Quiz - Regime Militar

Quiz - Regime Militar

1st Grade

14 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Ciudadanía

Ciudadanía

1st Grade

10 Qs

bài 11. cuộc kháng chiến chống tống

bài 11. cuộc kháng chiến chống tống

1st Grade

18 Qs

PODERES DEL ESTADO

PODERES DEL ESTADO

1st - 12th Grade

10 Qs

Trivia del Bicentenario

Trivia del Bicentenario

KG - 2nd Grade

15 Qs

Reforma Protestante

Reforma Protestante

1st Grade

10 Qs

National Heroes Day

National Heroes Day

1st - 12th Grade

15 Qs

Linea del Tiempo.

Linea del Tiempo.

1st - 5th Grade

10 Qs

1B par 1.5

1B par 1.5

1st Grade

9 Qs

Quiz - Regime Militar

Quiz - Regime Militar

Assessment

Quiz

History

1st Grade

Hard

Created by

Fabiano Machado

Used 3+ times

FREE Resource

14 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)

Com base nos conhecimentos sobre a política de desenvolvimento do regime militar, considere as afirmativas a seguir:

I. No período conhecido como “milagre brasileiro”, o país passou por um acelerado desenvolvimento econômico caracterizado pela elevação contínua do PIB, expansão do setor industrial e aumento da concentração populacional nas cidades.

II. Nesse período, o governo buscou ampliar seu controle sobre a economia, investindo em setores considerados estratégicos, a exemplo da energia elétrica, pelo acordo assinado com o Paraguai, em 1973, para a construção da usina de Itaipu.

III. Entre os pontos problemáticos relacionados ao acelerado desenvolvimento econômico do período estão: a dependência do sistema financeiro e do comércio internacional, o aumento na importação de petróleo e da concentração de renda.

IV. Para combater o surto inflacionário e aumentar as reservas cambiais, o governo adotou, a partir de 1980, uma política de privatizações de empresas estatais de grande porte, entre elas as companhias Siderúrgica Nacional e Vale do Rio Doce.

Assinale a alternativa correta.

Somente as afirmativas I e III são corretas.

Somente as afirmativas I e IV são corretas

Somente as afirmativas II e IV são corretas.

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (Ufal)

A trajetória histórica dos partidos políticos no Brasil mostra dificuldade de se contar com uma estrutura de poder onde os partidos tenham uma participação mais efetiva e a democracia ganhe mais espaços. Nos últimos 50 anos, as relações de poder no Brasil:

são extremamente marcadas pela prevalência das oligarquias, sem mudanças que possam assegurar mais liberdade política.

sofreram alterações no decorrer do século passado, com o fim do populismo e a extinção de todas as práticas autoritárias.

viveram, nos governos militares do pós-1964, dificuldades para se firmar democraticamente, devido às repressões e censuras.

mostram a homogeneidade da sociedade brasileira, onde prevalecem as tradições culturais e o regionalismo das elites políticas.

diferem de acordo com os hábitos das regiões, sendo, no Nordeste, sempre marcadas pela presença absoluta do populismo.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Enunciado:“É preciso dizer que o que ocorreu comigo não é exceção, é regra. Raros os presos políticos brasileiros que não sofreram torturas. Muitos, como Schael Schreiber e Virgílio Gomes da Silva, morreram na sala de torturas. Outros ficaram surdos, estéreis ou com outros defeitos físicos.” BETO, Frei. Batismo de Sangue: guerrilha e morte de Carlos Marighella. 14. ed. rev. e ampliada. Rio de Janeiro: Rocco, 2006. A partir desse trecho do depoimento de frei Tito de Alencar, escrito na prisão, em 1970, assinale a alternativa correta sobre a situação dos direitos humanos no decorrer da ditadura instalada no Brasil em 1964.

Os governos estabelecidos depois de 1964 conseguiram provar que os que morreram na prisão já estavam doentes e não aceitavam o tratamento médico oferecido.

A tortura realizada nas delegacias de polícia era uma exceção, na medida em que havia a publicação de reportagens na imprensa com o objetivo de defender os direitos humanos.

A tortura de presos começou a ser utilizada no Brasil a partir de 1972 e foi abolida com o movimento em torno da Anistia em 1979, em sintonia com os movimentos pelos direitos humanos.

A coerção em torno dos meios de comunicação e a tortura em presos políticos eram meios utilizados pelo regime de 1964 para reprimir movimentos e opiniões divergentes da ideologia oficial.

A repressão aos meios de comunicação se realizou a partir do Governo do Presidente Médici, momento em que se inaugura a prática da tortura para obter depoimentos de subversivos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (Unifesp)

Enunciado:Nos últimos anos do regime militar (1964-1985), a gradual abertura política implicou iniciativas do governo e de movimentos sociais e políticos. Um dos marcos dessa abertura foi

a reforma partidária, que suprimiu os partidos políticos então existentes e implantou um regime bipartidário.

o chamado “milagre econômico”, que permitiu crescimento acentuado da economia brasileira e aumentou a dívida externa.

a campanha pelo impeachment de Fernando Collor, que fora acusado de diversos atos ilícitos no exercício da presidência.

o estabelecimento de novas regras eleitorais, que determinaram eleições diretas imediatas para presidente.

a lei da anistia, que permitia a volta de exilados políticos e isentava militares que haviam atuado na repressão política.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)

No governo do general Garrastazu Médici, um dos representantes dos governos militares no Brasil do século XX, pode-se registrar:

uma maior abertura política, com surgimento de jornais oposicionistas e luta entre os partidos mais importantes.

uma campanha nacional em favor das eleições diretas e da reforma partidária, com grande ajuda dos sindicatos.

uma luta dos trabalhadores urbanos contra o governo, com a realização de greves de alcance nacional.

uma repressão marcante, com o uso de práticas de violência, acompanhadas de um atuante sistema publicitário.

uma mudança radical na vida econômica, com a valorização da indústria nacional e do liberalismo.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)

Enunciado:O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia, mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos, chamados de Atos Institucionais (AI). Eles eram justificados como decorrência “do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções”. (FAUSTO, B. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996. p. 465.)Com base no texto, assinale a alternativa correta.

O AI-5 foi o instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura. A partir da sua instituição, vários atos de repressão passaram a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo.

O Ato Institucional nº 1, instituído pelos comandantes do Exército, atingiu principalmente o patrimônio da Igreja Católica e promoveu o início da secularização da sociedade brasileira.

Logo após o golpe militar de 1964, as eleições para presidente da República foram estabelecidas de forma democrática através de eleições diretas.

A principal orientação dos governos militares foi a aproximação com os Estados Unidos, afastando-se da tendência nacionalista que vinha sendo empreendida antes do golpe de 1964.

Os grupos de luta armada, de orientação socialista, nas conversas e encontros que tinham com os representantes do governo federal reivindicavam o direito à formação de partidos políticos de esquerda.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR (Fuvest)

No início de 1969, a situação política se modifica. A repressão endurece e leva à retração do movimento de massas. As primeiras greves, de Osasco e Contagem, têm seus dirigentes perseguidos e são suspensas. O movimento estudantil reflui. A oposição liberal está amordaçada pela censura à imprensa e pela cassação de mandatos.

CARVALHO, Apolônio de. Vale a pena sonhar. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. p. 202.

O testemunho, dado por um participante da resistência à ditadura militar brasileira, sintetiza o panorama político dos últimos anos da década de 1960, marcados

pela adesão total dos grupos oposicionistas à luta armada e pela subordinação dos sindicatos e centrais operárias aos partidos de extrema esquerda.

pelo bipartidarismo implantado por meio do Ato Institucional nº 2, que eliminou toda forma de oposição institucional ao regime militar.

pela desmobilização do movimento estudantil, que foi bastante combativo nos anos imediatamente posteriores ao golpe de 1964, mas depois passou a defender o regime.

pelo apoio da maioria das organizações da sociedade civil ao governo militar, empenhadas em combater a subversão e afastar, do Brasil, o perigo comunista.

pela decretação do Ato Institucional nº 5, que limitou drasticamente a liberdade de expressão e instituiu medidas que ampliaram a repressão aos opositores do regime.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?