Avaliação de História: Rebeliões na América Colonial

Avaliação de História: Rebeliões na América Colonial

8th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

QUIZ SOBRE A CONJURAÇÃO MINEIRA E BAIANA

QUIZ SOBRE A CONJURAÇÃO MINEIRA E BAIANA

8th Grade

14 Qs

Conjuração Baiana

Conjuração Baiana

8th Grade

10 Qs

Revisão P2

Revisão P2

8th Grade

15 Qs

Revolta dos Búzios

Revolta dos Búzios

8th Grade

6 Qs

Crise do ciclo do açúcar e mineração

Crise do ciclo do açúcar e mineração

8th Grade

13 Qs

ATIVIDADES 2º TRIMESTRE

ATIVIDADES 2º TRIMESTRE

8th Grade

10 Qs

Abolicionismo na Conjuração Baiana

Abolicionismo na Conjuração Baiana

8th Grade

10 Qs

Conjuração Baiana

Conjuração Baiana

8th Grade

8 Qs

Avaliação de História: Rebeliões na América Colonial

Avaliação de História: Rebeliões na América Colonial

Assessment

Quiz

History

8th Grade

Hard

Created by

ARTUR LOPES

Used 6+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

O termo América Portuguesa, como o próprio nome sugere, refere-se às colônias e possessões do Reino de Portugal no continente americano, especificamente, o território que viria ser o Brasil. Esse período vai de 1530, com a instalação das primeiras capitanias hereditárias, até 1815, com a elevação da colônia à categoria de Reino Unido a Portugal. Ao longo desse período, ocorreram diversas revoltas lideradas por membros da sociedade colonial, insatisfeitos com o domínio português. Seus objetivos, entretanto, eram sempre muito diversos. Dividimos essas revoltas em duas categorias:

Unionistas e Federalistas

Monarquistas e Lealistas

Nativistas e Separatistas

Comunistas e Anarquistas

Answer explanation

Media Image

Chamamos de revoltas nativistas, rebeliões ocorridas durante o período colonial, lideradas por nativos locais que se sentiam oprimidos e explorados pelos colonizadores estrangeiros. Esses movimentos tinham como objetivo reivindicar direitos, autonomia política e econômica, resistindo à dominação estrangeira. Já as revoltas separatistas ocorrem quando um grupo social e político busca se separar de um estado ou país existente, com o objetivo de estabelecer sua própria entidade política autônoma ou independente.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Tanto as revoltas nativistas quanto as separatistas são formas de expressão das aspirações de determinados grupos em relação à sua autonomia e liberdade política, social e cultural. Esses movimentos podem variar em intensidade e duração, tendo impactos significativos na reconfiguração dos territórios e nas relações políticas e sociais. A história do Brasil, quando ainda era uma colônia de Portugal (1530 a 1815), registra duas revoltas de caráter separatista, no caso:

Aclamação de Amador Bueno (1640) e Guerra dos Emboabas (1708)

Guerra dos Mascates (1710-1711) e Revolta de Beckman (1684)

Revolta de Vila Rica (1720) e Revolta de Filipe dos Santos (1720)

Conjuração Mineira (1789) e Conjuração Baiana (1798)

Answer explanation

Media Image

A Conjuração Mineira e a Conjuração Baiana foram movimentos de caráter revolucionário que ocorreram durante o período colonial do Brasil, no final do século XVIII. Ambas as conjurações tinham como objetivo principal a busca pela independência e a luta contra a opressão política e econômica imposta pela coroa portuguesa. Embora esses movimentos não tenham alcançado seus objetivos imediatos, contribuíram para a disseminação de ideias de independência, igualdade e liberdade, que mais tarde seriam fundamentais para a luta pela independência do Brasil em 1822.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Complete o espaço em branco:

"A aclamação de Amador Bueno ou Revolta de Amador Bueno, foi uma revolta arquitetada por colonos espanhóis ocorrida em São Paulo dos Campos de Piratininga em 1641, logo após a Aclamação real de Dom João IV. É tida como a primeira manifestação de caráter ​__________ da América Portuguesa"

nativista

separatista

monarquista

comunista

Answer explanation

Media Image

A aclamação de Amador Bueno foi um evento ocorrido no Brasil colonial em 1641. Amador Bueno da Ribeira era um fazendeiro e militar de origem portuguesa que vivia na região de São Paulo. Na época, o Brasil estava sob o domínio espanhol devido à União Ibérica, que unificou as coroas de Portugal e Espanha. Durante esse período, surgiram sentimentos de resistência e desejo de restaurar a independência portuguesa. Em 1º de dezembro de 1641, no Pátio do Colégio em São Paulo, Amador Bueno foi aclamado como rei, em um gesto simbólico de proclamação da independência de Portugal em relação ao domínio espanhol

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Tanto a Conjuração Mineira (1789) quanto a Conjuração Baiana (1798), únicas revoltas de caráter separatista a ocorrer na América Portuguesa, foram fortemente influenciadas pelos ideais iluministas e por dois dos principais eventos da História Contemporânea, ocorridos em anos anteriores, no caso:

a Revolução Puritana e a Revolução Gloriosa

a Revolução Americana e a Revolução Francesa

a Revolução Russa e a Revolução Bolchevique

a Revolta dos Cipaios e a Guerra do Ópio

Answer explanation

Media Image

As revoluções americana e francesa tiveram influências significativas nas conjurações baiana e mineira, que foram movimentos de cunho separatista e emancipacionista ocorridos na América Portuguesa. Seu impacto foi principalmente ideológico. Os ideais de liberdade, igualdade, direitos individuais e soberania popular promovidos por essas revoluções influenciaram os movimentos separatistas e emancipacionistas, estimulando o desejo de independência e transformação política.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A Conjuração Baiana também é denominada como Revolta dos Alfaiates. Isso se deve pelo fato desta rebelião, ao contrário da Conjuração Mineira:

ter a participação de indivíduos das camadas mais altas e das camadas populares da sociedade colonial

ter a participação exclusiva de membros da elite colonial

ter a participação apenas de africanos escravizados de origem muçulmana

ser composta por uma aliança entre franceses, holandeses e indígenas

Answer explanation

Media Image

Conjuração Baiana, também denominada como Revolta dos Alfaiates, e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter ​ ou emancipacionista ocorrido entre 1798 e 1799 na Capitania da Bahia, durante o período colonial do Brasil. É considerado pela historiografia tradicional um movimento de caráter popular, que defendia a independência, a igualdade racial, um governo republicano, democrático, com livre comércio e abertura dos portos, além de um salário maior para os soldados. O movimento teve participação de pessoas com profissões mais simples, como sapateiros, bordadores, ex-escravos e escravos, além de alfaiates. A revolta teve grande influência de ideias iluministas, que ganharam força com a Revolução Francesa, além de alguns processos de independência no continente americano, como Estados Unidos e Haiti, junto com a Conjuração Mineira.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

Joaquim José da Silva Xavier, conhecido popularmente como Tiradentes, é lembrado como um mártir da luta pela independência do Brasil e como um símbolo de resistência contra o domínio colonial. Sua figura ganhou grande importância histórica e simbólica, sendo considerado um dos heróis nacionais. O Dia de Tiradentes, em 21 de abril, é celebrado como feriado nacional em sua homenagem. Sobre isso, é correto afirmar:

A Conjuração foi vitoriosa e instaurou uma ditadura militar que durou até 1889

A Conjuração foi vitoriosa e implantou no Brasil uma monarquia parlamentarista

A Conjuração não teve sucesso e Tiradentes foi o único dos envolvidos condenado à morte

A Conjuração não teve sucesso e Tiradentes foi condenado ao exílio, na África

Answer explanation

Media Image

Joaquim José da Silva Xavier foi um importante líder da Conjuração Mineira, movimento de caráter separatista ocorrido no final do século XVIII na América Portuguesa. Nascido em 1746 em Minas Gerais, era filho de portugueses e exerceu diversas profissões ao longo de sua vida, incluindo a de dentista, daí o apelido "Tiradentes". Ele desempenhou um papel ativo na articulação da Conjuração e na organização de reuniões secretas. No entanto, a conspiração foi descoberta pelas autoridades portuguesas em 1789, e Tiradentes foi preso. Ele foi acusado de traição e de liderar uma rebelião contra a Coroa portuguesa. Em 1792, após um longo processo, Tiradentes foi condenado à morte por enforcamento, sendo executado em 21 de abril daquele ano.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

10 mins • 1 pt

A colonização da América possui diversas especificidades, que variam conforme o contexto histórico e geográfico. Pioneiros no processo, Portugal e Espanha não tardaram em estabelecer colônias de exploração, com o objetivo de extrair recursos naturais, como metais preciosos, especiarias e produtos agrícolas, empregando trabalho compulsório ou escravista, de indígenas e africanos. Os ingleses, por outro lado, encontraram algumas dificuldades, optando inicialmente pelo modelo de:

colônias de livre comércio

colônias de férias

colônias de povoamento

colônias penais

Answer explanation

Media Image

As colônias de povoamento tinham o objetivo de estabelecer assentamentos e promover a migração em grande escala. Nessas colônias, buscava-se a formação de comunidades permanentes, desenvolvimento da agricultura, criação de infraestrutura e reprodução das estruturas sociais e culturais de suas terras de origem. Exemplos de colônias de povoamento incluem as treze colônias britânicas na América do Norte, que deram origem aos Estados Unidos, e as colônias de povoamento europeu na Austrália e Nova Zelândia.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?