Teoria da Comunicação

Teoria da Comunicação

University

16 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Interpretação de Texto

Interpretação de Texto

3rd Grade - University

16 Qs

Descritores AMA 3sem 1o ANO EM

Descritores AMA 3sem 1o ANO EM

10th Grade - University

19 Qs

Português - Atividade Avaliativa

Português - Atividade Avaliativa

University

16 Qs

Quiz sobre Cartas Formais

Quiz sobre Cartas Formais

8th Grade - University

15 Qs

Elementos de comunicação e Função de linguagem

Elementos de comunicação e Função de linguagem

University

20 Qs

Interpretação de Textos - Simulado

Interpretação de Textos - Simulado

KG - Professional Development

20 Qs

Explorando Variações Linguísticas

Explorando Variações Linguísticas

10th Grade - University

20 Qs

"Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett

"Frei Luís de Sousa" de Almeida Garrett

University

20 Qs

Teoria da Comunicação

Teoria da Comunicação

Assessment

Quiz

World Languages

University

Hard

Created by

Mariana Mueller

Used 11+ times

FREE Resource

16 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

A palavra “comunicação” tem origem latina, cujo significado é “ação de tornar comum”. A comunicação é uma habilidade humana, um processo social complexo de troca de mensagens que vem acompanhando o desenvolvimento das civilizações ao longo da história. Por outro lado, a comunicação como campo de pesquisa e seu desenvolvimento enquanto teoria(s) é relativamente recente. Acerca do campo de estudos da Comunicação, assinale a alternativa INCORRETA.

Foi principalmente a partir de 1920 que começou a surgir uma série de teorias relacionadas à Comunicação e seus processos de recepção.

De 1920 a 1960, os estudos em Comunicação foram marcados pela corrente norte-americana denominada Mass Communication Research.

Por centrar-se nos meios de comunicação de massa, a Comunicação é um campo de estudos consolidado e tem como objeto a televisão.

A pesquisa em Comunicação vai designar tanto o estudo do comunicador, quanto da mensagem, do canal, das fontes e – principalmente – dos efeitos destes no receptor.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Agente disseminador de conteúdos em larga escala, o publicitário é, portanto, uma figura pública. Nesse cenário, deve ser um sujeito crítico e reflexivo quanto à sociedade em que vive, buscando se equilibrar entre as demandas mercadológicas e as sociais, ou seja, almejar “vender” o produto, razão pela qual foi contratado, mas sem tornar secundários aspectos como respeito à pluralidade de pensamentos, questões de gênero e promoção da justiça social, entre outros. Logo, é essencial para esse profissional da Comunicação ter clareza quanto aos itens formulados por Harold Lasswell: Quem? Diz o quê? Por qual canal? A quem? Com que efeito? Aplicados a setores de pesquisa, esses itens resultam em análise do controle, análise do conteúdo, análise das mídias ou dos suportes, análise da audiência e análise dos efeitos, o que demonstra que, ainda hoje, os escritos de Lasswell são capitais na Comunicação.

MATTELART, A.; MATTELART, M. História das Teorias da Comunicação. São Paulo: Loyola, 1999, p.40 (adaptado). 

 

A corrente de pensamento da qual Harold Lasswell fez parte, e que ainda é estudada na contemporaneidade, é 

a Teoria Funcionalista dos Mass Media. 

a dos Estudos Culturais americanos. 

o Estruturalismo anglo-saxão. 

a Escola de Frankfurt – Fase I. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

 

I – É também conhecida como “Teoria da bala Mágica”. 

II – Faz parte do contexto da “Comunicação de Massa”. 

III – Seus conceitos foram elaborados pela Escola Norte-Americana.

Apenas o item I é verdadeiro.

Apenas o item II é verdadeiro.

Apenas o item III é verdadeiro.

Todos são verdadeiros

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

No que se refere à teoria hipodérmica da comunicação, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta

I – Baseia-se na suposição de que todo estímulo causado por uma mensagem enviada terá resposta, sem encontrar resistência do receptor.

II – A passividade do receptor é uma importante característica desta teoria. 

III – Analisa a mídia sem levar em conta o “Behaviorismo”.

Apenas o item I é verdadeiro.

Apenas o item II é verdadeiro.

Apenas o item II é verdadeiro.

Apenas os itens I e II são verdadeiros.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Theodor Adorno e Max Horkheimer criaram um termo para designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial. O conceito foi usado pela primeira vez no ensaio “O iluminismo como mistificação das massas”. O termo criado por esses pensadores e o grupo a que estavam filiados são, respectivamente,

alienação e Escola de Chicago.

capitalismo selvagem e Escola de Toronto.

armadura conceptual e Teóricos do Espelho.

indústria cultural e Escola de Frankfurt.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

A pesquisa em Comunicação tem como expoente a chamada "Escola de Frankfurt", cujo conceito de indústria cultural se tornou referência para os estudos culturais e as análises de mídia. Assinale a alternativa na qual o conceito de indústria cultural é contextualizado de forma correta.

A ideia de indústria cultural surge a reboque da crítica que Max Horkheimer e Theodor Adorno fazem sobre a Dialética do Iluminismo, segundo a qual o homem racional é um indivíduo pleno de potencialidades e livre de toda e qualquer dominação graças à cultura produzida de forma massificada. 

Os regimes democráticos da sociedade capitalista avançada podem apresentar tendências totalitárias quando, através da indústria cultural, promovem o consumo estético massificado. 

A televisão, a imprensa, as empresas de mídia e as técnicas de comunicação são a essência da indústria cultural, que permite que os indivíduos das sociedades capitalistas vivam a verdadeira liberdade democrática por meio do consumo de bens e serviços midiáticos. 

A indústria cultural transformou os bens culturais em produtos de consumo e integrou a produção estética à produção mercantil para subordinar a racionalidade capitalista à consciência político‐revolucionária dos cidadãos. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 5 pts

Em Dialética do Esclarecimento, Theodor Adorno e Max Horkheimer propõem o conceito de “indústria cultural” na crítica à ideia sociológica de que no século XX havia se formado uma cultura típica da sociedade massificada. No conceito dos autores frankfurtianos, o motivo das pessoas pensarem e consumirem de forma semelhante é porque

quando um emissor envia uma mensagem a um receptor por qualquer meio, sendo ainda codificada e decodificada, há a possibilidade de geração de ruídos, o que só se pode verificar quando o receptor recebe o feedback.

as mensagens emitidas pelos meios de comunicação, principalmente na linguagem publicitária, são assimiladas pelos receptores, aceitas e espalhadas aos seus semelhantes, criando um poderoso efeito de formação da opinião pública.

a racionalidade técnica do capitalismo, incluindo a indústria cultural, produz e justifica a dominação dos proprietários de todos os setores da economia sobre a massa, tendo efeitos ideológicos sobre posições políticas e necessidades de consumo.

cada instituição possui uma função específica na sociedade e seu mau funcionamento pode desregrar ou degenerar esta mesma sociedade. Nesse caso, a comunicação tem algumas finalidades democráticas e civilizatórias que impulsionam pensamentos e necessidades similares de consumo.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?