Desenvolvimento da China

Desenvolvimento da China

9th - 12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Quiz sobre Rios e Civilizações Antigas

Quiz sobre Rios e Civilizações Antigas

10th Grade

10 Qs

Quiz sobre a Primeira Guerra Mundial

Quiz sobre a Primeira Guerra Mundial

9th Grade - University

10 Qs

3 Anos Humanas.

3 Anos Humanas.

12th Grade

10 Qs

Revisão 1º ano: Pré História e Mesopotâmia

Revisão 1º ano: Pré História e Mesopotâmia

10th Grade

15 Qs

GUERRA DE CANUDOS

GUERRA DE CANUDOS

9th Grade

11 Qs

revolução industrial

revolução industrial

9th Grade

10 Qs

O fim do sistema internacional da Guerra Fria e a dicotomia N-S

O fim do sistema internacional da Guerra Fria e a dicotomia N-S

12th Grade

10 Qs

Descolonização da Ásia

Descolonização da Ásia

1st - 10th Grade

13 Qs

Desenvolvimento da China

Desenvolvimento da China

Assessment

Quiz

History

9th - 12th Grade

Hard

Created by

GEDIAO CORREIA

Used 3+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

Infere-se do gráfico acima que, em 2015, o PIB norte-americano será reduzido a 50% dos valores correspondentes a 2008, elevando a China à condição de maior potência econômica mundial.

No início dos anos 1980, o governo chinês criou as Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), cujo objetivo era atrair pequenos proprietários rurais para se tornarem empresários industriais com apoio estatal.

Uma contradição no grande crescimento econômico chinês é a maior demanda por energia e modernização das vias de transporte, cujos investimentos têm sido realizados com o auxílio de capital estrangeiro, principalmente.

Considerando a posição geográfica da China e sua proximidade com o oceano Pacífico, a maior concentração industrial restringe-se a sua costa oeste.

As exportações chinesas tiveram grande crescimento na última década, particularmente após sua entrada na Organização Mundial do Comércio, no final de 2001

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Media Image

Ao longo das últimas décadas, a China apresentou taxas muito elevadas de crescimento econômico, destacando-se como a mais nova grande potência emergente no cenário mundial. Sobre o crescimento econômico chinês, analise as proposições.I. As grandes mudanças econômicas ocorreram a partir do final da década de 1970, quando o governo de Deng Xiaoping, que assumiu o poder após a morte de Mao Tsé-Tung, promoveu um amplo conjunto de reformas nas áreas da agricultura, ciência, tecnologia e defesa, acompanhadas pela abertura econômica do país, mesmo sob o rígido controle político do partido comunista.

II. Em 1949, os dirigentes do Partido Comunista Chinês (PCC), liderados por Mao Tsé-Tung, buscaram acelerar o crescimento econômico do país, investindo no desenvolvimento do setor primário e terciário, sobretudo, no comércio de produtos.

III. As chamadas Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), criadas nas províncias litorâneas da costa leste do país, como Xiamen, Shantou e Shenzen, permitiram a entrada de grandes empresas estrangeiras (estadunidenses e europeias) que, além de aproveitarem os impostos reduzidos e a mão de obra barata, trouxeram enormes investimentos em capital e tecnologia à região.

IV. A China adotou um sistema político-econômico denominado economia socialista de mercado.

Assinale a alternativa correta.

Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

As reformas econômicas implementadas na China nas últimas três décadas afetaram profundamente a organização territorial do país. A partir da observação dos mapas, nota-se que a distribuição da riqueza entre as províncias chinesas possui a seguinte característica marcante:

os espaços rurais das províncias litorâneas são mais prósperos.

as províncias com maior nível de renda são as menos urbanizadas.

as áreas mais ricas apresentam maiores disparidades sócioespaciais.

os aglomerados urbanos do interior têm níveis de renda mais homogêneos.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Aspectos Geográficos da China: (UNICAMP/2013) Graças ao tamanho continental e à imensa população do país, as políticas implementadas pelo governo permitiram à China combinar as vantagens da industrialização voltada para a exportação, induzida em grande parte pelo investimento estrangeiro, com as vantagens de uma economia nacional centrada em si mesma e protegida informalmente pelo idioma, pelos costumes, pelas instituições e pelas redes, aos quais os estrangeiros só tinham acesso por intermediários locais. Uma boa ilustração dessa combinação são as imensas ZPEs que o governo da China ergueu do nada e que hoje abrigam dois terços do total mundial de trabalhadores em zonas desse tipo.
(Adaptado de Giovanni Arrighi, Adam Smith em Pequim: origens e fundamentos do século XXI. São Paulo: Boitempo, 2008, p.362.)

Indique duas ações políticas do governo chinês que produziram as condições internas para a ascensão econômica do país.

Aponte as estratégias geopolíticas utilizadas pela China para a obtenção de recursos naturais em distintas partes do mundo, que possibilitam a manutenção do atual modelo de produção industrial em larga escala no país.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Os chineses não atrelam nenhuma condição para efetuar investimentos nos países africanos. Outro ponto interessante é a venda e compra de grandes somas de áreas, posteriormente cercadas. Por se tratar de países instáveis e com governos ainda não consolidados, teme-se que algumas nações da África tornem-se literalmente protetorados.

BRANCOLI, F. China e os novos investimentos na África: neocolonialismo ou mudanças na arquitetura global? Disponível em: http://opiniaoenoticia.com.br. Acesso em: 29 abr. 2010 (adaptado).

A presença econômica da China em vastas áreas do globo é uma realidade do século XXI. A partir do texto, como é possível caracterizar a relação econômica da China com o continente africano?

  1. Pela presença de órgãos econômicos internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, que restringem os investimentos chineses, uma vez que estes não se preocupam com a preservação do meio ambiente.

  1. Pela presença cada vez maior de investimentos diretos, o que pode representar uma ameaça à soberania dos países africanos ou manipulação das ações destes governos em favor dos grandes projetos.

  1. Pela aliança com os capitais e investimentos diretos realizados pelos países ocidentais, promovendo o crescimento econômico de algumas regiões desse continente.

  1. Pela presença de um número cada vez maior de diplomatas, o que pode levar à formação de um Mercado Comum Sino-Africano, ameaçando os interesses ocidentais.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas.

KLARE, M.T. A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.

A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um conflito que tem como foco o(a)

  1. Distribuição das zonas econômicas especiais.

  1. Monopólio das inovações tecnológicas extrativas.

  1. Dinamização da atividade comercial.

Jurisdição da soberania territorial

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

“Xangai – A população chinesa deve chegar a 1,442 bilhão de pessoas em 2029 e começar um longo período de declínio “imparável” em 2030, disseram acadêmicos do governo em um estudo. [...] A população da China deve cair para 1,36 bilhão em 2050, o que pode significar um declínio na força de trabalho da ordem de 200 milhões de pessoas. Se as taxas de natalidade continuarem nos patamares atuais, a população deve chegar a 1,18 bilhão em 2065.”

Disponível em: https://exame.abril.com.br/mundo/populacao-da- -china-deve-atingir-pico-de-144-bilhao-em-2029/. Acesso em: 15 jan. 2019. Adaptado.

Se as previsões citadas na reportagem se confirmarem, qual será a redução média anual na população chinesa, em milhões de habitantes, de 2050 a 2065?

0,8

1,7

4,8

12,0

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?