Indústria Cultural 1

Indústria Cultural 1

9th - 12th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Movimentos Sociais

Movimentos Sociais

9th Grade

10 Qs

Retórica e Ética

Retórica e Ética

11th Grade

10 Qs

Revisão Ac1 4ª etapa - Filosofia 2º ano

Revisão Ac1 4ª etapa - Filosofia 2º ano

11th Grade

11 Qs

Racismo

Racismo

12th Grade

10 Qs

ESCOLA DE FUNKFURT

ESCOLA DE FUNKFURT

12th Grade

10 Qs

Quiz sobre a Revolução Industrial

Quiz sobre a Revolução Industrial

1st Grade - University

10 Qs

3 ANO NIVELAMENTO 2 BIMESTRE FILOSOFIA

3 ANO NIVELAMENTO 2 BIMESTRE FILOSOFIA

12th Grade

10 Qs

Platão

Platão

10th Grade

10 Qs

Indústria Cultural 1

Indústria Cultural 1

Assessment

Quiz

Philosophy

9th - 12th Grade

Hard

Created by

TALITA CATINI

Used 5+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(H110387F5) Leia o texto abaixo.

[...] O consumismo é característico das sociedades modernas capitalistas e da expansão da globalização. Ele está inserido na denominada: “Sociedade do Consumo”, onde ocorre o consumo massivo e desenfreado de bens e serviços que visa, sobretudo, o lucro das empresas e o desenvolvimento econômico. Essa postura consumista surgiu a partir da Revolução Industrial no século XVIII, de forma que os processos industriais possibilitaram o aumento da produção e, consequentemente, do consumo de produtos. [...] O consumo excessivo leva ao acúmulo de objetos e ao excesso de lixo. Isso ocorre porque os processos de consumismo estimulam cada vez mais os consumidores a consumirem novamente. [...] DIANA, Daniela. O que é Consumismo?. Toda Matéria, s.d. Disponível em: <https://bit.ly/3suhyYy>. Acesso em: 7 fev. 2022. Fragmento.

De acordo com esse texto, o consumismo está relacionado aos

conflitos étnicos existentes nas sociedades contemporâneas.

críticos do modo de produção capitalista no mundo contemporâneo.

estudos para melhorar a distribuição de renda entre as sociedades contemporâneas.

impactos ambientais nas sociedades contemporâneas.

meios para garantir regimes políticos democráticos no mundo contemporâneo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Fuvest - 2022 - Por mais bem informado que você possa ser, não dá para baixar a guarda. Mas por que as notícias falsas – mesmo aquelas mais improváveis – parecem tão convincentes para tantas pessoas? Van Bavel, professor de psicologia e ciência neural da Universidade de Nova York, se especializou em entender como as crenças políticas e identidades de grupo influenciam a mente, e descobriu que a identificação com posições políticas pode interferir em como o cérebro processa as informações. Tendemos a rejeitar fatos que ameaçam nosso senso de identidade e sempre buscar informações que confirmem nossas próprias crenças, seja por meio de memórias seletivas, leituras de fontes que estão do nosso lado ou mesmo interpretando os fatos de determinada maneira. Isso tudo está relacionado a não querermos ter nossas ideias, gostos, identidade questionados, e por isso temos dificuldade em aceitar o que contradiz aquilo em que acreditamos. Ana Prado. “A ciência explica por que caímos em fake news”. Superinteressante. 15/06/2018. Adaptado. De acordo com o texto, 

as pessoas bem informadas estão protegidas de polêmicas, uma vez que o modo como processam os fatos tornam suas opiniões mais convincentes. 

o posicionamento político garante a disseminação de notícias verdadeiras e resulta de crenças já estabelecidas socialmente. 

a rejeição a questionamentos impede que se admitam pontos de vista antagônicos, em razão da tendência de se confirmar crenças pessoais. 

as memórias seletivas auxiliam na rejeição de fatos contrários à realidade, já que conduzem à interpretação das reportagens de modo imparcial. 

os fatos hostis normalmente são preteridos por grande parte da sociedade, embora sejam utilizados como identificador cultural.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(UFUB) Quanto ao conceito de indústria cultural, é correto afirmar que:

 

I – A indústria cultural produz bens culturais como mercadorias. 

II – O objetivo da indústria cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos. 

III – A indústria cultural cria a ilusão de felicidade no presente e elimina a dimensão crítica. 

IV – A indústria cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive. 

Assinale a alternativa correta: 

II, III e IV estão corretas. 

I, II e III estão corretas. 

 I, III e IV estão corretas. 

 I, II e IV estão corretas. 

 II e III estão corretas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(H110389F5) Leia o texto abaixo.

O que é Indústria Cultural?

[...] O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista. Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes. Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante. [...]

SILVA, Gabriele. O que é Indústria Cultura? Educa Mais Brasil, 2020. Disponível em: <https://bityli.com/sbCPK>.

Acesso em: 07 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Com base nesse texto, a expansão da indústria cultural na sociedade contemporânea se relaciona

à queda no uso de tecnologias.

à valorização de distintas tradições.

à variedade de produtos.

ao abandono das práticas agrícolas.

ao estímulo ao consumismo.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças — o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão. GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.

O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque

codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.

adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.

interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.

 observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.

apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

A partir da charge que ilustra o fenômeno da cultura de massa, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Cultura de massa é o conjunto das práticas e dos valores compartilhados por vastos segmentos das sociedades ocidentais modernas e cujos conteúdos são transmitidos principalmente pelos meios de comunicação de massa.

( ) A cultura de massa é própria da era industrial e foi possibilitada pelas técnicas de reprodutibilidade de imagens e sons aplicadas ao tempo livre e à informação.

( ) A cultura de massa está relacionada à sociedade de consumo e à existência de uma indústria que produz cultura enquanto mercadoria, em grande escala, fabricando-a segundo exigências econômicas.

As afirmativas são, respectivamente,  

 V, F e F.

 

V, V e F. 

V, F e V. 

 F, V e V.

 

V, V e V.