabalho sofrido, com a cessação do benefício previdenciário, pede espontaneamente sua demissão e, perante o sindicato que a representa, assina documento renunciando à estabilidade no emprego de que era detentora.

b) Hércules, advogado trabalhista experiente, é contratado para trabalhar em caráter intuitu personae, de forma subordinada e não eventual no departamento jurídico da empresa Ajax Minérios S/A, recebendo remuneração mensal fixa, mas se recusa a ser registrado como empregado, afirmando que tem conhecimento suficiente para exercer sua autonomia de vontade, escolhendo o regime jurídico de sua contratação.

c) Não havendo previsão contratual ou legal expressa, a opção de Thor, funcionário público, pelo regime trabalhista implica a renúncia dos direitos inerentes ao regime estatutário.

d) Ulysses, presidente do sindicato profissional com base territorial em Santos, solicita ao empregador transferência para Manaus, que está fora da base territorial, situação esta que corresponde a uma renúncia tácita à estabilidade do qual era detentor.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

7. Em relação ao dano moral e material, observe as proposições abaixo e responda a alternativa que contenha proposituras corretas:

I. A responsabilidade por dano prevista no Código Civil aplica-se em matéria trabalhista, com apuração da responsabilidade contratual e extracontratual.

II. Responsabilidade subjetiva é a apurada conforme fatores específicos de atribuição, em função dos quais, quem provocou o dano deverá ser responsável por ele, ainda que não haja atuado dolosa ou culposamente.

III. O dano material compreende o dano emergente e o lucro cessante, constituído de vantagens que a vítima deixou de auferir durante certo período em virtude do dano.

IV. Não são cumuláveis as indenizações por dano material e por dano moral oriundos do mesmo fato.

V. Conforme entendimento sumular a Justiça do Trabalho é competente para dirimir controvérsias referentes à indenização por dano moral, quando decorrente da relação do trabalho.

Está correta a alternativa:

a) I, III e V.

b) II, III e IV.

c) I, IV e V.

d) II, IV e V.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?