DESAFIO PARANÁ - RECUPERAÇÃO - 9º ANO

DESAFIO PARANÁ - RECUPERAÇÃO - 9º ANO

9th Grade

8 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Imperialismo

Imperialismo

9th Grade

10 Qs

TRATADO DE VERSALHES E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

TRATADO DE VERSALHES E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

9th Grade

14 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

9th Grade

12 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

9th Grade

11 Qs

A segunda Guerra Mundial: Violência e Reconstrução

A segunda Guerra Mundial: Violência e Reconstrução

9th Grade

11 Qs

NEOCOLONIALISMO COLONIASMO

NEOCOLONIALISMO COLONIASMO

9th Grade

12 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

9th Grade

12 Qs

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

9th Grade

11 Qs

DESAFIO PARANÁ - RECUPERAÇÃO - 9º ANO

DESAFIO PARANÁ - RECUPERAÇÃO - 9º ANO

Assessment

Quiz

History

9th Grade

Hard

Used 3+ times

FREE Resource

8 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
1) Sobre a Segunda Guerra Mundial assinale 3 dos acontecimentos que deram origem ao conflito.
Alemanha, Itália e Japão formalizaram uma aliança por meio de um Pacto Tripartite ou Pacto do Eixo.
O Japão atacou os EUA.
A Itália invadiu a região onde hoje é a Etiópia, no nordeste da África.
Hitler invade a Áustria e os Sudetos e assina o pacto de não agressão com Stálin (URSS).
Hitler invade a França

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

2) Em 22 de junho de 1941 a Alemanha rompeu o pacto de não agressão com a União Soviética, preparou uma poderosa máquina de guerra com 2 milhões de homens e milhares de tanques e aviões. Desde antes do início da guerra Hitler ambicionava conquistar o país porque:
a) estavam interessados nas riquezas soviéticas (petróleo, minérios e cereais) fundamentais para a manutenção da máquina de guerra e porque nutriam ódio ao comunismo.
b) queria se vingar das imposições humilhantes do Tratado de Versalhes. Foi a União Soviética o principal país a exigir que a Alemanha perdesse territórios e que fosse culpada pela Primeira Guerra Mundial.
c) pretendia dominar a União Soviética para abrir caminho para a conquista por terra da China, seu principal objetivo. Desde o início o maior desejo de Hitler era a conquista da China, não da União Soviética.
d) almejava submeter a União Soviética para torná-la aliada na guerra. Era desejo dos nazistas ter um aliado forte como a URSS ao lado de Itália e Japão para assim empreender o ataque aos Estados Unidos, maior rival da Alemanha.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
3) Quem são os personagens mostrados e o que ela representa?
a) O Führer Adolf Hitler, o duce Benito Mussolini e um general japonês (no caso, Hideki Tojo). Hitler está repartindo o globo/mundo; Mussolini já recebeu um pedaço e Tojo aguarda o seu.
b) O Führer Adolf Hitler, o presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt e o governante da URSS (Joseph Stálin). A imagem mostra uma aliança entre as principais potências econômicas da época: Alemanha, URSS e EUA.
c) O Führer Adolf Hitler, o presidente da França e o primeiro ministro inglês Winston Churchill. A imagem ironiza a Conferência de Munique de 1938 que permitiu aos alemães ocupar a Polônia.
d) A imagem ironiza um acordo comercial entre Alemanha, Polônia e Brasil países economicamente e politicamente bastante desiguais.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
4) (Unesp-SP) Observe o cartaz, difundido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A imagem representa:
a) a nacionalização de empresas estrangeiras pelo governo japonês.
b) a propaganda estadunidense contra o Japão nos anos anteriores a Pearl Harbor.
c) a superioridade do guerreiro samurai japonês diante das forças dos aliados.
d) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki pela aviação estadunidense

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

5) (Enem – adaptada) Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. Primeira edição da revista em quadrinhos Captain America. Março de 1940.
a) A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial.
b) A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra que os Estados Unidos haviam superado totalmente a crise econômica e assim poderiam novamente ser considerados a primeira potência mundial.
c) O Capitão América foi um personagem criado no contexto da Segunda Guerra Mundial para entreter a população em uma época de grande calamidade. Não tinha qualquer sentido de crítica ou de promover a imagem dos Estados Unidos como guardiões da democracia.
d) A criação de heróis nas histórias em quadrinhos fazia parte da propaganda norte-americana para incentivar os países que ainda não tinham entrado na guerra a entrar na guerra também apoiando os Estados Unidos.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

6) (Enem/2009 adapt.) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de Co-prosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”. A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937. Sobre a expansão japonesa, infere-se que:
a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe.
b) o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam.
c) o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia.
d) a China aliou-se à Rússia contra o Japão, sendo que a doutrina Monroe previa a parceria entre os dois.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image
7) Observe a imagem a seguir. Dentre as alternativas abaixo, qual a melhor definição para Holocausto?
a) Perseguição dos grupos considerados perfeitos, que são a maioria da sociedade. Essa perseguição é feita pelos grupos minoritários.
b) Perseguição e extermínio sistemáticos de grupos considerados impuros ou degenerados, ou seja, que não se encaixavam nos padrões de pureza racial.
c) Perseguição feita aos indígenas brasileiros, iniciada no Governo Getúlio Vargas.
d) Nunca houve uma perseguição sistemática a nenhum grupo na história mundial.

8.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

8) Leia a frase a seguir “... os japoneses estavam prontos para render-se e não era necessário atingi-los com essa coisa horrível.” General Dwight Eisenhower, 1963 (34º presidente dos EUA e Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa na 2ª Guerra Mundial). Na frase acima, Eisenhower estava se referindo a qual evento do final da Segunda Guerra Mundial?
a) Ao ataque do Japão sobre a base militar naval dos Estados Unidos de Pearl Harbor, no Havaí. Esse ataque levou a grandes batalhas entre japoneses e norte-americanos no Havaí e no Pacífico, causando grande mortandade.
b) A vitória dos Estados Unidos sobre o Japão na Batalha de Midway, onde boa parte da frota naval japonesa foi destruída o que abalou profundamente a moral dos soldados japoneses que rapidamente se renderam.
c) Ao lançamento de duas bombas atômicas pelos Estados Unidos sobre o Japão, nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. As explosões causaram grande destruição e mortandade, levando os japoneses a se render incondicionalmente.
d) A operação Barbarossa, quando a Alemanha nazista atacou a União Soviética, descumprindo o pacto de não agressão entre os países. Os alemães levaram milhares de soldados, tanques, aviões e munições para os campos de batalha causando grande destruição.