Aprofundamento História - América Colonial

Aprofundamento História - América Colonial

11th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Frei Luís de Sousa

Frei Luís de Sousa

11th Grade

12 Qs

Era Napoleônica

Era Napoleônica

1st Grade - University

10 Qs

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

1st - 12th Grade

10 Qs

Simbolos Nacionais Brasileiro.

Simbolos Nacionais Brasileiro.

9th - 12th Grade

10 Qs

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA PORTUGUESA

11th Grade

12 Qs

Colonização da América Espanhola

Colonização da América Espanhola

8th - 11th Grade

8 Qs

Guerra Civil Americana

Guerra Civil Americana

11th Grade

10 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

10th - 12th Grade

10 Qs

Aprofundamento História - América Colonial

Aprofundamento História - América Colonial

Assessment

Quiz

History

11th Grade

Hard

Created by

J P

Used 22+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(FUVEST 2013) Quando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam-se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: “vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real”. Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15-16. Adaptado. O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber,

a) a superioridade cultural dos nativos americanos em relação aos europeus.

 b) o caráter amistoso do primeiro encontro e da posterior convivência entre conquistadores e conquistados.

 c) a surpresa dos conquistadores diante de manifestações culturais dos nativos americanos.

 d) o reconhecimento, pelos nativos, da importância dos contatos culturais e comerciais com os europeus.

 e) a rápida desaparição das culturas nativas da América Espanhola.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(FUVEST 2021) exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque

a) incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Ásia, além de facilitar a Revolução Industrial Inglesa

b) contribuiu para o declínio do império asteca, além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades em áreas até então despovoada

c)acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global, substituindo-o pelo capital industrial e financeiro.  

d) conectou o continente americano com partes do extremo oriente, onde a prata também era explorada, além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao Caribe.  

e)  aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia, além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Unesp 2022) [O rei D. João III] ordenou que se povoasse esta província, repartindo as terras por pessoas que se lhe ofereceram para as povoarem e conquistarem à custa de sua fazenda, e dando a cada um 50 léguas por costa com todo o seu sertão [...]; são sismeiros das suas terras, e as repartem pelos moradores como querem, todavia movendo-se depois alguma dúvida sobre as datas, não são eles os juízes delas, senão o provedor da fazenda, nem os que as recebem de sesmaria têm obrigação de pagar mais que dízimo a Deus dos frutos que colhem [...]. (Frei Vicente do Salvador. História do Brasil (1500-1627). In: www.dominiopublico.gov.br.) O excerto, do século XVII, caracteriza a

 a) definição de rigoroso sistema tributário voltado aos interesses da Coroa portuguesa. 

 b) autorização para a instalação de sesmarias destinadas exclusivamente ao cultivo de algodão e tabaco. 

 c) constituição de um regime fundiário apoiado na pequena propriedade rural. 

 d) atribuição de poder político, econômico e jurídico aos senhores de engenho.

 e) criação das capitanias hereditárias e a atribuição de direitos aos donatários.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(FUVEST 2022) Se vamos à essência da nossa formação, veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois, algodão, e em seguida café, para o comércio europeu. Caio Prado Jr. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 29. Sobre o sentido da colonização do Brasil, é correto afirmar:

 a) Permitiu o desenvolvimento de um extenso parque industrial. 

 b) Caracterizou-se pela forte presença da mão de obra assalariada. 

 c) Esteve voltado, principalmente, para o mercado externo. 

 d) Baseou-se na produção de manufaturas têxteis ou alimentares. 

 e) Garantiu a expansão da pequena propriedade agrícola.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Unicamp 2021) A questão da consciência ou autopercepção nacional nas colônias da América tem sido frequentemente tratada de forma desligada do seu contexto político e social. Podemos, todavia, pensar em um sentimento de distinção e diferença, uma falta de identificação com a Europa e uma consciência da realidade colonial que teria existido entre populações mestiças. (Adaptado de Stuart B Schwartz, “A formação de uma identidade colonial no Brasil”, em Da América Portuguesa ao Brasil. Lisboa: Difel, 2003, p. 218.) Com base no texto acima sobre a formação da identidade colonial, assinale a alternativa correta.

 a) No continente ibero-americano, prevaleceu uma percepção colonial de mestiços distinta daquela das elites coloniais, nascidas ou não nessa região, pois essas elites foram formadas nos cânones universitários coloniais desde o século XVI. 

 b) Composta por imigrantes vindos da Europa e por seus descendentes brancos nascidos no Brasil, a elite colonial e os mestiços construíam suas identidades calcadas nas tensões sociais e hierarquias sociopolíticas da realidade colonial. 

 c) Em função de experiências sociais distintas, a noção de pertencimento era similar entre os sujeitos envolvidos na realidade colonial ibero-americana. Por exemplo, os quilombolas tinham a mesma identidade nacional que os pardos livres.

 d) Os brasileiros desenvolveram, desde o período colonial ibero-americano, uma consciência nacional homogênea, porque o modo como eram vistos exteriormente e o modo como se viam influenciavam a compreensão da relação liberal estabelecida entre a colônia e a metrópole.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Fuvest 2021)  O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro envidaram esforços no sentido de deixar exposta para a contemplação da população parte do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo, com o objetivo de apresentar ao visitante, através daquele pequeno, mas representativo espaço, a materialização do momento mais trágico da nossa história, fazendo com que ele não seja esquecido. (...)

    A história do Cais do Valongo e do seu entorno está indissoluvelmente ligada à história universal, por ter sido a porta de entrada do maior volume de africanos escravizados nas Américas. O Rio de Janeiro era, então, a mais afroatlântica das cidades costeiras do território brasileiro (...). Disponível em http://portal.iphan.gov.br/. O texto integra a proposta elaborada pelo IPHAN, em 2016, para inscrição do Sítio Arqueológico do Cais do Valongo na lista do Patrimônio Mundial. Com base no documento, a história do Cais do Valongo se entrelaça à história universal, pois se relaciona ao

 a) tráfico de africanos escravizados para a América de colonização portuguesa. 

 b) Rio de Janeiro como única cidade escravista das Américas na época colonial. 

 c) trabalho de escavação realizado por arqueólogos estrangeiros no passado. 

 d) fluxo de escravizados do Brasil para outras partes das Américas, após as independências. 

 e) esforço do IPHAN para silenciar a história da escravidão no mundo atlântico.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(UNESP 2014) Em 1534, a Coroa portuguesa estabeleceu o regime de capitanias hereditárias no Brasil Colônia. Entre as funções dos donatários, podemos citar

a erradicação de epidemias e o estímulo ao crescimento demográfico.

a interação com os povos nativos e a repressão ao trabalho escravo.

a organização de entradas e bandeiras e o extermínio dos indígenas.

a fundação de vilas e cidades e a cobrança de impostos.

a nomeação de funcionários e a representação diplomática.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(FUVEST 2014) O tráfico de escravos africanos para o Brasil

 a) teve início no final do século XVII, quando as primeiras jazidas de ouro foram descobertas nas Minas Gerais.

 b) foi pouco expressivo no século XVII, ao contrário do que ocorreu nos séculos XVI e XVIII, e foi extinto, de vez, no início do século XIX.

 c) teve início na metade do século XVI, e foi praticado, de forma regular, até a metade do século XIX.

 d) foi extinto, quando da independência do Brasil, a despeito da pressão contrária das regiões auríferas.

 e) dependeu, desde o seu início, diretamente do bom sucesso das capitanias hereditárias, e, por isso, esteve concentrado nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente, até o século XVIII.