Revisão Língua Portuguesa  Capitulo 1

Revisão Língua Portuguesa Capitulo 1

4th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Conhecimentos sobre Ciência e Didática - ODP

Conhecimentos sobre Ciência e Didática - ODP

1st - 12th Grade

10 Qs

SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO

SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO

4th - 9th Grade

10 Qs

Fábulas

Fábulas

3rd - 6th Grade

10 Qs

Oxítona, paroxítona e proparoxítona

Oxítona, paroxítona e proparoxítona

4th Grade

10 Qs

gênero textual: notícia

gênero textual: notícia

4th Grade

11 Qs

Políticas_PED_22

Políticas_PED_22

1st - 10th Grade

10 Qs

Conotação e denotação

Conotação e denotação

1st Grade - University

10 Qs

Sujeito e predicado

Sujeito e predicado

4th - 6th Grade

12 Qs

Revisão Língua Portuguesa  Capitulo 1

Revisão Língua Portuguesa Capitulo 1

Assessment

Quiz

Education

4th Grade

Medium

Created by

katia blum

Used 2+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto para perceber quem conta a história.

Os viajantes e o urso

Dois homens viajavam juntos quando, de repente, surgiu um urso de dentro da floresta e parou diante deles, urrando. Um dos homens tratou de subir na árvore mais próxima e agarrar-se aos ramos. O outro, vendo que não tinha tempo para esconder-se, deitou-se no chão, esticado, fingindo de morto, porque ouvira dizer que os ursos não tocam em homens mortos.

O urso aproximou-se, cheirou o homem deitado, e voltou de novo para a floresta.

[...]

FIGUEIREDO, G. Os viajantes e o urso. IN: ABREU, A. R. et al. Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.\

Nesse texto, quem conta a história é

A

o urso.

B

um dos dois viajantes.

C

o homem que ficou deitado.

D

um narrador que não é personagem.

Answer explanation

o narrador dessa história não é um personagem, pois não participa dela (gabarito D). A alternativa A está incorreta, porque o urso é um dos personagens da história, mas ele não narra os acontecimentos. O aluno que considerou essa alternativa pode não ter compreendido as diferenças entre narrador e personagem. A alternativa B está incorreta, porque os dois homens viajantes são personagens da história, mas eles não narram os acontecimentos. O aluno que considerou essa alternativa pode ter confundido o narrador e o personagem. A alternativa C está incorreta, porque o homem que ficou deitado é um dos homens viajantes, o qual é um personagem da história, mas é não o narrador. O aluno que considerou essa alternativa pode não ter compreendido que o narrador não participa da história.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o trecho do texto, prestando atenção em seu conteúdo.

O leão e o javali 

Num dia muito quente, um leão e um javali chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro.

Nenhum cedia a vez ao outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.

— Olhe lá! — disse o leão. — Aqueles urubus estão com fome e esperam para ver qual de nós dois será derrotado.

— Então, é melhor fazermos as pazes — respondeu o javali. — Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.

O LEÃO e o javali. In: ABREU, A. R. et al. Alfabetização: livro do aluno. Brasília: FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001614.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021. 

A alternativa que melhor resume a conclusão da história é

A

“é melhor ceder a sua vez para o outro”.

B

“é melhor derrotar os seus inimigos”.

C

“é melhor esquecer as inimizades”.

D

“é melhor lutar pelo alimento”.

Answer explanation

Nessa fábula, a moral é a de que “é melhor esquecer as inimizades”, como percebido no trecho “é melhor fazermos as pazes — respondeu o javali. — Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus” (gabarito C). A alternativa A está incorreta, porque o fato de se ceder ou não a vez ao outro não resume a conclusão da história e não é a moral da fábula. O aluno que considerou essa alternativa pode ter interpretado o trecho “Nenhum cedia a vez ao outro” e o fato da briga entre o leão e o javali como sendo a moral da história. A alternativa B está incorreta, porque “é derrotar seus inimigos” não resume a conclusão da história, visto que apresenta a ideia contrária à moral da fábula. O aluno que considerou essa alternativa pode ter interpretado o trecho “qual de nós dois será derrotado” e o fato da briga entre o leão e o javali como sendo a moral da história. A alternativa D está incorreta, porque “lutar pelo seu alimento” não resume a conclusão da história, mas apresenta uma ideia contrária à moral da fábula. O aluno que considerou essa alternativa pode ter interpretado a briga entre o leão e o javali como sendo uma briga pelo alimento, ligando-a incorretamente à moral da fábula.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o trecho da história para encontrar um exemplo de vocativo.

O Galo Tião e a Vaca Malhada

Após desembarcarem a vaca, as crianças correram para vê-la de perto.

O novo animal sacudiu o rabo e mugiu: muuu!!!

- Veja, ela gostou de nós! – falaram as crianças contentes.

Quando o fazendeiro se aproximou, disseram:

- Olha, pai, ela é toda malhada! E o nome ficou.

Tião ficou com muito ciúme do animal recém-chegado.

HECK, L. A. O Galo Tião e a Vaca Malhada. Lajeado, RS: Univates, 2005. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/eu00003a.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

Entre os termos sublinhados, a palavra do texto que tem a função de vocativo é

A

“pai”.

B

“Veja”.

C

“muuu”.

D

“disseram”.

Answer explanation

No texto, o vocativo aparece entre vírgulas quando um personagem chama o personagem “pai”, em “olha, pai, ela é toda malhada” (gabarito A). A alternativa B está incorreta, porque a forma verbal “Veja”, embora esteja isolada por vírgula e indique um pedido ao interlocutor — uma maneira de chamar a atenção —, ela não chama uma pessoa específica da narrativa e, portanto, não é um vocativo. O aluno que considerou essa alternativa pode ter interpretado o uso do imperativo seguido por vírgula como sendo um vocativo. A alternativa C está incorreta, porque “muuu” representa um som emitido pela vaca. Portanto, não é um vocativo. O aluno que considerou essa alternativa pode ter interpretado o uso de exclamação como indicativo de um vocativo. A alternativa D está incorreta, porque “disseram” é uma forma verbal utilizada nessa narrativa para indicar a fala dos personagens e, portanto, não tem a função de vocativo. O aluno que considerou essa alternativa pode ter focado no uso da vírgula antes de “disseram”, ignorando o sentido expresso pelo verbo no contexto desse texto.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 2 pts

Leia a fábula para identificar os tipos de palavras utilizadas.

O Cão e a Sombra

Um Cão levava na boca um pedaço de carne quando, ao passar por um riacho, viu no fundo da água a sombra da carne que parecia maior. Soltou a que levava nos dentes para tentar pegar a que via na água. O riacho levou para sua correnteza a verdadeira carne e a sombra, ficando o Cão sem uma nem outra.

SHAFAN, Joseph. O Cão e a sombra. In: As Fábulas de Esopo. Disponível em: https://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ea000378.pdf. Acesso em: 12 dez. 2021.

Entre os termos sublinhados na fábula, uma palavra oxítona é

A

“água”.

B

“maior”.

C

“carne”.

D

“riacho”

Answer explanation

A sílaba tônica (sílaba pronunciada com mais força) da palavra “maior” é a última, “-or” (mai-or). Portanto, ela é uma palavra oxítona (gabarito B). A alternativa A está incorreta, porque a sílaba tônica da palavra “água” é a penúltima (á-) e, portanto, ela é uma palavra paroxítona. O aluno que considerou essa alternativa pode ter confundido as classificações das palavras conforme a posição da sílaba tônica. A alternativa C está incorreta, porque a sílaba tônica de “carne” é a penúltima (car-) e, portanto, ela é uma palavra paroxítona. O aluno que considerou essa alternativa provavelmente desconhece, ou não identificou as classificações das palavras conforme a posição da sílaba tônica. A alternativa D está incorreta, porque a sílaba tônica de “riacho” está na penúltima (-a-) e, portanto, ela é uma palavra paroxítona. O aluno que considerou essa alternativa provavelmente desconhece, ou não identificou as classificações das palavras conforme a posição da sílaba tônica.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

De que substantivo vem o adjetivo espaçosa?

A

espacial

B

espaço

C

especial

Answer explanation

Do substantivo espaço.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Indique a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas.

a) álibi, ânimo, anônimo.

b) filantropo, Gilbraltar, ibero.

c) amáveis, heroico, enjoo.

d) geleia, difíceis, horror.

Answer explanation

Alternativa certa: c) aveis, heroico, enjoo.

Quanto às alternativas restantes:

a) álibi, ânimo, animo são palavras proparoxítonas. b) filantropo e ibero são palavras paroxítonas, mas Gibraltar é oxítona. d) geleia e diceis são palavras paroxítonas, mas horror é oxítona.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 2 pts

Em qual das alternativas todas as sílabas destacadas são tônicas?

a) Nobel, abacaxi, ímã.

b) tulipa, chuchu, funil.

b) tulipa, chuchu, funil.

d) rubrica, pudico, tórax.

Answer explanation

Alternativa certa: b) tulipa, chuchu, funil. Tulipa é uma palavra paroxítona, enquanto chuchu e funil são palavras oxítonas.

Quanto às alternativas restantes:

a) Estão corretas Nobel (oxítona) e ímã (paroxítona), mas abacaxi é oxítona. c) Estão corretas ínterim (proparoxítona) e bênção (paroxítona), mas item é paroxítona. d) Todas estão erradas, pois rubrica, pudico são palavras paroxítonas (caso fossem proparoxítonas, deveriam ser acentuadas). rax, por sua vez, é paroxítona. e) Estão corretas anel (oxítona) e ácaro (proparoxítona), mas bússola é proparoxítona.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Indique a alternativa em que todas as palavras têm a mesma classificação no que se refere ao número de sílabas:

a) enchiam, saíam, dormiu, noite b) feita, primeiro, crescei, rasteiras c) ruído, saudade, ainda, saúde d) eram, roupa, sua, surgiam e) dia, sentia, ouviam, loura

a) enchiam, saíam, dormiu, noite

b) feita, primeiro, crescei, rasteiras

c) ruído, saudade, ainda, saúde

d) eram, roupa, sua, surgiam

Answer explanation

ternativa c: ruído, saudade, ainda, saúde (ru-í-do, sau-da-de, a-in-da, sa-ú-de)

Quanto às alternativas restantes:

a) enchiam, saíam, dormiu, noite (en-chi-am, saí-am, dor-miu, noi-te) b) feita, primeiro, crescei, rasteiras (fei-ta, pri-mei-ro, cres-cei, ras-tei-ras) d) eram, roupa, sua, surgiam (e-ram, rou-pa, su-a, sur-gi-am) e) dia, sentia, ouviam, loura (di-a, sen-ti-a, ou-vi-am, lou-ra)