Prova cn Bio 2021

Prova cn Bio 2021

12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Doenças Tropicais Negligenciadas

Doenças Tropicais Negligenciadas

12th Grade

10 Qs

Kapa2

Kapa2

10th - 12th Grade

10 Qs

Doenças Tropicais

Doenças Tropicais

9th - 12th Grade

10 Qs

Enem - Genética Parte 2

Enem - Genética Parte 2

10th - 12th Grade

10 Qs

imunização

imunização

9th - 12th Grade

7 Qs

Diagnóstica - Biologia 2024

Diagnóstica - Biologia 2024

12th Grade

10 Qs

Mega desafio - proteínas

Mega desafio - proteínas

1st - 12th Grade

10 Qs

QUESTÕES SOBRE VACINAS

QUESTÕES SOBRE VACINAS

10th Grade - University

10 Qs

Prova cn Bio 2021

Prova cn Bio 2021

Assessment

Quiz

Biology

12th Grade

Hard

Created by

Keila Canuto

Used 1+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A Doença de Huntington (DH) é uma doença neurodegenerativa do cérebro, herdada geneticamente ( de caráter autossômico dominante), que se caracteriza pela perda da coordenação motora, alterações psiquiátricas, déficit cognitivo e demência progressiva. A DH é causada pela mutação no gene de uma proteína que todos possuímos, a huntingtina. A DH atinge homens e mulheres e, de modo geral, os primeiros sintomas aparecem lenta e gradualmente entre os 30 e 50 anos, mas pode atingir também crianças e idosos. Apesar de não haver cura para a DH no momento, alguns tratamentos ajudam a controlar os sintomas e a melhorar a qualidade de vida daqueles que possuem a doença.

Adaptado de Revista Neurociências, 2011; 19 (4): 724-734.

Considere o heredograma abaixo para uma família que possui indivíduos que apresentam a DH e assinale a opção correta.

Se o indivíduo III.1 tiver filhos eles irão desenvolver a doença, pois trata-se de um indivíduo com genótipo homozigoto.

Filhos que tenham um dos pais afetados pela DH têm 25% de chances de herdar o gene alterado e poderão desenvolver a doença em algum momento da vida. 

O indivíduo II.1 poderá transmitir o alelo alterado para seus filhos.

O casal da segunda geração (II.2 e II.3) não poderá gerar filhos sem a doença. 

O homem da primeira geração (I.1) apresenta a doença e possui genótipo heterozigoto.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Leia o trecho abaixo.

    "Entre os diversos tipos de neurônios encontrados no cérebro está o neurônio-espelho, uma das descobertas mais importantes do início do século XXI para a neurociência. Estes neurônios estão relacionados à visão e ao movimento e permitem o aprentlizado por imitação, já que são ativados quando observamos ou reproduzimos o comportamento de outros indivíduos da mesma espécie - tal como ocorre quando bocejamos ao ver alguém bocejar."

Considerando o funcionamento dos neurônios e analisando a ilustração abaixo é correto afirmar que: 

apontados pela seta 1, os dendrites do neurônio são estruturas especializadas na recepção de sinais de outros neurônios por meio de sinapses. 

apontado pela seta 3, este axônio é envolvido pela bainha de mielina, que reduz a velocidade de propagação do impulso nervoso no neurônio. 

o impulso nervoso é bidirecional e pode se propagar tanto em direção às extremidades dos dendrites (1), quanto em direção às terminações axonais (4).

apontado pela seta 2, o corpo celular é a região onde estão os neurotransmissores que serão liberados para o espaço sináptico.  

apontadas em 4, as terminações axonais são regiões onde o impulso nervoso é passado diretamente de um neurônio para outros que estiverem em contato com ele.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

O esquema abaixo representa a estrutura da membrana plasmática de uma célula animal.

Sobre a membrana plasmática, considere as afirmativas a seguir:

I- a estrutura da membrana plasmática é bem dinêmica, com fosfolipídios deslocando-se continuamente e proteínas que podem se mover entre eles.

lI- Os fosfolipldios que constituem a membrana plasmática se organizam em bicamada por serem moléculas hidrofóbicas e, por isso, tendem a se esconder do meio aquoso.

IlI- O glicocálix é um envoltório presente na maioria das células animais e confere proteção externa adicional à célula.

IV- A permeabilidade seletiva da membrana plasmática mantém a estabilidade do ambiente interno da célula.

V- Quanto maior a quantidade de proteínas inseridas na membrana plasmática maior será sua fluidez.

Assinale a opção que apresenta apenas as afirmativas corretas: 

lI e IV

lII e V

I, lI e IlI

I, lII e IV

I e V

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia as afirmativas abaixo:

I- Quando expelidos por um individuo doente, os vírus respiratórios se dissipam no ar e se multiplicam, aumentando as chances de infecção de outros indivíduos.

lI- O distanciamento social e uso de máscara são de extrema importência para a redução da propagação da COVID-19 na população mesmo após a imunização, pois o indivíduo que recebe a vacina poderá ainda transmitir o vírus caso seja contaminado.

IlI- As vacinas promovem uma imunização ativa, pois o próprio corpo é estimulado a produzir anticorpos devido à introdução de antígenos, incapazes de provocar a doença, no organismo.

IV- A introdução de fragmentos do código genético virai por meio da vacina pode desencadear alterações genéticas no vírus e no hospedeiro.

A opção que apresenta apenas as afirmativas corretas é:

I, lI e IlI

lI e IlI

I e II

lI e IV

III e IV

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o trecho abaixo.

    Mudanças climáticas, destruição de ecossistemas, desmatamento e urbanização contribuem para o aumento de várias doenças infecciosas no Brasil, como síndrome pulmonar de hantavírus, dengue, febre amarela, malária, tripanossomíases, leishmaniose e leptospirose. A afirmação é da pesquisadora Alessandra Nava, do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazonas). Em artigo publicado recentemente, a pesquisadora conclui que "há evidências fortes de que algumas dessas mudanças ambientais se intensificarão no futuro próximo se as principais atividades antropogênicas não forem controladas".

Extraído de https://agencia.fiocruz.br/estudo-alerta-para-vigil'ancia-ativade-doencas-infecciosas

A respeito da transmissão de doenças infecciosas, assinale a opção correta.  

O Aedes aegypti é um importante vetor de doenças virais, tais como a dengue, febre amarela e filariose e a melhor forma de se evitar estas doenças é eliminando locais com água acumulada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro deste vetor. 

A leishmaniose é uma doença causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania e transmitida pela picada de um inseto da família dos flebótomos, conhecido popularmente como mosquitopalha. 

A malária é transmitida pelo contato da pele com as larvas de Ancylostoma duodenale, encontradas no solo contaminado pela eliminação de fezes contendo ovos do parasita. 

A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanossoma cruzi, transmitido pela picada de insetos conhecidos como barbeiros.

Na maioria dos casos, a toxoplasmose é adquirida pelos humanos através do contato com a urina de gatos, hospedeiros definitivos do protozoário, que contenha cistos do Toxoplasma gondii.