CIVILIZAÇÃO EGIPCIA

CIVILIZAÇÃO EGIPCIA

6th Grade

6 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Os povos da mesopotâmia egípcio

Os povos da mesopotâmia egípcio

1st - 10th Grade

10 Qs

6º ano - História - Egito - 18 de abril de 2023

6º ano - História - Egito - 18 de abril de 2023

6th Grade

8 Qs

EGITO ANTIGO

EGITO ANTIGO

6th Grade

10 Qs

O Egito antigo

O Egito antigo

6th Grade

7 Qs

Egito Antigo

Egito Antigo

6th Grade

8 Qs

Crescente Fértil

Crescente Fértil

6th Grade

10 Qs

Os Hebreus

Os Hebreus

6th Grade

11 Qs

Egito Antigo

Egito Antigo

6th Grade

10 Qs

CIVILIZAÇÃO EGIPCIA

CIVILIZAÇÃO EGIPCIA

Assessment

Quiz

History

6th Grade

Medium

Used 11+ times

FREE Resource

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Os monarcas tinham sua autonomia política na região conforme o poder do faraó reinante e seu perfil. As disputas entre os nomarcas deram origem a: 

a) Dois grandes reinos: o Mesopotâmico, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 2000 a.C., quando o rei Menés, do Baixo Egito conquistou a Mesopotâmia, unificando os dois reinos;

b) Um grande reino: Reino de Kush, localizado depois do sul do Egito. O Reino de Kush permaneceu autônomo até 3100 a.C., quando o rei Menés, do Alto Egito conquistou o Reino de Kush, unificando os dois reinos, criando o Império Egípcio.

c) Dois grandes reinos: Fenícios, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 2500 a.C., quando o rei Menés, do Baixo Egito conquistou o Reino Fenício, unificando os dois reinos;


d) Dois grandes reinos: o Alto Egito, localizado no sul, e o Baixo Egito, localizado ao norte. Essa divisão permaneceu até 3100 a.C., quando o rei Menés, do Alto Egito conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos.

 

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Apesar da prosperidade, o Egito se enfraqueceu por causa de disputas pelo poder entre os próprios egípcios. Então, os hicsos, povo originário da Ásia Central, atravessaram o deserto e invadiram o Egito, lá permanecendo por 170 anos. Já no Novo Império:

a) Esse período inicia-se com a expulsão dos hicsos. Seu tempo foi cerca de 1580 a 1070 a.C. Neste período, os faraós do Novo Império organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate. 

b) Esse período inicia-se com a dominação do Império Romano. Seu tempo foi cerca de 1580 a 1300 a.C. 

c) Esse período inicia-se com a expulsão dos fenícios. Seu tempo foi cerca de 1580 a 1000 a.C.

d) Esse período inicia-se com a expulsão dos kushitas da 25ª Dinastia dos Faraós Negros. Seu tempo foi cerca de 1580 a 950 a.C..

 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

A agricultura era a atividade econômica mais importante na civilização egípcia. Em relação a essa atividade é correto afirmar: 

a.            Os egípcios focavam na ideia da grandiosidade da agricultura e estavam em busca da perfeição do corpo e da mente.

b.            As pirâmides foram construídas com a função de guardar as riquezas agrícolas, e estocavam sementes de cereais colhidos no verão.

c.            O ritmo da vida egípcia era rigorosamente repetido: de fim de julho a meados de novembro, quando o vale estava inundado, não se faziam trabalhos agrícolas, era o período para a corveia, trabalho dedicado à construção das edificações monumentais

d.            A criação de animais era a atividade mais importante no Egito Antigo, mais ainda que a agricultura. 

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Como um deus encarnado na terra, era o próprio dono do Egito. Esse poder todo ainda sim não explica porque os faraós construíram para si túmulos magníficos, como, por exemplo, as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos. Afinal, por que os egípcios construíram pirâmides?

a) Era uma espécie de casas, a moradia dos faraós, seus palácios.  As pirâmides tinham também a função de guardar as riquezas do faraó em vida. 

b) As pirâmides chamam a atenção pelo domínio arquitetônico imperfeito, fruto do desconhecimento matemático e da astronomia egípcia.

c) Era uma espécie de túmulos, quanto maior a pirâmide significava o poder terreno daquele faraó. Mas as pirâmides são explicadas pela importância que os egípcios davam na “vida após a morte”, ou como entendiam a vida terrena, uma fase para a vida eterna no mundo dos mortos.

d) Para decorações nas margens do Rio Nilo, focadas na arquitetura do belo e perfeição. Assim como as esculturas, os egípcios focavam na ideia da grandiosidade, da perfeição do corpo e da mente.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

Os egípcios praticavam a mumificação porque acreditavam na vida após a morte. Como ocorria esse processo? 

a) Especialistas usavam o faraó e alguns animais para representar o processo, desidratando os corpos e moldando novas formas humanas. 

b) O formato humano era moldado novamente e poderia ser metade animal e metade homem, como o deus Anúbis, com cabeça de chacal, mas com corpo de homem;

c) A mumificação era um processo bastante complexo e demorado. Os egípcios usavam o natrão (carbonato de sódio) encontrado na areia do Egito, para mumificar os mortos, desidratando o líquido do corpo encoberto por natrão de dois a três meses.

d) Era um ritual representado através dos cosmos apenas, ou o Céu, a Lua, o Sol, a luz, a água, o rio, o mar, o fogo, enfim, os elementos primordiais, por isso dizer que a religião no Egito era muito primitiva, com uma religiosidade apegada a símbolos cósmicos apenas, sem um panteão de deuses com formas humanas.

 

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

Media Image

A sociedade egípcia era hierarquizada, ou seja, dividida em grupos, por exemplo: O vizir era a maior autoridade do país depois do faraó. Ele comandava a polícia, a justiça e a arrecadação de impostos em todo o Império. Os escribas trabalhavam cuidando da vida econômica do Egito, dominavam a escrita hieroglifa. Já os sacerdotes executavam:

a) Executavam os serviços da agricultura, geralmente eram muito ricos, graças à abundância das terras do Egito. 

b) Executavam os serviços religiosos e administravam os templos, geralmente eram muito ricos, graças às oferendas feitas pela população. No entanto, a maior parte da população era formada por camponeses, que usavam as cheias do Rio Nilo para adubar a terra na agricultura. Os camponeses eram chamados no Egito antigo de felás.

c) Executavam os serviços militares do Egito Antigo, geralmente eram muito ricos, graças às vitórias nas guerras.

d) Executavam os serviços da escrita e administravam as contas públicas do governo faraônico, geralmente eram muito ricos, graças ao status que tinham por dominar a arte da escrita hieroglífica.