Avaliação de História - 3ª Série

Quiz
•
History
•
9th - 12th Grade
•
Medium
Used 5+ times
FREE Resource
10 questions
Show all answers
1.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 4 pts
A Revolução Industrial desenvolveu-se na segunda metade do século XVIII na Inglaterra. Foi na Inglaterra também que desenvolveram-se as primeiras máquinas a vapor e as primeiras fábricas. O pioneirismo inglês só ocorreu porque esse país reunia condições sociais, econômicas, políticas e tecnológicas favoráveis para seu desenvolvimento. Sobre o pioneirismo inglês na Revolução Industrial assinale a alternativa correta:
Entre os fatores que favoreceram o pioneirismo inglês na Revolução Industrial, podemos citar o acúmulo de capital, ocasionado pelo enriquecimento da burguesia. As reservas de ferro e de carvão mineral, construía as máquinas e o carvão mineral era sua fonte de energia. Também podemos citar a mão de obra barata, onde os camponeses que migraram para a cidade eram submetidos a salários baixos.
Os fatores que favoreceram a instalação pioneira da Revolução Industrial na Inglaterra foram o enriquecimento da monarquia, que foi fortalecida com o Absolutismo, e o uso do dínamo, que era a fonte de energia que faria as máquinas movimentarem-se.
O pioneirismo inglês ocorreu porque a burguesia havia realizado uma revolução onde os privilégios da monarquia foram retirados e essa burguesia alcança uma maior representatividade política e econômica.
Os fatores que favoreceram a instalação da primeira revolução industrial na Inglaterra foram o fortalecimento da nobreza local com leis que garantiam seu abono de impostos e uma mão de obra especializada, que mesmo encarecendo a produção local trouxe mais qualidade para a mesma.
2.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 4 pts
Durante o período do Segundo Reinado no Brasil D. Pedro II teve que se adaptar ao jogo político, ora tendia para Liberais, ora para Conservadores. Sobre esses dois partidos, é correto afirmar que:
Ambos os partidos eram favoráveis a centralização política nas mãos do imperador e o apoiavam sem restrições em suas decisões.
O Partido Liberal (eram favoráveis à descentralização política) e o Partido Conservador (defendiam a centralização política), mas tinham interesses semelhantes: ambos desejavam manter a ordem estabelecida, a monarquia e o escravismo.
Não tinham interesse na manutenção da monarquia ou do escravismo, só se interessavam em assumir o poder e destituir o imperador.
O Partido Liberal defendia a centralização política e o Partido Conservador defendia a descentralização política.
3.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 4 pts
Sobre a economia brasileira durante o Segundo Reinado (1840-1889), é correto afirmar que:
O açúcar foi o principal produto de exportação brasileiro, muito produzido no sul do Brasil e contava com a utilização da mão-de-obra imigrante;
O açúcar e o café foram os principais produtos de consumo interno, por isso não foram exportados.
O processo de industrialização se intensificou durante o Segundo Reinado, a indústria e bens de serviços representava mais de 50% do Produto Interno Bruto.
O café foi o principal produto de exportação, produzido principalmente na região sudeste do Brasil.
4.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 3 pts
[...] Mesmo depois de abolida a escravidão // negra é a mão de quem faz a limpeza // lavando a roupa encardida, esfregando o chão // negra é a mão, é a mão da pureza // negra é a vida consumida ao pé do fogão // negra é a mão nos preparando a mesa // limpando as manchas do mundo com água e sabão [...]
As ações desempenhas pelos negros, nos versos dessa canção, tornaram-se comuns no Brasil, entre outras coisas, porque:
A Lei Áurea previa que, aos alforriados, seria garantido com exclusividade o exercício de profissões que demandassem habilidade manual, em face do desinteresse dos negros pela ciência;
Estudos antropológicos de grandes universidades demonstraram que a habilidade manual era inerente ao povo negro ou mesmo criolo e mestiço, nascido no Brasil.
A abolição da escravidão se fez sem uma preocupação política de garantir ao povo negro acesso à cidadania plena e sem a garantia de condições para a conquista da igualdade intelectual;
As atividades intelectuais, consideradas supérfluas em fins do século XIX, foram relegas a um plano secundário pelo Estado e pela sociedade em todos os níveis, limitando, igualmente, a ascensão de negros, mestiços e brancos.
5.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 3 pts
A proclamação da República, representa basicamente:
uma profunda transformação na estrutura política e social do Brasil.
uma modificação do regime político sem grande influência na estrutura econômica e social do País.
a introdução do sistema democrático no Brasil.
o fim do período colonial brasileiro.
6.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 4 pts
A figura de coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Normalmente, tratava-se de grandes fazendeiros que utilizavam seu poder para formar uma rede de clientes políticos e garantir resultados de eleições. Era usado o voto de cabresto, por meio do qual o coronel obrigava os eleitores de seu “curral eleitoral” a votarem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas, para que votassem de acordo com os interesses do coronel. Mas recorria-se também a outras estratégias, como compra de votos, eleitores-fantasma, troca de favores, fraudes na apuração dos escrutínios e violência.
Com relação ao processo democrático do período registrado no texto, é possível afirmar que:
O eleitor não podia eleger o presidente da República.
O coronel aprimorou o processo democráticoao instituir o voto secreto.
O coronel se servia de todo tipo de recursos para atingir seus objetivos políticos.
O eleitor era soberano em sua relação com o coronel.
7.
MULTIPLE CHOICE QUESTION
3 mins • 4 pts
O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas “puros”, como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao “parlamentarismo sem povo” do Segundo Reinado sucedeu uma República praticamente “sem povo”, ou seja, sem cidadania democrática.
Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando o processo histórico de implantação e de consolidação da República no Brasil, é correto inferir que:
A História do Brasil, em geral, se faz por mudanças bruscas e radicais, que transformam integralmente a fisionomia social e política do país.
O movimento republicano apresentava divisões ideológicas e defendia distintos projetos de República com a intenção de implantá-los no Brasil.
A facilidade para a derrubada do regime monárquico explica-se pelo vigoroso apoio popular às teses republicanas e pelo desprestígio pessoal de D. Pedro II.
Create a free account and access millions of resources
Similar Resources on Wayground
10 questions
Revolução Francesa e Era Napoleônica

Quiz
•
11th Grade
15 questions
A II Guerra Mundial

Quiz
•
9th Grade
10 questions
revolução francesa

Quiz
•
9th Grade
14 questions
PROVA ERA VARGAS

Quiz
•
12th Grade
13 questions
Ditadura Militar (1964-1985)

Quiz
•
9th Grade
10 questions
Regime Militar

Quiz
•
9th Grade
10 questions
Era Vargas

Quiz
•
9th Grade
13 questions
revolução francesa

Quiz
•
12th Grade
Popular Resources on Wayground
11 questions
Hallway & Bathroom Expectations

Quiz
•
6th - 8th Grade
20 questions
PBIS-HGMS

Quiz
•
6th - 8th Grade
10 questions
"LAST STOP ON MARKET STREET" Vocabulary Quiz

Quiz
•
3rd Grade
19 questions
Fractions to Decimals and Decimals to Fractions

Quiz
•
6th Grade
16 questions
Logic and Venn Diagrams

Quiz
•
12th Grade
15 questions
Compare and Order Decimals

Quiz
•
4th - 5th Grade
20 questions
Simplifying Fractions

Quiz
•
6th Grade
20 questions
Multiplication facts 1-12

Quiz
•
2nd - 3rd Grade