2º Ano - Recuperação de História – 1º Trimestre – Revoluções

2º Ano - Recuperação de História – 1º Trimestre – Revoluções

3rd Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

História

História

9th Grade

13 Qs

Antigo regime

Antigo regime

8th Grade

14 Qs

História - Absolutismo

História - Absolutismo

5th - 12th Grade

14 Qs

Mercantilismo

Mercantilismo

11th Grade

15 Qs

Mesopotâmia

Mesopotâmia

6th Grade

10 Qs

Roma -república

Roma -república

6th Grade

10 Qs

PRIMEIRO REINADO

PRIMEIRO REINADO

10th Grade

10 Qs

Revolução Francesa

Revolução Francesa

10th - 12th Grade

10 Qs

2º Ano - Recuperação de História – 1º Trimestre – Revoluções

2º Ano - Recuperação de História – 1º Trimestre – Revoluções

Assessment

Quiz

History

3rd Grade

Hard

Used 10+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar:

o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.

a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.

a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos.

o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

A França do final do final do século XVIII era o país mais populoso da Europa e também um dos mais injustos. O sistema político vigente no período era denominado Antigo Regime, onde era praticado o absolutismo monárquico, um modelo de governo marcado pela concentração de poder nas mãos do rei. A sociedade francesa do período era estamental que era dividida em 3 estados.

Que grupos pertenciam a essa sociedade estamental?

A sociedade estamental era composta por 1º estado (ricos), 2º estado (classe média) e 3º estado (pobres). Cada uma dessas classes tinham um ganho econômico diferenciado e as classes mais pobres viviam em grande desigualdade social e econômica.

A sociedade estamental era composta pelo 1º estado (patrícios), 2º estado (plebeus e clientes) e 3º estado (escravos). Os patrícios eram os únicos considerados cidadãos com direitos garantidos socialmente por meios legais.

Era composta pelo 1º estado, com o Clero (os membros da Igreja católica). O 2º estado, com a Nobreza (os membros da monarquia e da nobreza cortesã, provincial e de toga) e o 3º estado, com os trabalhadores urbanos, os camponeses e a burguesia.

A sociedade estamental era composta pelo 1º estado (protestantes), 2º estado (católicos) e 3º estado (indivíduos que comungavam de crenças pagãs, como por exemplo, a adoração a deuses da natureza). Essa sociedade existia em função unicamente de posições religiosas.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Na França do século XVIII o 1º Estado possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas sobre batismo, casamento e sepultamento e o 2º Estado possuíam terras, poder e privilégios. Vivia à custa do Estado ou da exploração do trabalho dos camponeses, estes não pagavam impostos. Existia nessa sociedade estamental o 3º Estado que era a maioria da população. Aponte a afirmativa que revela como vivia esse 3º Estado.

O 3º Estado eram os únicos que pagavam impostos exorbitantes. Os camponeses e Sans-Culottes viviam em situação de miséria e a burguesia não tinham liberdade econômica, assim não podiam participar das decisões políticas.

O 3º Estado vivia de forma semelhante ao 2º Estado. Viviam nos palácios, ou em residências localizadas no campo. Tinham direitos equivalentes aos dos nobres, uma vez que a partir de conquistas políticas conseguiram alcançar uma sociedade mais justa.

O 3º Estado vivia sob um regime de total igualdade de direitos com o resto da população do 1º e 2º Estados. Os camponeses e os Sans-Culottes desfrutavam de uma situação econômica bastante favorável.

O 3º Estado apesar das diferenças sócio-políticas e econômicas do 1º e 2º Estado tinham uma constituição que os garantia alguns direitos como a participação no desenvolvimento de leis e na distribuição econômica da nação francesa.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres...; Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego. Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801. Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:

como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.

a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.

na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.

o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.

a independência do Haiti foi concedida por Napoleão Bonaparte, com base nos princípios liberais.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Leia o trecho a seguir: “François Dominique Toussaint, que mais tarde adotou o nome de Toussaint L’Ouverture (abertura em francês, sinalizando algo de novo), vinha de uma linhagem de chefes da etnia aja, na África. Seu pai fora aprisionado e trazido a São Domingos em navio negreiro. O colono que o comprou […] percebeu ser ele uma pessoa fora do comum e lhe deu certa liberdade na fazenda de produção açucareira, permitindo que cultivasse uma horta […].” PRADO, Maria Ligia; PELLEGRINO, Gabriela. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014. p. 15-16. Sobre Toussaint L’Ouverture é correto afirmar:

Se tornou o primeiro presidente do Haiti quando o país proclamou sua independência da França em 1804.

Foi o principal líder na repressão à revolta de escravos ocorrida no Haiti que pretendia extinguir a escravidão e expulsar os franceses brancos.

Liderou o levante de escravizados no Haiti e governou a ilha entre 1794 e 1802. Mas foi preso quando as tropas de Napoleão invadiram a ilha.

Liderou a revolta dos escravos no Haiti, mas traiu o movimento e se aliou aos franceses durante o governo de Napoleão, ajudando-os a acabar com a revolta.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Indique quais eram as condições de trabalho dentro dessas fábricas no início da Revolução Industrial.

Os trabalhadores viviam em plenas condições legais de trabalho. Exerciam funções exatas para sua área de atuação e estudo. Também tinham uma jornada de trabalho máxima de 6 horas diárias, o que lhes oportunizou uma vida digna com seus familiares.


Os trabalhadores enfrentavam um trabalho assalariado com baixa remuneração. Também tinham que enfrentar jornadas de trabalho que chegavam a 16 horas por dia, onde existiam, em geral, 15 minutos de folga para o almoço. Não existiam leis trabalhistas.


As condições de trabalho dentro das fábricas eram boas, uma vez que todo o sistema era mecanizado e existia o uso de operação por meio de computadores. Os operários mantinham-se sentados operando as máquinas por meio informatizado. 


As condições de trabalho eram das mais diversas. Os trabalhadores tinham a opção de operar as máquinas de suas casas, através de trabalho home office. Os empregadores ofereciam assistência tecnológica para que os operários manuseassem tudo por meio da internet. 

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os operários das fábricas recebiam salários baixíssimos, viviam péssimas condições de trabalho e duras jornadas de até 17 horas e também eram proibidos de se associarem para reivindicar seus direitos. Dessa relação entre operários e proprietários de fábricas vai desencadear-se uma situação de desigualdade e exploração para com os trabalhadores.

Aponte a afirmativa que expõe como os trabalhadores viviam no período da Revolução Industrial.

Os trabalhadores moravam em bairros afastados das fábricas, porém recebiam transporte que os encarregava de chegar ao destino do trabalho. As residências dos operários eram organizadas em vilas onde, construídas pelas empresas, se oferecia uma vida digna a sua família.

Os trabalhadores moravam próximos às fábricas e eram vítimas da poluição do ar, suas famílias amontoavam-se em cortiços e faltava condições de higiene, saneamento, educação e cuidado com as crianças - ocorria a proliferação de doenças.

Os trabalhadores viviam de maneira digna, uma vez que mantinham relações de diálogo com os proprietários das fábricas, também existia o oferecimento de planos de saúde para esses trabalhadores e suas famílias.

Os trabalhadores viviam de modo comunitário, apesar de receberem salários baixos e em péssimas condições de trabalho, suas residências eram prósperas, pois recebiam vales-alimentação, o que os possibilitou a alimentar decentemente sua família.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?