QUESTÕES

QUESTÕES

University

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

CCIO_QUIZ_RODADA_1

CCIO_QUIZ_RODADA_1

University

10 Qs

Licitação e Contratos Administrativos

Licitação e Contratos Administrativos

University

10 Qs

TLOG - RESPONSABILIDADE SOCIAL 2022 (3ª)

TLOG - RESPONSABILIDADE SOCIAL 2022 (3ª)

University

8 Qs

Sustentabilidade

Sustentabilidade

University

10 Qs

Avaliação 2 educação Financeira

Avaliação 2 educação Financeira

University

10 Qs

Quiz Revisão Cadeia de Suprimentos

Quiz Revisão Cadeia de Suprimentos

University

10 Qs

Quiz Margem de Segurança

Quiz Margem de Segurança

University

10 Qs

Bruning Tecnometal

Bruning Tecnometal

University

10 Qs

QUESTÕES

QUESTÕES

Assessment

Quiz

Education

University

Hard

Created by

Patrícia Leão

Used 1+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Acerca da teoria da empresa, analise os itens abaixo:

I. A teoria da empresa adotada no Código Civil vigente está fundamentada na concepção do ato de comércio enquanto elemento essencial para a geração de capital, contratos e trabalho.

II. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

III. Para que haja empresa, é necessária previamente a figura do sócio-empresário, que é a pessoa física maior de 18 (dezoito) anos com capacidade para manifestação de vontade.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

apenas I.

apenas II.

apenas III.

I, II e III.

Answer explanation

EMPRESA é atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços, EMPRESÁRIO (INDIVIDUAL) é quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços e, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, é a reunião de duas ou mais pessoas que exercem conjunta e profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

O Código Civil, instituído pela Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, define que o empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade. Diante disso, de acordo com o que dispõe o Código Civil sobre os documentos e livros contábeis, assinale a alternativa correta.

Após o encerramento do exercício, o Livro Diário e o Livro Razão deverão ser registrados no Registro Público de Empresas Mercantis, salvo disposição especial de lei.

A prescrição ou decadência dos fatos registrados no Livro Diário exige que o empresário e a entidade empresária guardem toda a documentação contábil pelo prazo de cinco anos, independentemente do tipo de documento que tenha sido registrado.

O empresário e a sociedade empresária deverão conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondências e demais papéis concernentes à sua atividade, enquanto não ocorrer prescrição ou decadência no tocante aos atos neles consignados.

O Livro Diário é indispensável para qualquer entidade, mas este pode ser substituído por fichas caso a entidade utilize a escrituração mecanizada, prescindindo de uso de livro apropriado para o lançamento do balanço patrimonial e do resultado econômico.

Answer explanation

C CORRETA. Art. 1.194. O empresário e a sociedade empresária são obrigados a conservar em boa guarda toda a escrituração, correspondência e mais papéis concernentes à sua atividade, enquanto não ocorrer prescrição ou decadência no tocante aos atos neles consignados.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No Livro II da Parte Especial do Código Civil estão dispostas regras quanto à caracterização e à capacidade do empresário individual.

Com base nas prescrições legais, analise as afirmativas a seguir.

I. Nos casos em que a lei autoriza o prosseguimento da empresa por incapaz, ainda que seu representante ou assistente seja pessoa que possa exercer atividade de empresário, o juiz poderá nomear um ou mais gerentes, se entender ser conveniente.

II. Considera-se empresário a pessoa natural, com firma inscrita na Junta Comercial, que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

III. Caso um servidor militar da ativa exerça atividade própria de empresário, todos os atos relacionados à empresa serão declarados nulos pelo juiz, porém ele responderá pelas obrigações contraídas até dois anos seguintes da data de sua prática.

Entre as alternativas de resposta apresentadas, está(ão) correta(s) somente:

I;

II;

III;

II eIII

Answer explanation

Gabarito: Alternativa A.

Comentário:

Item I: Correto! Nos termos do art. 975, § 1º, do CC/02: “Art. 975. Se o representante ou assistente do incapaz for pessoa que, por disposição de lei, não puder exercer atividade de empresário, nomeará, com a aprovação do juiz, um ou mais gerentes. § 1º Do mesmo modo será nomeado gerente em todos os casos em que o juiz entender ser conveniente”.

Item II: Errado! Nos termos do art. 966 do CC/02: “Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”. Ademais, embora o artigo 967 do CC estabeleça a obrigatoriedade do registro, a sua ausência implica em irregularidade.

Item III: Errado! Nos termos do art. 973 do CC/02: “Art. 973. A pessoa legalmente impedida de exercer atividade própria de empresário, se a exercer, responderá pelas obrigações contraídas.” Ou seja, não há que se falar em atos nulos.

4.

OPEN ENDED QUESTION

3 mins • 1 pt

João, brasileiro, casado sob o regime de comunhão universal de bens com Maria, residente e domiciliado em Minas Gerais, pretende constituir sociedade empresária com Carlos, brasileiro, solteiro, nascido em 2007, residente e domiciliado em São Paulo, para a consecução de compra e venda de produtos alimentícios.

Com relação à hipótese apresentada, CARLOS poderá exercer a administração da sociedade? Justifique.

Evaluate responses using AI:

OFF

Answer explanation

Carlos, por ser absolutamente incapaz, não poderá exercer a administração da sociedade, porém poderá dela fazer parte desde que seja devidamente representado e o capital social esteja totalmente subscrito e integralizado.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

De acordo com o regramento do direito de empresa no Código Civil,

os cônjuges podem constituir sociedade empresária entre si, independentemente do regime de bens adotado.

é desnecessária a outorga conjugal para alienação dos imóveis que integram o patrimônio da empresa de empresário casado, independentemente do regime de bens adotado no casamento.

a inscrição do empresário no Registro Público de Empresas Mercantis da respectiva sede só é obrigatória após o início da atividade empresarial.

não poderá ser considerado empresário quem exercer atividade intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

Answer explanation

CORRETA LETRA B. Art. 978. O empresário casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A inscrição do empresário ou sociedade empresária na junta comercial é requisito para sua caracterização, não sendo possível o exercício da empresa sem essa providência.

CERTO

ERRADO

Answer explanation

GABARITO - ERRADO

De acordo com o enunciado nº 198 do Conselho da Justiça Federal:

"A inscrição do empresário na Junta Comercial não é requisito para a sua caracterização, admitindo-se o exercício da empresa sem tal providência".