Recuperação suprema -  apenas para quem ficou abaixo da média.

Recuperação suprema - apenas para quem ficou abaixo da média.

7 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

MT AULÃO ENEM

MT AULÃO ENEM

KG - University

7 Qs

EXAMEN B1 S4 LAS INTERACCIONES ENTRE LOS ORGANISMOS

EXAMEN B1 S4 LAS INTERACCIONES ENTRE LOS ORGANISMOS

KG - University

9 Qs

Excretor

Excretor

9th Grade

10 Qs

1 ANO - RECUPERAÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA E MESOPOTÂMIA

1 ANO - RECUPERAÇÃO: PRÉ-HISTÓRIA E MESOPOTÂMIA

12th Grade

10 Qs

2º ANO- RECUPERAÇÃO de Ed. Física- 1TRI (aula 11a20)

2º ANO- RECUPERAÇÃO de Ed. Física- 1TRI (aula 11a20)

KG - University

10 Qs

Pulsus

Pulsus

University

10 Qs

Dino Buzzati

Dino Buzzati

11th Grade

10 Qs

Recuperação suprema -  apenas para quem ficou abaixo da média.

Recuperação suprema - apenas para quem ficou abaixo da média.

Assessment

Quiz

others

Hard

FREE Resource

7 questions

Show all answers

1.

OPEN ENDED QUESTION

30 sec • Ungraded

Nome e turma

Evaluate responses using AI:

OFF

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • Ungraded

1 - Leia o trecho a seguir “No ano do Senhor, 1348, aconteceu sobre quase toda a superfície do globo uma tal mortandade que raramente se tinha conhecido semelhante. Os vivos, de fato, quase não conseguiam enterrar os mortos, ou os evitavam com horror. Um terror tão grande tinha-se apoderado de quase todo o mundo, de tal maneira que, no momento que aparecia em alguém uma úlcera ou um inchaço, geralmente embaixo da virilha ou da axila, a vítima ficava privada de toda assistência, e mesmo abandonada por seus parentes”. PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 194-195.1. O trecho acima trata de um dos principais fatores que levou a crise do feudalismo no século XIV. Trata-se do/a:
a) Guerra dos Cem Anos, um exemplo típico de guerra medieval, que foi responsável pela morte de milhares de camponeses em toda a Europa.
b) Grande fome que matou milhares de europeus devido ao aumento do preço dos alimentos e a diminuição da produção agrícola.
c) Grande peste ou peste negra transmitida por pulgas que picavam os ratos e, depois, os seres humanos. Calcula-se que entre 1347 e 1350 a doença matou cerca de um terço da população europeia.
d) Revoltas camponesas que ocorreram tanto na França como na Inglaterra por conta do alto custo de vida nas cidades e aos altos impostos cobrados.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • Ungraded

2. Por que o tema da morte se tornou comum na arte e na literatura a partir do século XIV?
a) Devido ao grande número de mortos provocados pela peste negra, ao imaginário religioso, ao medo e a forma como a sociedade lidava com a doença e a morte naquele contexto.
b) Porque a morte se tornou um grande negócio. Coveiros, cuidadores e curandeiros fizeram grandes fortunas na Europa com a disseminação da peste negra.
c) A morte era tema mais comum na arte e literatura popular, pois a peste negra pouco atingiu as camadas sociais mais altas como o clero e a nobreza.
d) A Igreja Católica liderou uma enorme campanha de conscientização dos perigos da morte. O uso de máscaras e a ajuda mútua eram incentivados pelo clero católico.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • Ungraded

3. A Guerra dos Cem Anos foi um exemplo típico de guerra medieval: um conflito no interior da nobreza por títulos e senhorios. O conflito chegou ao fim em 1453 e foi vencido pelos franceses. Quais consequências a guerra trouxe tanto para a França como para a Inglaterra?
a) A nobreza se enfraqueceu, pois muitos nobres morreram no conflito. A cavalaria perdeu força diante do surgimento das armas de fogo e os reis tiveram sua autoridade confirmada.
b) A burguesia foi o principal grupo beneficiado com o fim do conflito, pois a partir daí tinham liberdade de comércio em toda a França e Inglaterra, bem como isenção de impostos.
c) Os camponeses se fortaleceram com o conflito porque eles eram maioria nos exércitos. Assim passaram a pressionar o rei por melhores salários e condições de vida.
d) A Igreja Católica foi favorecida com o conflito. A partir do fim da guerra dos cem anos todos os reis deveriam obrigatoriamente receber a coroa das mãos do papa.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • Ungraded

4 - Leia o trecho do texto a seguir “A feira de Bruges começa oito dias depois da Páscoa da Ressurreição e ao cabo de catorze dias começa de manhã a expor panos, tendo três dias de exposição; e acabando estes três dias, pela tarde grita-se ara e não se mostram mais panos; e depois há um termo de quinze dias para pagamentos na dita feira”. PEDRERO-SÁNCHEZ, Maria Guadalupe. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Unesp, 2000. p. 155.2. Sobre as feiras medievais assinale a alternativa correta.
a) As feiras medievais ocorriam tanto nas cidades como na zona rural. Eram alimentadas pelos produtores locais que vendiam os produtos cultivados no feudo.
b) As feiras eram controladas pela Igreja Católica. Por isso sempre se realizavam nos arredores de igrejas, conventos e seminários para melhor controle da atividade comercial.
c) As feiras na Idade Média eram realizadas sempre aos fins de semana e nas cidades para que as pessoas que viviam no campo pudessem fazer suas compras quando frequentavam a missa.
d) As feiras eram itinerantes, ficavam entre 15 e 60 dias em cada cidade. Aconteciam uma ou duas vezes por ano reuniam comerciantes de várias partes da Europa.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • Ungraded

5 - Leia o trecho do texto a seguir: “A invenção do arado pesado (charrua) tornou possível trabalhar com mais eficiência, em termos da produtividade do trabalho, os solos pesados do norte da Europa. Foi uma resposta tecnológica a uma mudança radical das condições agroecológicas ocasionada pela passagem da agricultura itinerante para a agricultura permanente”. ROMEIRO, Ademar Ribeiro. História do crescimento econômico: as origens político/culturais da Revolução Industrial. Texto para discussão, Campinas: Unicamp, n. 312, p. 73-75.1. A partir do extrato do texto acima, sobre as mudanças na agricultura na Idade Média, é correto afirmar que
a) Com uma maior produção de alimentos no campo a agricultura entrou em crise pois não havia compradores suficientes nas cidades.
b) O aumento da produção implicou em grandes deslocamentos de pessoas das cidades para o campo esvaziando-as e gerando uma grande crise comercial.
c) Com a ampliação das áreas cultivadas e a difusão das inovações técnicas, ocorreu um aumento da produção de alimentos, diminuição das mortes e aumento da expectativa de vida.
d) As mudanças na agricultura provocaram um aumento da produção, levando os senhores feudais a dispensar os camponeses para contratar mão de obra assalariada.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • Ungraded

6 - Leia a frase do historiador medievalista Jacques Le Goff sobre a cidade medieval: “A cidade contemporânea, apesar de grandes transformações, está mais próxima da cidade medieval do que esta última da cidade antiga”. LE GOFF, Jacques. Por amor às cidades. São Paulo: Unesp, 1998. p. 25. Em que sentido pode-se aproximar as cidades medievais das cidades contemporâneas?
a) A violência, a sujeira e a insegurança é um traço marcante de todas as cidades medievais assim como das cidades contemporâneas.
b) A concentração de populações em pequenos espaços, o comércio, a circulação do dinheiro, os prazeres, as festas e a presença de igrejas são comuns à cidade medieval e contemporânea.
c) A ausência de divertimentos, a baixa circulação do dinheiro e a intensa movimentação de pessoas são elementos em comum.
d) As leis rígidas de circulação de pessoas e mercadorias, o controle do comércio por grandes negociantes burgueses e o desemprego são os elementos que mais se aproximam.