Revisão/Sociologia

Revisão/Sociologia

University

13 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

metodologia-wykład powtózenie

metodologia-wykład powtózenie

University

14 Qs

IOCL Azaadi ka Amrit Mahotsav Quiz Prelims

IOCL Azaadi ka Amrit Mahotsav Quiz Prelims

KG - Professional Development

15 Qs

Metodología Cualitativa

Metodología Cualitativa

University

15 Qs

Civil Parte Geral

Civil Parte Geral

University

15 Qs

Formative AssesSment, 2 BGU: Citizenship Education

Formative AssesSment, 2 BGU: Citizenship Education

1st Grade - Professional Development

10 Qs

Repaso Introducción Política Social

Repaso Introducción Política Social

University

10 Qs

EXAMEN DIAGNOSTICO DE FUNDAMENTOS DE INVESTIGACION

EXAMEN DIAGNOSTICO DE FUNDAMENTOS DE INVESTIGACION

University

11 Qs

Iqtisodiy Diplomatiya

Iqtisodiy Diplomatiya

University

12 Qs

Revisão/Sociologia

Revisão/Sociologia

Assessment

Quiz

Social Studies

University

Practice Problem

Medium

Created by

lia gomes

Used 3+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

13 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

A violência simbólica é um dos tipos de violência existente em nossas relações sociais, e a “a violência simbólica torna, na maioria das vezes, o inaceitável em aceitável, em convencional” (SOUZA, 2008, p.14). Desse modo, a característica pertinente da violência simbólica é que:

A) Essa violência tem sua característica centrada nas formas de atingir o corpo físico.

B) Essa violência está em todos os lugares e se reveste em seu caráter não – físico.

C) Essa violência não tem nenhuma consequência grave para a vida das pessoas.

D) Essa violência tem sua dimensão voltada apenas para o coletivo, o indivíduo singular não pode ser atingido.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Michel Foucault, faz uma análise sobre poder e biopolítica que estabelece um bom diálogo com o tema da violência. A partir das perspectivas teóricas elaboradas por Foucault sobre o princípio de construção das relações de poder cotidianas, podemos dizer que:

A) Para Michel Foucault, as relações de poder são construções sociais que se constituem no desenvolvimento das próprias relações sociais e que não se limitam a política estatal.

B) Para Michel Foucault é importante levar em consideração primeiro as formas como o Estado, enquanto poder político, forma as relações de poder que repercutem socialmente.

C) Para Michel Foucault, o poder político que se constitui por vias do Estado, só existe se a pressão social não for exercida.

D) Para Michel Foucault o poder se torna uma violência quando as pessoas em suas relações sociais estabelecem condições para uma maior participação do Estado sobre suas vidas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Pode-se, grosso modo, reconstituir três etapas na formação da medicina social: medicina de Estado, medicina urbana e, finalmente, medicina da força de trabalho. Desse modo, onde e em que século a medicina de Estado se desenvolve?

A) A medicina de Estado se forma na França do século XX.

A) A medicina de Estado se forma na Inglaterra do século XIX.

A) A medicina de Estado se forma na Alemanha do século XVIII.

A) A medicina de Estado ocorre concomitantemente na França e Alemanha do século XIX.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Na França temos um segundo modelo de medicina social que diferente da Alemanha, parte do princípio da urbanização (FOUCAULT, 2014). Dessa forma, seria INCORRETO dizer que:

A) Na França buscou-se organizar o espaço urbano com vistas a alcançar uma melhor condição de vida e de saúde.

A) Na França dois fatores foram essenciais para a organização da cidade, que em contrapartida teria uma repercussão na medicina social, que são os fatores econômicos e políticos.

A) Na França, o medo foi um dos fatores relevantes para dar impulso a organização da cidade, tendo em vista a não proliferação de epidemias urbanas.

A) O processo de intervenção sobre o espaço urbano era quase nulo ou inexistente, ou seja, não existia nenhum controle sobre a cidade, apenas o medo, o que desfavoreceu o desenvolvimento da medicina urbana.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Algumas perspectivas são construídas sobre a formação da medicina social no século XVIII. Entre elas, a ideia de que “com o capitalismo não se deu a passagem de uma medicina coletiva para uma medicina privada, mas justamente o contrário (FOUCAULT, 2014, p. 80). Desta maneira, o que faz Foucault analisar por essa via é que:

A)    O século XVIII foi um marco importante para a formação da medicina social, que se reestruturou a partir de diferentes contextos. Todavia, a ênfase foi sobre o corpo, esse corpo inserido em uma realidade social e política.

A)    Deu-se nesse período uma ênfase muito grande sobre o processo de introdução da indústria, o que consequentemente ocasionou uma alteração na própria estrutura do hospital que passou a ser mais organizado.

A)    No século XVIII, acometido por grandes mudanças no processo de trabalho, a medicina social passa por uma reestruturação, contudo, os aspectos centrais estariam em torno da ênfase sobre a individualidade independente dos contextos estruturais.

A)    A medicina social no século XVIII se constitui a partir de um discurso bastante singular sobre a perspectiva dos interesses particulares do médico em relação ao doente.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Considerando que existe uma vasta quantidade de abordagens sobre o tema violência, e que é necessário pensar em como se organiza o pensamento sobre essa problemática, seria correto dizer que a violência social e econômica ocorre quando:

A) A população está completamente acomodada diante da realidade e, portanto, assume a responsabilidade dos seus atos, e como consequência acabam não participando da distribuição dos recursos.

A) A população não possui nenhuma responsabilidade sobre o processo de violência social e econômica, porque a culpa é totalmente do Estado enquanto provedor de recursos.

A) A população sofre esse tipo de violência de forma coletiva, quando as pessoas são colocadas a margem dos benefícios sociais e não partilham de forma igual de tudo aquilo que é produzido através do trabalho.

A) Nenhuma das alternativas acima, respondem de maneira clara como a violência social e econômica ocorre de fato, porque ambas as questões possuem lacunas teóricas.

7.

OPEN ENDED QUESTION

10 mins • 1 pt

Quais são os tipos de violência e quais as consequências de um uso ampliado do conceito de violência, como proposto pelas Ciências Sociais?

Evaluate responses using AI:

OFF

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?