1º ANO - 2p.

1º ANO - 2p.

1st Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

ÉTICA E MORAL

ÉTICA E MORAL

1st Grade

10 Qs

Festa junina

Festa junina

1st - 6th Grade

12 Qs

Português - 6º Ano

Português - 6º Ano

1st Grade

10 Qs

A Manta

A Manta

1st Grade

10 Qs

Queres namorar comigo?

Queres namorar comigo?

1st - 2nd Grade

8 Qs

Tabela periodica quiz

Tabela periodica quiz

1st Grade

10 Qs

Revisão - Livro: Extraordinário

Revisão - Livro: Extraordinário

1st Grade

10 Qs

Impactos do Consumismo no Meio Ambiente

Impactos do Consumismo no Meio Ambiente

1st Grade

10 Qs

1º ANO - 2p.

1º ANO - 2p.

Assessment

Quiz

Education

1st Grade

Hard

Created by

NEILTON GOMES DE SOUZA JUNIOR

Used 3+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média:

Consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania.

Expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas.

c) fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis, a burguesia.

Permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

2. A formação da burguesia enquanto classe social está relacionada a algumas alterações verificadas durante a Baixa Idade Média. Qual das alternativas abaixo não faz parte dessas alterações?

Criação da máquina a vapor.

Crescimento das cidades.

Fortalecimento do artesanato.

Crescimento do comércio

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

“A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz.”

ADALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.

A ideologia apresentada por Adalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia é um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:

Justificar a dominação estamental / revoltas camponesas.

Subverter a hierarquia social / centralização monárquica.

Impedir a igualdade jurídica / revoluções burguesas.

Controlar a exploração econômica / unificação monetária.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

O conhecimento na Idade Média (séc. V ao XV) era restrito ao clero e à nobreza.

O povo (camponês ou servo) não tinha acesso a livros ou ao saber erudito. Os livros eram feitos em sua maioria por monges, um trabalho manual e minucioso. Sendo assim:

Era mais difícil dominar o povo porque eles tinham conhecimento dos seus direitos.

Era muito mais fácil dominar o povo e justificar que cada um tem o seu lugar na sociedade porque isso foi escolhido por Deus.

A maioria das pessoas sabia ler e escrever, inclusive toda a nobreza.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe.

A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino.

A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade.

O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.

Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.

A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Leia o texto abaixo para poder responder às duas questões que em seguida serão apresentadas.

“Os teólogos, portanto, tinham toda a preocupação voltada para as almas e para Deus, ou seja, para o mundo transcendente, o mundo dos fenômenos espirituais e imateriais. Os humanistas, por sua vez, voltavam-se para o aqui e agora, para o mundo concreto dos seres humanos em luta entre si e com a natureza, a fim de terem um controle maior sobre o próprio destino. Por outro lado, a pregação do clero tradicional reforçava a submissão total do homem, em primeiro lugar, à onipotência divina, em segundo, à orientação do clero e, em terceiro, à tutela da nobreza, exaltando no ser humano, sobretudo, os valores de piedade, da mansidão e da disciplina. A postura dos humanistas era completamente diferente, valorizava o que de divino havia em cada homem, induzindo-o a expandir suas forças, a criar e a produzir, agindo sobre o mundo para transformá-lo de acordo com sua vontade e interesse.” (SEVCENKO, p. 15)

No texto, a característica marcante do movimento humanista-renascentista é:

Espírito crítico voltado para o estímulo exclusivo às mudanças.

Supremacia do mundo material sobre qualquer afirmação espiritual.

Valorização da piedade, da mansidão e do ateísmo.

Construção do conhecimento a partir da capacidade humana de criação e produção.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Sobre o período que convecionamos chamar de "Idade média", assinale a alternativa incorreta:

É um período temporal, ou seja, serve para separarmos a história, de um ano a outro, e o correto é o período de 476 a 1453, como podemos localizar com uma pesquisa rápida na internet. Não sendo, portanto, um conceito aberto a discussões maiores.

Trata-se de um conceito que é utizado por historiadores para delimitar um momento temporal, geográfico, cultural, dentre outros aspectos organizacionais de um tempo e local específico.

Idade média é um conceito utilizado por historiadores para se referir, temporalmente, ao período que toma de 476 a 1453, podendo ser tomado de maneiras diferentes, a depender das considerações culturais, e instituicionais que o historiador estiver tomando como parâmetro.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Em sala de aula discutimos sobre a importância de termos consciência sobre a maneira que a história é produzida. Assinale a alternativa correta sobre este tema:

É possível dizermos que existe uma História, e que pode facilmente ser consultada quando quisermos saber a verdade sobre qualquer acontecimento do passado dos seres humanos.

Quando historiadores produzem história eles conseguem deixar de lado todos seus pensamentos políticos, posicionamentos, e noções da realidade que foram formados a depender do local onde nasceu, cresceu, aprendeu, teve acesso ou deixou de ter. Portanto, quando lemos história, estamos lendo a verdade.

Quando o historiador se propõe a produzir conhecimento histórico, ele se debruça em fontes, outros escritos históricos aceitos pelos seus pares, em uma teoria e metodologia bem estruturada para formular o conhecimento que está produzindo.

Answer explanation

Segue as explicações do porquê estão incorretas as questões:

"É possível dizermos que existe uma História, e que pode facilmente ser consultada quando quisermos saber a verdade sobre qualquer acontecimento do passado dos seres humanos."

Não existe "UMA HISTÓRIA", existe a ciência histórica que tem como objetivo compreender e produzir conhecimentos históricos, isso é um dos fatores que diferencia História (enquanto ciência) de conhecimentos religiosos.

"Quando historiadores produzem história eles conseguem deixar de lado todos seus pensamentos políticos, posicionamentos, e noções da realidade que foram formados a depender do local onde nasceu, cresceu, aprendeu, teve acesso ou deixou de ter. Portanto, quando lemos história, estamos lendo a verdade."

É impossível qualquer indivíduo ser isento de qualquer maneira em relação aos seus próprios conhecimentos, principalmente quando está observando a realidade e descrevendo ela.