Alfa Beta Ação BNCC

Alfa Beta Ação BNCC

University

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

lei 10.639/03

lei 10.639/03

University

7 Qs

Uniasselvi - Políticas Educacionais - Unidade 2

Uniasselvi - Políticas Educacionais - Unidade 2

University

10 Qs

Jogo de Múltipla Escolha – Referencial Curricular do Paraná

Jogo de Múltipla Escolha – Referencial Curricular do Paraná

2nd Grade - University

10 Qs

Quiz

Quiz

University

7 Qs

Quiz da Educação

Quiz da Educação

University

10 Qs

Pedagogia

Pedagogia

University

10 Qs

Show do milhão

Show do milhão

University

11 Qs

LDB 22 ao 28

LDB 22 ao 28

University

11 Qs

Alfa Beta Ação BNCC

Alfa Beta Ação BNCC

Assessment

Quiz

Education

University

Hard

Created by

Fabíola Balzan

Used 3+ times

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

2) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo, referência nacional para a formulação dos currículos, apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Essas aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. Tais decisões irão adequar as proposições da BNCC à realidade das instituições escolares. (BRASIL, MEC, 2017).

Avalie se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre as concepções de currículo como norteadoras de ação efetiva na adequação das proposições da BNCC.

( ) O entendimento do currículo como uma invenção pedagógica dá autonomia aos membros das instituições escolares para definirem suas ações, sua qualidade e alcance, sem referências a outros parâmetros curriculares.

( ) A compreensão dos diversos modelos curriculares da contemporaneidade nos oferece possibilidades de implantação pedagógica e formacional e nos leva a evitar que possamos tomá-los como modelos que se bastam em si.

( ) A percepção do currículo enquanto conhecimento escolhido como formativo possibilita um empoderamento; passa a ter um poder considerável, porquanto o conhecimento define como devemos ver o mundo, a sociedade e a nós mesmos.

( ) O entendimento do currículo como concepção, organização, implementação e avaliação de conhecimentos eleitos como formativos em uma realidade marcada pela complexidade que busca modelos curriculares pautados na perspectiva monodisciplinar.

( ) A concepção de currículo como prática, pois introduz elementos e problemas significativos a partir dos quais se faz necessário refletir: o currículo indica caminhos, travessias e chegadas, que são constantemente realimentados e reorientados pela ação dos atores/autores da cena curricular.

 

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

(V); (F); (F); (V); (F).

(F); (F); (V): (V); (F).

(F): (V); (V); (F); (V).

(V); (V); (F); (F); (V).

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

3) O artigo 26 da Lei nº 9.394/96, LDB em vigor, afirma que os currículos da educação infantil devem contemplar a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Em dezembro de 2017, o Conselho Nacional de Educação a aprovou. Sobre esse tema, é correto afirmar que a BNCC é um documento de caráter:

A) Reflexivo, que define o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos

B) Normativo, que define o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos

C) Opcional, que defende o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos

D) Sugestivo, que defende o conjunto normativo orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

4) Em uma reunião pedagógica, um pedagogo respondeu a algumas perguntas formuladas por professores que desconheciam a natureza e o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nos itens a seguir, estão presentes algumas dessas questões.

 

I A BNCC aplica-se à educação escolar e à não escolar, tal como as define a LDB, Lei nº 9.394/1996?

II Esse documento adota o conceito de competência para se referir ao que é básico e comum para nortear os currículos nas escolas?

III Esse documento substitui o Parecer nº 7, de 7 de abril de 2010, relativo a Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica?

IV A BNCC estabelece as aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica?

As perguntas que devem ser respondidas pelo pedagogo de forma afirmativa estão nos itens

A) II e III.

B)   I e III.

C) A)   I e IV

D) II e IV

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

5) A terceira versão da Base Nacional Comum Curricular tem seu texto voltado para o ensino infantil e fundamental e nele se destacam alguns pontos, um dos objetivos no novo texto refere-se ao prazo máximo para a alfabetização do aluno e fica determinado que o mesmo tenha concluído o processo de letramento no:

A) Final do primeiro ano do fundamental; no texto anterior era determinado que fosse ao final do quarto ano do fundamental.

B) No final do segundo ano do fundamental; a segunda versão do texto defendia que o processo fosse concluído no final do terceiro ano.

C) No final do terceiro ano do fundamental, defendendo a tese de não ocorrer erros na precocidade que era defendida pelo texto anterior ao definir o final do segundo ano como objetivo.

D) Final do segundo ano do fundamental, já definido dessa maneira pelo texto anterior, mas que agora não haveria mais a prorrogação para o final do terceiro ano, caso assim a situação do aluno demandasse.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

6) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) relata sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental, sendo as duas etapas da Educação Básica, que requer muita atenção, para que haja equilíbrio entre as mudanças introduzidas. Diante dessas afirmações, pode-se garantir que: 

A) Haja integração e continuidade dos processos de aprendizagens das crianças. 

B) Haja alfabetização e continuidade dos processos de socialização das crianças. 

C) Haja integração e continuidade dos processos lúdicos das crianças. 

D) Haja socialização e continuidade dos processos psicológicos das crianças. 

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

7) Veja algumas competências específicas de linguagem para o ensino fundamental que estão na BNCC: 

1) Compreender as linguagens como construção humana, histórica, social e cultural, de natureza dinâmica, reconhecendo-as e valorizando-as como formas de significação da realidade e expressão de subjetividades e identidades sociais e culturais. 

2) Conhecer e explorar diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e linguísticas) em diferentes campos da atividade humana para continuar aprendendo, ampliar suas possibilidades de participação na vida social e colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.  3) Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação.  4) Utilizar diferentes linguagens para defender pontos de vista que respeitem o outro e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, atuando criticamente frente a questões do mundo contemporâneo.

Pode-se afirmar que as competências específicas de linguagem para o ensino fundamental estão corretas nas opções: 

A) 1 e 3 

B) 1 e 2

C) 2, 3 e 4 

D) 1, 2, 3 e 4 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

1 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com a publicação disponível no portal do MEC, é:

Um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de diretrizes essenciais para infância e adolescência que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Fundamental, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

Um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de diretrizes essenciais para infância e adolescência que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Fundamental, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Conselho Nacional de Educação (CNE).