Search Header Logo

GE - Husserl

Authored by Thayla Gevehr

Philosophy

11th Grade

GE - Husserl
AI

AI Actions

Add similar questions

Adjust reading levels

Convert to real-world scenario

Translate activity

More...

    Content View

    Student View

15 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Qual o postulado básico da fenomenologia?

A fenomenologia afirma que o conhecimento não passa de uma interpretação da realidade, isto é, de uma atribuição de sentidos determinada por uma escala ontológica de valores, constituindo-se, portanto, numa metafísica dos costumes.

Em nome da verdade subjetiva, a fenomenologia recusa o projeto da filosofia moderna, recusando o pensamento analítico. Seu postulado básico afirma que o real deixa de ser racional.

A fenomenologia procede por decomposição, enumeração e categorização dos objetos, fragmentando-os. Seu postulado básico é estabelecer a dicotomia entre razão e experiência.

A fenomenologia pretende realizar a superação da dicotomia razão-experiência no processo do conhecimento, afirmando que toda consciência é intencional, ou seja, o objeto só existe para um sujeito que lhe dá significado.

O postulado básico da fenomenologia é a metafísica fenomenológica, isto é, voltada para o reconhecimento do ser em si dos fenômenos, portanto, vinculada a uma noção de ser abstrata e a uma consciência transcendental.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A filosofia de método fenomenológico foi criada na Alemanha pelo matemático e filósofo Edmund Husserl. A fenomenologia como teoria do conhecimento contesta tanto o empirismo quanto o idealismo. Para a fenomenologia, o empirismo conduz ao ceticismo, e o idealismo reduz o conhecimento a uma atividade puramente psicológica.

Sobre a fenomenologia, assinale o que for correto.

Para a fenomenologia, só podemos alcançar a verdade reproduzindo, pelas experiências realizadas nos laboratórios, os fenômenos que observamos na natureza.

Edmund Husserl buscou nos Cursos de filosofia positiva, de August Comte, os princípios que irão fundamentar um método seguro para alcançar a verdade científica.

Da mesma maneira que Platão, a fenomenologia considera que o mundo sensível apresenta-se sob o engano da aparência. A verdade deve ser procurada no mundo inteligível das ideias.

A fenomenologia considera que a consciência é intencionalidade, ou seja, a consciência é sempre consciência de alguma coisa. Por isso, a fenomenologia não busca explicar a consciência, mas descrevê-la no ato do conhecimento. É a partir da intencionalidade da consciência que devemos entender como se produz o conhecimento.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt


Analisando a fenomenologia de Husserl, está correto afirmar que:

A fenomenologia resgata o psicologismo do final do século XIX, no intuito de apresentar a consciência como epicentro na construção do conhecimento.

Segundo Husserl, a fenomenologia é sinônimo de fenomenismo no sentido de que tudo que existe é apenas um fenômeno da consciência e se resolve nela por meio da construção de esquemas.

A tarefa da fenomenologia é investigar, sobretudo, a significação das vivências da consciência, levando em consideração o conceito de intencionalidade.

A epoqué proposta por Husserl visa à suspensão do conhecimento para resgatar nos objetos da consciência a coisa-em-si e os esquemas que permitem a construção da objetividade do objeto.

O problema levantado pelo conceito de epoqué é análogo ao aventado por Descartes na Primeira Meditação, visto que ela é o primeiro passo para demonstrar a existência do mundo.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Com Edmund Husserl, a fenomenologia tornou-se uma corrente filosófica particular, baseada na "suspensão do juízo" (epochê) em relação à realidade exterior. É correto dizer que a fenomenologia de Husserl:

descreve as experiências históricas e evolutivas da razão.

compreende a realidade como fato externo, observável e experimental.

se refere não a seres concretos e sim a "essências", isto é, a sentidos e significações que a razão atribui à realidade.

converge com o relativismo e o historicismo, já que não visa produzir afirmações universalmente válidas.

considera a consciência destituída de intencionalidade.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

"Baseado nas distinções essenciais entre fenômenos psíquicos e fenômenos físicos que Brentano estabeleceu em suas obras, Husserl vê na intencionalidade a característica fundamental da consciência." (NUNES, Benedito. Filosofia Contemporânea, Belém, EDUFPA, p. 98)
Por intencionalidade da consciência, Husserl entendia

a índole essencialmente receptiva da consciência no que diz respeito ao conhecimento do objeto.

o caráter da consciência de estar voltada para os objetos, numa forma de relacionamento imediato que se traduz pela ideia de orientação, de direção.

a capacidade da consciência de abrigar as imagens ou as representações dos objetos que afetam os sentidos.

o caráter da consciência de se fechar sobre si mesma, ignorando os objetos que a rodeiam.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

O método fenomenológico de Edmund Husserl definiu um conceito que se tornou fundamental para a crítica à orientação natural da compreensão do mundo. Esse conceito Husserl denominou como Époche, suspensão. Assumindo que a consciência é sempre consciência de alguma coisa e, por essa característica fundamental, pode-se suspender a orientação natural, a visão objetiva do mundo; a fenomenologia husserliana, nesse sentido,

defende que o ser humano define a verdade do mundo, abstraindo-o das ilusões e dos erros.

defende que o ser humano impõe um sentido ao mundo, compreendendo-o e introduzindo-se nele por esse sentido.

defende que o ser humano compreende a essência do mundo, definindo a essência das coisas mediante a sua existência.

defende que o ser humano suspende toda a construção de sentido subjetivo, afirmando a objetividade do mundo.

defende que o ser humano esquematiza o mundo pela dúvida cartesiana, suspendendo os juízos e estabelecendo a certeza como critério.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

A fenomenologia tem em Husserl um de seus principais representantes. Pretendendo fazer da filosofia uma ciência rigorosa, propôs a epochê como momento necessário do ato filosófico.
Tal procedimento consiste:

Em afirmar a existência de um Espírito Absoluto, de cuja realização a razão humana é um "momento dialético" expresso nas épocas históricas.

No estudo a priori das condições transcendentais das faculdades cognitivas.

Na admissão de um mundo de substâncias individuais sem a intervenção da consciência subjetiva.

Na suspensão do juízo, em que se "coloca (entre parênteses) a crença na existência da realidade exterior e se descrevem as atividades da consciência ou da razão como um poder a priori de constituição da própria realidade".

Nenhuma das alternativas anteriores define adequadamente a epochê husserliana.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?