Avaliação de História 2ª Série

Avaliação de História 2ª Série

9th - 12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

História

História

9th Grade

13 Qs

História - Absolutismo

História - Absolutismo

5th - 12th Grade

14 Qs

Mercantilismo

Mercantilismo

11th Grade

15 Qs

Salazar e o Estado Novo

Salazar e o Estado Novo

6th - 9th Grade

15 Qs

Primeira República do Brasil

Primeira República do Brasil

9th Grade

12 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

10th - 12th Grade

10 Qs

Alta Idade Média

Alta Idade Média

11th Grade

15 Qs

Fascismo e Nazismo

Fascismo e Nazismo

1st - 12th Grade

13 Qs

Avaliação de História 2ª Série

Avaliação de História 2ª Série

Assessment

Quiz

History

9th - 12th Grade

Medium

Used 5+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

 Nos primeiros tempos da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX, as fábricas apresentavam péssimas condições de instalação. Sua iluminação, ventilação e higiene era desapropriada para um ambiente que acomodava tantos trabalhadores. Não existiam nenhum equipamento de segurança, o que levava muitos operários a sofrerem acidentes constantes. Existiam severos regulamentos, que muitas vezes levavam aos maus-tratos dos trabalhadores. Indique quais eram as condições de trabalho dentro dessas fábricas.

Os trabalhadores viviam em plenas condições legais de trabalho. Exerciam funções exatas para sua área de atuação e estudo. Também tinham uma jornada de trabalho máxima de 6 horas diárias, o que lhes oportunizou uma vida digna com seus familiares.

As condições de trabalho eram das mais diversas. Os trabalhadores tinham a opção de operar as máquinas de suas casas, através de trabalho home office. Os empregadores ofereciam assistência tecnológica para que os operários manuseassem tudo por meio da internet.

As condições de trabalho dentro das fábricas eram boas, uma vez que todo o sistema era mecanizado e existia o uso de operação por meio de computadores. Os operários mantinham-se sentados operando as máquinas por meio informatizado. 

 Os trabalhadores enfrentavam um trabalho assalariado com baixa remuneração. Também tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, onde existiam, em geral, 15 minutos de folga para o almoço. Não existiam leis trabalhistas.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

A França do final do final do século XVIII era o país mais populoso da Europa e também um dos mais injustos. O sistema político vigente no período era denominado Antigo Regime, onde era praticado o absolutismo monárquico, um modelo de governo marcado pela concentração de poder nas mãos do rei. A sociedade francesa do período era estamental que era dividida em 3 estados. Que grupos pertenciam a essa sociedade estamental? 

A sociedade estamental era composta por 1° estado (ricos), 2° estado (classe média) e 3° estado (pobres). Cada uma dessas classes tinham um ganho econômico diferenciado e as classes mais pobres viviam em grande desigualdade social e econômica.

A sociedade estamental era composta pelo 1° estado (patrícios), 2° estado (plebeus e clientes) e 3° estado (escravos). Os patrícios eram os únicos considerados cidadãos com direitos garantidos socialmente por meios legais.

 Era composta pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia.

A sociedade estamental era composta pelo 1° estado (protestantes), 2° estado (católicos) e 3° estado (indivíduos que comungavam de crenças pagãs, como por exemplo, a adoração a deuses da natureza). Essa sociedade existia em função unicamente de posições religiosas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

 Sobre a economia brasileira durante o Segundo Reinado (1840-1889), é correto afirmar que:

O açúcar foi o principal produto de exportação brasileiro, muito produzido no sul do Brasil e contava com a utilização da mão-de-obra imigrante;

O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil.

O processo de industrialização se intensificou durante o Segundo Reinado, a indústria e bens de serviços representava mais de 50% do Produto Interno Bruto.

O açúcar e o café foram os principais produtos de consumo interno, por isso não foram exportados.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Durante o período do Segundo Reinado no Brasil, D. Pedro II teve que se adaptar ao jogo político, ora tendia para Liberais, ora para Conservadores. Sobre esses dois partidos, é correto afirmar que:

Ambos os partidos eram favoráveis à centralização política nas mãos do imperador e o apoiavam sem restrições em suas decisões.

O Partido Liberal (eram favoráveis à descentralização política) e o Partido Conservador (defendiam a centralização política), mas tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo.

 Não tinham interesse na manutenção da monarquia ou do escravismo, só se interessavam em assumir o poder e destituir o imperador.

O Partido Liberal defendia a centralização política e o Partido Conservador defendia a descentralização política.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Na França do Antigo Regime, gastando mais do que arrecadava, o governo de Luís XVI precisava cada vez mais de dinheiro para equilibrar suas contas. Diante dessa grave situação no país, o rei convocou a Assembleia dos Estados Gerais no ano de 1788, para discutir e procurar soluções possíveis. Quais eram as camadas sociais a que pertenciam esses Estados e como funcionava seu direito de voto?

As camadas sociais que pertenciam os estados eram compostas por 3º estados que comungavam dos mesmos privilégios socioeconômicos e políticos. O seu direito de voto era direcionado apenas três por estado.

As camadas sociais que pertenciam aos estados eram compostas por uma sociedade completamente democrática. Nessa Assembleia, além de todos indivíduos terem direito ao voto, também ocorriam debates em que ocorria participação dos cidadãos.

As camadas sociais que pertenciam os estados eram compostas por monarquia, nobreza e povo. Cada um desses estados, pelas leis do Direito Consuetudinário, dava a todos os indivíduos dessas classes sociais a que eles pertencessem tivessem direito de voz e voto. 

As camadas sociais que pertenciam aos estados eram compostas pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia. Na Assembleia, cada estado tinha direito a um voto.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 3 pts

Após a abertura dos trabalhos da Assembleia dos Estados Gerais, no palácio de Versalhes, em 5 de maio de 1789, os deputados do terceiro estado começaram a se movimentar para modificar seu funcionamento. Nos Estados Gerais, a votação era feita por estado e não de forma individual. Assim, o 3° estado sempre era derrotado, pois o 1° e o 2° votavam juntos. A burguesia pretendia que a votação fosse feita por indivíduo, o que tornaria possível uma aprovação de suas propostas. Qual foi o resultado alcançado pelo 3° estado na Assembleia dos Estados Gerais?

 Em junho de 1789, os representantes do Terceiro Estado proclamaram-se como Assembleia Nacional e juraram permanecer reunidos até conseguirem dar à França uma constituição mais justa a todos. Foi essa proclamação que impulsionou o espírito revolucionário da chamada Tomada da Bastilha.

Em setembro de 1789 os representantes do Terceiro Estado sentindo-se derrotados, por não terem sido aceitas suas exigências de representatividade, pediram a retirada de sua classe da Assembleia Geral dos Estados na França.

Os representantes do Terceiro Estado proclamaram-se como um estado independente. Criaram uma república autônoma dentro dos arredores de Paris e concentraram seus desejos na proclamação de sua primeira constituição.

Os representantes do Terceiro Estado aceitaram a decisão dos Primeiro e Segundo estado e mantiveram seu poder de voto unitário. Nessa reunião dos Estados Gerais foram aprovadas medidas que mantiveram os Primeiro e Segundo estados sob privilégios. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 5 pts

Frente às injustiças e falta de representatividade nos Estados Gerais, o Terceiro Estado juraram permanecer unidos até conseguirem dar à França uma Constituição. Essa luta espalhou-se por toda França, inclusive as notícias que o rei Luís XVI mandaria reprimir a Assembleia Nacional Constituinte organizada por eles. No dia 14 de julho de 1789, em Paris,uma multidão avançou sobre a fortaleza da Bastilha, como meio de protesto. Indique quais os pressupostos inseridos na conhecida Tomada da Bastilha:

O clero convoca suas mais altas instâncias e através de um documento exige a instauração de uma reforma protestante na França. Utilizando dos ideais calvinistas, os religiosos revoltosos transformaram esse evento em um marco histórico.

Aos gritos os revoltosos exigiam “pão, terras e liberdade”. Guiando-se pelos ideais comunistas, os participantes da Aliança Popular pretendiam lutar contra as forças do integralismo, e formar um governo popular-nacional-revolucionário.

Aos gritos, os revolucionários repetiam o lema iluminista “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” ao invadir a Bastilha, uma prisão (desativada) que simbolizava os abusos do absolutismo monárquico na França.

Com a Tomada da Bastilha os revoltosos desejavam retirar o czar do poder. Acabar com os privilégios da aristocracia e construir um governo com a participação dos trabalhadores rurais e das indústrias. A Tomada da Bastilha simbolizou a instalação do socialismo na França. 

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?