Recuperação de história-prof Berenice sétimo

Recuperação de história-prof Berenice sétimo

7th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Renascimento

Renascimento

7th Grade

10 Qs

08/07 - 7° - EFAF

08/07 - 7° - EFAF

6th - 8th Grade

14 Qs

Atividade Diagnóstica

Atividade Diagnóstica

7th Grade

10 Qs

Cruzadas

Cruzadas

7th Grade

10 Qs

História do BRASIL

História do BRASIL

7th Grade

10 Qs

Feudalismo

Feudalismo

7th Grade

10 Qs

A colonização espanhola na América

A colonização espanhola na América

7th Grade

12 Qs

Brasil Colonial: Economia e Sociedade

Brasil Colonial: Economia e Sociedade

7th Grade

10 Qs

Recuperação de história-prof Berenice sétimo

Recuperação de história-prof Berenice sétimo

Assessment

Quiz

History

7th Grade

Hard

Created by

BERENICE GOMES

Used 2+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Fome e falta de higiene colaboraram para uma terrível epidemia, “a grande peste” ou “peste negra” atingisse toda Europa, desde Portugal até a Rússia. Houve casos em que a população abandonou sua cidade só por ouvir dizer que a peste vinha chegando. Podemos apontar como consequência da epidemia conhecida como “Peste Negra”:

Fortalecimento dos senhores feudais. Quando a pandemia começou a se alastrar pela Europa, os senhores feudais impediram a circulação de pessoas entre os feudos, garantindo assim que a pandemia não se alastrasse e ao mesmo aumentou seu poder sobre os servos.

Acentuado declínio do feudalismo. Enfraquecimento da nobreza, milhares de mortos morreram devido à pandemia, que assolou todas as classes sociais. A fome se alastrou pela Europa, provocando revoltas sociais em vários locais.

 A abundância de alimentos, uma vez que a pandemia dizimou um terço da população europeia, com menos pessoas no continente houve uma maior oferta de alimentos e consequentemente os preços diminuíram. A população mais pobre tinha, portanto, acesso à comida.

Houve o fortalecimento da Igreja Católica em todo o território europeu, pois era a única instituição que acolhia os camponeses desesperados pela expansão das doenças. Para se proteger da pandemia, as famílias passaram a viver nas igrejas, fortalecendo assim o poder dos padres e bispos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

 As cruzadas, expedições que ocorreram entre os séculos XI e XIII foram responsáveis por diversas transformações na Europa, como, por exemplo, o declínio da Idade Média. Esse período da história que inicia-se no século V, com a queda do Império Romano, termina por volta do século XV. Sobre as consequências das cruzadas assinale a alternativa correta:

Menor participação dos europeus no comércio de especiarias e artigos de luxo orientais pelo mar Mediterrâneo, que era controlado pelos muçulmanos. Os muçulmanos mantiveram o controle das rotas comerciais durante séculos, só abriram o comércio pelo mediterrâneo ao fim da Segunda Guerra Mundial.

 As Cruzadas provocaram um grande desabastecimento na Europa, marcando o declínio da Idade Média e o fortalecimento do poder dos senhores feudais, que passaram administrar vastas regiões na Europa, uma vez que as Cruzadas houve o deslocamento de um grande contingente populacional para a Ásia.

Uma das principais consequências das Cruzadas foi o declínio populacional europeu devido a mortalidade que elas causaram. Essa diminuição populacional permitiu a dominação do território europeu por outros povos, em especial os povos do Oriente que se estabeleceram nas principais cidades europeias.

 Enfraquecimento da nobreza guerreira, que se endividou e perdeu parte de seus membros nas Cruzadas. A Nobreza, que durante o período medieval foi uma grande detentora de poder, se enfraquece com as cruzadas, ao mesmo tempo há a ascensão dos comerciantes que deram origem à burguesia.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

As artes liberais compreendiam o trivium e quadrivium, que eram uma forma de ensino preparatório para o aluno cursar os ensinos mais específicos: medicina, teologia, artes e direito. O que estes estudos compreendiam?

Compreendia o estudo de filosofia, economia e geometria

O Trivium compreendia estudos de gramática, retórica e lógica; e o Quadrivium de  aritmética, geometria, música e astronomia.

Os alunos dedicavam-se ao estudo da Bíblia, matemática e geografia.

O Trivium e o Quadrivium dedicava-se aos estudos de pintura e escultura.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A partir do século XI a produção de alimentos aumentou. Com isso o sobrava passou a ser vendido. As cidades cresceram e  surgiram burgos. O comércio de produtos vindos da Ásia, possibilitaram o comércio de artigos de luxo, comprados por nobres e membros do clero. Esse comércio favoreceu as feiras medievais. Sobre as feiras medievais é correto afirmar:

As feiras medievais duravam de 15 a 60 dias, aconteciam uma ou duas vezes por ano e reuniam mercadores vindos dos mais diferentes lugares. Os cambistas colocavam as moedas sobre um banco de madeira para examiná-las. Por isso, receberam o nome de banqueiros.

As feiras medievais ocorriam no interior dos castelos da nobreza. Dessa forma os burgueses que viviam no interior desses castelos conseguiam controlar o comércio na região e assim evitar a concorrência.

As feiras medievais eram muito parecidas com as feiras atuais. Uma vez por semana os agricultores vinham até as cidades e montavam suas barracas com frutas, verduras e hortaliças e ao final repartiam os ganhos com o nobre dono da cidade.

Eram realizadas somente aos fins de semana. Vinham produtores locais de diferentes partes da região para vender seus produtos, nelas se encontravam somente produtos alimentícios, não sendo encontrados tecidos ou artesanato

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Na Europa Ocidental, durante a Idade Média, o feudo era a unidade principal, com produção agrícola auto suficiente, descentralização política e grande influência da Igreja. A partir do século XI, na Europa feudal foram introduzidas importantes inovações técnicas na agricultura. Leia as proposições a seguir:

O abandono do sistema de cultura em três campos chamado de rotação trienal, isto é, a divisão da terra cultivável em três campos, cada um com um tipo de cereal e deixando um deles em repouso.

O uso do arado de ferro chamado de charrua em lugar do arado de madeira e assim conferir mais força e consequentemente maior desenvolvimento do trabalho.

A evolução e a multiplicação de arado de madeira, acionados pela tração humana.

O uso do pilão para aumentar a velocidade,, a quantidade e a qualidade da moagem de grãos contribuindo assim para um aumento da oferta de alimentos.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

A Partir de 1830 começam a entrar no Brasil, os primeiros Iorubás. Até o ano de 1850 (data em que foi proibido o comércio de escravos africanos pelo oceano Atlântico) entraram milhares de iorubás como escravos. Assinale a alternativa que apresenta qual foi o principal porto de entrada desse povo no Brasil bem como um dos seus motivos principais.

Rio de Janeiro, na época capital do país e principal área receptora de escravos. Os iorubás ali desembarcados foram encaminhados principalmente para trabalhar nas indústrias de tecidos que se formaram no século XIX.

Paranaguá localizado no Paraná devido a sua localização estratégica no comércio com os países platinos (Uruguai e Argentina) e pelo fato da necessidade de trabalhadores para as lavouras de erva-mate no litoral e planalto curitibano.

Salvador na Bahia. Um importante porto receptor de escravos. Os iorubás ali desembarcados foram empregados sobretudo em trabalhos urbanos e domésticos na cidade de Salvador e no recôncavo baiano.

 Santos no litoral de São Paulo porque era o maior exportador de soja naquele período. Os escravos ali desembarcados foram encaminhados para trabalhar nas lavouras de soja e milho do interior da província de São Paulo.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

“Alguns dos vestígios arqueológicos mais importantes dessa região estão em Ifé, terra de iorubás [...]. Conforme relatos orais, um líder divinizado chamado Odudua foi responsável pela prosperidade de Ifé, cidade onde vigorou um sistema político-religioso adotado por várias outras cidades e reinos dessa área. [...]” SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007. p. 36.

Assinale a alternativa que contém uma afirmação correta sobre a organização política dos iorubas

Como os iorubás eram povos nômades, sem residência fixa, não havia governante em nenhuma cidade ou aldeia, todos viviam sem nenhuma lei e eles não tinham nenhuma autoridade pois viviam em coletividades.

Em Ifé, o poder político e religioso era exercido pela mesma pessoa, o oni; ele administrava a cidade, distribuía a justiça e era o responsável pelos cultos religiosos visando às boas colheitas.

Os iorubás formaram um poderoso império que dominou vastos territórios no sul e sudeste da África.

Os iorubás preocupavam-se mais com o comércio, assim o poder estava concentrado apenas nas mãos dos comerciantes.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?