
Determinismo x Libertarismo

Quiz
•
Philosophy
•
9th - 12th Grade
•
Medium
TALITA CATINI
Used 3+ times
FREE Resource
9 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
2 mins • 5 pts
(ENEM)
Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulando pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia. [Disponível em: http://www.culturabrasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado)].
No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é:
“Nasci para satisfazer a grande necessidade que eu tinha de mim mesmo.” Jeal Paul Sartre
“Ter fé é assinar uma folha em branco e deixar que Deus nela escreva o que quiser.” Santo Agostinho.
“Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.” Arthur Schopenhauer
“Não me pergunte quem sou eu e não me diga para permanecer o mesmo.” Michel Foucault
“O homem, em seu orgulho, criou a Deus a sua imagem e semelhança”. Friedrich Nietzsche
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
2 mins • 5 pts
Veja a imagem abaixo e leia o poema de Drummond para assinalar a alternativa correta.
Eu, etiqueta
Em minha calça está grudado um nome que não é meu de batismo ou de cartório, um nome estranho./ Meu blusão traz lembrete de bebida que jamais pus na boca, nesta vida./ Em minha camiseta, a marca de cigarro que não fumo, até hoje não fumei. [...]/ Estou, estou na moda./ É doce estar na moda, ainda que a moda seja negar minha identidade, trocá-la por mil, açambarcando todas as marcas registradas, todos os logotipos do mercado. [...]/ Agora sou anúncio, ora vulgar ora bizarro, em língua nacional ou em qualquer língua (qualquer, principalmente)./ E nisto me comprazo, tiro glória de minha anulação./ Não sou - vê lá - anúncio contratado. Eu é que mimosamente pago para anunciar, para vender [...]/ Por me ostentar assim, tão orgulhoso de ser não eu, mas artigo industrial, peço que meu nome retifiquem./ Já não me convém o título de homem, meu nome novo é coisa. Eu sou a coisa, coisamente. (Carlos Drummond de Andrade, O corpo)
Tanto a imagem quanto o poema indicam que a publicidade auxilia os indivíduos a alcançarem uma existência autêntica não determinada.
O poema de Drummond indica que a propaganda comercial não exerce nenhuma influência sobre o comportamento dos indivíduos.
A imagem e o poema fazem uma sátira aos excessos da publicidade que acaba determinando o comportamento e transformando os seres humanos em meros objetos utilizados em anúncios comerciais.
O poema celebra a satisfação que a propaganda traz aos homens.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 5 pts
ENEM 2020 - Sem negar que Deus prevê todos os acontecimentos futuros, entretanto, nós queremos livremente aquilo que queremos. Porque, se o objeto da presciência divina é a nossa vontade, é essa mesma vontade assim prevista que se realizará. Haverá, pois, um ato de vontade livre, já que Deus vê esse ato livre com antecedência. SANTO AGOSTINHO. O livre-arbítrio. São Paulo: Paulus, 1995 (adaptado).
Essa discussão, proposta pelo filósofo Agostinho de Hipona (354-430), indica que a liberdade humana apresenta uma
natureza condicionada.
competência absoluta.
aplicação subsidiária.
utilização facultativa.
autonomia irrestrita.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 5 pts
Leia o texto a seguir:
“Perguntando se o livre-arbítrio vem de Deus, conclui que sim, sendo que quando se age mal é porque se fez a escolha errada. Santo Agostinho procura assim dar conta da relação entre a natureza humana criada por Deus, a vontade livre que Deus deu ao homem e a possibilidade de o homem escolher entre fazer o bem e o mal. Sem a vontade livre o ser humano não seria responsável por seus atos” (MARCONDES, Danilo. Textos básicos de ética. RJ: Zahar, 2007. p.53-54. Adaptado).
Segundo o texto acima, para Santo Agostinho, é fundamental que os homens tenham livre-arbítrio, para que Deus não
dê possibilidade de escolha para o homem.
permita ao homem buscar o mal mundano.
seja o determinador da natureza humana.
seja o responsável pelo mal no mundo.
seja responsável pelo livre-arbítrio humano.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 5 pts
(Ufu 2011) Considere o seguinte texto sobre Tomás de Aquino (1226-1274).
Fique claro que Tomás não aristoteliza o cristianismo, mas cristianiza Aristóteles. Fique claro que ele nunca pensou que, com a razão se pudesse entender tudo; não, ele continuou acreditando que tudo se compreende pela fé: só quis dizer que a fé não estava em desacordo com a razão, e que, portanto, era possível dar-se ao luxo de raciocinar, saindo do universo da alucinação.
Eco, Umberto. “Elogio de santo Tomás de Aquino”. In: Viagem na irrealidade cotidiana, p.339.
É correto afirmar, segundo esse texto, que:
Tomás de Aquino, com a ajuda da filosofia de Aristóteles, conseguiu uma prova científica para as certezas da fé, por exemplo, a existência de Deus.
Tomás de Aquino se empenha em mostrar os erros da filosofia de Aristóteles para mostrar que esta filosofia é incompatível com a doutrina cristã.
o estudo da filosofia de Aristóteles levou Tomás de Aquino a rejeitar as verdades da fé cristã que não fossem compatíveis com a razão natural.
a atitude de Tomás de Aquino diante da filosofia de Aristóteles é de conciliação desta filosofia com as certezas da fé cristã.
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
2 mins • 5 pts
(Ufu 2012) Na medida em que o Cristianismo se consolidava, a partir do século II, vários pensadores, convertidos à nova fé e, aproveitando-se de elementos da filosofia greco-romana que eles conheciam bem, começaram a elaborar textos sobre a fé e a revelação cristãs, tentando uma síntese com elementos da filosofia grega ou utilizando-se de técnicas e conceitos da filosofia grega para melhor expor as verdades reveladas do Cristianismo. Esses pensadores ficaram conhecidos como os Padres da Igreja, dos quais o mais importante a escrever na língua latina foi santo Agostinho.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia: Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva, 1996, p. 128. (Adaptado)
Esse primeiro período da filosofia medieval, que durou do século II ao século X, ficou conhecido como
Escolástica.
Neoplatonismo.
Antiguidade tardia.
Patrística.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 5 pts
(ENEM)
Um volume imenso de pesquisas tem sido produzido para tentar avaliar os efeitos dos programas de televisão. A maioria desses estudos diz respeito às crianças - o que é bastante compreensível pela quantidade de tempo que elas passam em frente ao aparelho e pelas possíveis implicações desse comportamento para a socialização. Dois dos tópicos mais pesquisados são o impacto da televisão no âmbito do crime e da violência e a natureza das notícias exibidas na televisão. (GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005.)
O texto indica que existe uma significativa produção científica sobre os impactos socioculturais da televisão na vida do ser humano. E as crianças, em particular, são as mais vulneráveis a essas influências, porque
codificam informações transmitidas nos programas infantis por meio da observação.
adquirem conhecimentos variados que incentivam o processo de interação social.
interiorizam padrões de comportamento e papéis sociais com menor visão crítica.
observam formas de convivência social baseadas na tolerância e no respeito.
apreendem modelos de sociedade pautados na observância das leis.
8.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 5 pts
(UEL)
Observe a tira e leia o texto a seguir.
“Vejo em todo animal uma máquina engenhosa, a quem a natureza deu sentidos para funcionar sozinha e para garantir-se, até certo ponto, contra tudo quanto tende a destruí-la ou a desarranjá-la. Percebo precisamente as mesmas coisas na máquina humana, com a diferença de que a natureza faz tudo sozinha nas operações do animal, ao passo que o homem concorre para as suas na qualidade de agente livre. Um escolhe ou rejeita por instinto e o outro, por um ato de liberdade.” (ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens.)
Com base no texto de Rousseau e na tira, é correto afirmar:
A liberdade é a característica que diferencia o homem de todos os outros animais.
A tira mostra que as formigas seguem em fila porque são desprovidas de cérebro, ao passo que, para Rousseau, os animais são livres, mas ignoram que o são.
Todas as ações dos homens são determinadas pelo instinto, o que impede que sejam livres.
Os homens submetem-se passivamente às determinações da natureza.
Os animais são livres, pois escolhem ou rejeitam por um ato de liberdade.
9.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
2 mins • 5 pts
“O Projeto Genoma [...] é a resposta final ao mandamento: Conhece-te a ti mesmo. (W. Gilbert, geneticista)”.
“Se eu tivesse um computador adequado e a sequência completa do DNA, poderia calcular o organismo de um ser vivo, isto é, sua anatomia, sua fisiologia e seu comportamento. (W. Gilbert, geneticista)”.
A respeito dos textos acima é correto afirmar:
Ambos assumem um determinismo histórico radical.
O primeiro texto assume um determinismo histórico, enquanto o segundo um determinismo biológico.
Os dois textos mostram um determinismo biológico radical (forte).
O primeiro texto indica um determinismo geográfico, o segundo um determinismo biológico.
Os dois textos vão contra qualquer teoria determinista.
Similar Resources on Wayground
11 questions
Francis Bacon

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Quiz sobre Thomas Hobbes e o Leviatã

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Recuperação 2 trimestre (ética)

Quiz
•
10th Grade
12 questions
O que é a Filosofia?

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Sofistas e Sócrates

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Capítulo 3 - Materialismo Histórico - Karl Marx

Quiz
•
9th Grade
11 questions
Quiz de Filosofia - Sócrates e os Sofistas

Quiz
•
10th Grade
10 questions
Exercícios de operações lógicas e silogismo

Quiz
•
11th Grade
Popular Resources on Wayground
10 questions
Video Games

Quiz
•
6th - 12th Grade
10 questions
Lab Safety Procedures and Guidelines

Interactive video
•
6th - 10th Grade
25 questions
Multiplication Facts

Quiz
•
5th Grade
10 questions
UPDATED FOREST Kindness 9-22

Lesson
•
9th - 12th Grade
22 questions
Adding Integers

Quiz
•
6th Grade
15 questions
Subtracting Integers

Quiz
•
7th Grade
20 questions
US Constitution Quiz

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Exploring Digital Citizenship Essentials

Interactive video
•
6th - 10th Grade
Discover more resources for Philosophy
10 questions
Video Games

Quiz
•
6th - 12th Grade
10 questions
Lab Safety Procedures and Guidelines

Interactive video
•
6th - 10th Grade
10 questions
UPDATED FOREST Kindness 9-22

Lesson
•
9th - 12th Grade
20 questions
US Constitution Quiz

Quiz
•
11th Grade
10 questions
Exploring Digital Citizenship Essentials

Interactive video
•
6th - 10th Grade
24 questions
Scientific method and variables review

Quiz
•
9th Grade
20 questions
Biomolecules

Quiz
•
9th Grade
6 questions
Rule of Law

Quiz
•
6th - 12th Grade