2 - Filosofia

2 - Filosofia

2nd Grade

25 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Señales

Señales

1st - 3rd Grade

20 Qs

UTS X-3

UTS X-3

1st - 5th Grade

25 Qs

GDCD 6 Thực hiện TTATGT

GDCD 6 Thực hiện TTATGT

2nd Grade

20 Qs

EUROPA: LA EXPLORACIÓN DEL MUNDO

EUROPA: LA EXPLORACIÓN DEL MUNDO

1st - 3rd Grade

20 Qs

KIỂM TRA MÔN HOẠT ĐỘNG TRẢI NGHIỆM 2- CUỐI NĂM

KIỂM TRA MÔN HOẠT ĐỘNG TRẢI NGHIỆM 2- CUỐI NĂM

2nd Grade

20 Qs

Santri Pintar Santri Kreatif

Santri Pintar Santri Kreatif

1st Grade - Professional Development

20 Qs

Menyempurnakan kalimat

Menyempurnakan kalimat

2nd Grade

20 Qs

SIMULADOR 3 SOCIALES

SIMULADOR 3 SOCIALES

1st - 4th Grade

20 Qs

2 - Filosofia

2 - Filosofia

Assessment

Quiz

Social Studies

2nd Grade

Hard

Created by

Valdemir Santos

Used 7+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

25 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A filosofia, como extensa área do saber humano, se divide em muitos campos de análise. Um deles é a teoria do conhecimento. É claro que os gregos já pensavam e conheciam as coisas, mas apenas na Idade Moderna esse campo filosófico se consolidou. O principal fator que contribuiu para esse evento foi a busca pelas certezas de Descartes, que culminou em muitas críticas, de modo que as diferentes formas de conhecer o mundo ficaram mais evidentes. Essa via do pensar pode ser definida como:

estruturalismo filosófico.

teoria da verdade.

racionalismo filosófico.

base epistemológica.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A teoria do conhecimento busca compreender o modo pelo qual o homem conhece as coisas. Essa busca se dá basicamente através de duas perguntas: o que é o conhecimento? Como conhecemos? Muitos filósofos se dedicaram seriamente a essas questões, de modo que se tornaram grandes referências no assunto. O método adotado pela filosofia para resolver esse problema é a divisão do assunto em duas partes: fontes primeiras e possibilidades de conhecimento. Em tese, pode-se considerar que:

a Teoria do Conhecimento adota a via cética.

trata-se de conhecimentos que nascem a partir de ideias e conceitos pensados pelo ser humano.

estrutura o ponto da dúvida do conhecimento em esferas filosóficas.

todas as alternativas propostas nesta questão estão certas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

O conhecimento é resultado da interação entre o sujeito cognoscente, ou seja, nossa consciência ou nossa mente e o objeto de conhecimento, a realidade e os fenômenos. Qual é a fonte do conhecimento, ou como conhecemos? Há várias respostas possíveis: a razão e a experiência dão origem a diversas correntes, dentre elas:

o pragmatismo e a ontologia.

a ciência e evidência.

o formalismo e o positivismo.

o racionalismo e o empirismo.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

John Locke afirma em Ensaio acerca do entendimento: “é de grande utilidade para o marinheiro saber a extensão de sua linha, embora não possa com ela sondar toda a profundidade do oceano. É conveniente que saiba que ela é suficientemente longa para alcançar o fundo dos lugares necessários para orientar sua viagem, e preveni-lo de esbarrar contra escolhos que podem destruí-lo. Não nos diz respeito conhecer todas as coisas, mas apenas as que se referem à nossa conduta. Se pudermos descobrir aquelas medidas por meio das quais uma criatura racional, posta nesta situação do homem no mundo, pode e deve dirigir suas opiniões e ações delas dependentes, não devemos nos molestar por que outras coisas escapam ao nosso conhecimento”.

Tendo em conta o texto acima e a teoria do conhecimento de Locke, é incorreto afirmar que

o homem, utilizando suas faculdades racionais, pode conhecer tudo sobre todas as coisas do mundo.

o homem deve saber os limites da razão para ter conhecimento certo daquilo que é possível conhece.

há certas coisas que a razão do homem não pode conhecer.

assim como o marinheiro guia sua viagem por uma sonda de tamanho conhecido, o homem deve orientar sua conduta por aquilo que conhece.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

“Em sua teoria do conhecimento, Tomás de Aquino substitui a doutrina da iluminação divina pela da abstração, de raízes aristotélicas: a única fonte de conhecimento humano seria a realidade sensível, pois os objetos naturais encerrariam uma forma inteligível em potência, que se revela, porém, não aos sentidos que só podem captá-la individualmente – mas ao intelecto.”

INÁCIO, Inês C. e LUCA, Tânia Regina de. O pensamento medieval. São Paulo: Ática, 1988, p. 74.

Considerando o trecho citado, assinale a alternativa verdadeira.

O texto faz referência à influência de Aristóteles no pensamento de Tomás de Aquino, que se opõe, em muitos pontos, à tradição agostiniana, que tinha influência de Platão.

O texto expõe a doutrina da iluminação, formulada por Tomás de Aquino para explicar a origem de nosso conhecimento.

Para Tomás de Aquino, a realidade sensível é apenas uma cópia enganosa da verdadeira realidade que se encontra na mente divina.

Tomás de Aquino substitui a doutrina da iluminação pela teoria da abstração aristotélica, a fim de mostrar que a fé em Deus é incompatível com as verdades científicas.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

A respeito das proposições de Platão sobre a doxa ("opinião", "senso comum") e a episteme ("ciência"), classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):( ) Pensar os problemas a partir da doxa é pensá-los à luz da filosofia.( ) O senso comum relaciona-se ao conhecimento fragmentado da realidade.( ) Doxa é uma reflexão rigorosa, radical e de conjunto.( ) Episteme diz respeito à capacidade de contemplarmos os fenômenos de maneira sistematizada. Marque a sequência CORRETA:

F, V, V, F.

V, F, V, F.

F, V, F, V.

F, F, F, V.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Podemos sintetizar a história da filosofia clássica em quatro períodos:Coluna 11 - Período naturalista2 - Período humanista3 - Período sistemático4 - Período helenísticoColuna 2( ) Do final do século IV ao final do século III a.C., quando a filosofia tem por tarefa reunir e sistematizar todo o conhecimento anterior sobre o mundo e o ser humano.( ) Também chamado cosmológico ou pré-socrático, data do final do século VII ao final do século V a.C., quando a filosofia se ocupa fundamentalmente da origem do mundo e das causas das transformações na natureza.( ) Também denominado antropológico ou socrático, ocorre do final do século V até todo o século IV a.C., quando o objeto principal da filosofia são as questões humanas, como a ética e a política.( ) Também conhecido como greco-romano ou religioso, surge do final do século III a.C. até o século VI d.C. Nesse longo período, que já alcança Roma e o pensamento cristão, a filosofia interessa-se principalmente pelas questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre a humanidade e Deus. Marque a sequência CORRETA:

2, 3, 4, 1.

1, 2, 3, 4.

3, 4, 2, 1.

3, 1, 2, 4.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?