Sociologia_O pensamento político de Maquiav el

Sociologia_O pensamento político de Maquiav el

9th - 12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Tasas de cambio 11°

Tasas de cambio 11°

11th Grade

10 Qs

Bánk bán

Bánk bán

10th - 12th Grade

15 Qs

Oraciones Subordinadas Adjetivas

Oraciones Subordinadas Adjetivas

12th Grade

13 Qs

IDENTIDAD CEMID

IDENTIDAD CEMID

12th Grade

15 Qs

Examen Ética Segundo Parcial

Examen Ética Segundo Parcial

10th Grade

14 Qs

Diagnostico II

Diagnostico II

1st - 12th Grade

10 Qs

Etapas en la escritura

Etapas en la escritura

9th Grade

10 Qs

Desafio Santarenzinho

Desafio Santarenzinho

KG - University

11 Qs

Sociologia_O pensamento político de Maquiav el

Sociologia_O pensamento político de Maquiav el

Assessment

Quiz

Education

9th - 12th Grade

Practice Problem

Hard

Created by

Marcio Barboza

Used 3+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(Enem 2013) Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.

MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.

A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser

munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.

possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.

guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.

naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.

sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

(Uel 2014) Leia o texto a seguir.
A República de Veneza e o Ducado de Milão ao norte, o reino de Nápoles ao sul, os Estados papais e a república de Florença no centro formavam ao final do século XV o que se pode chamar de mosaico da Itália sujeita a constantes invasões estrangeiras e conflitos internos. Nesse cenário, o florentino Maquiavel desenvolveu reflexões sobre como aplacar o caos e instaurar a ordem necessária para a unificação e a regeneração da Itália.

(Adaptado de: SADEK, M. T. “Nicolau Maquiavel: o cidadão sem fortuna, o intelectual de virtú”. In: WEFORT, F. C. (Org.). Clássicos da política. v.2. São Paulo: Ática, 2003. p.11-24.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a filosofia política de Maquiavel, assinale a alternativa correta.

A anarquia e a desordem no Estado são aplacadas com a existência de um Príncipe que age segundo a moralidade convencional e cristã.

A história é compreendida como retilínea, portanto a ordem é resultado necessário do desenvolvimento e aprimoramento humano, sendo impossível que o caos se repita.

A ordem na política é inevitável, uma vez que o âmbito dos assuntos humanos é resultante da materialização de uma vontade superior e divina.

Há uma ordem natural e eterna em todas as questões humanas e em todo o fazer político, de modo que a estabilidade e a certeza são constantes nessa dimensão.

A estabilidade do Estado resulta de ações humanas concretas que pretendem evitar a barbárie, mesmo se for necessário agir com crueldade

3.

FILL IN THE BLANK QUESTION

2 mins • 1 pt

Conforme a filosofia política de Nicolau Maquiavel, o termo _______ deve ser compreendido de maneira diferente do senso comum. É um termo que não significa riqueza, na filosofia do pensador italiano, esse conceito diz respeito a boa ou má sorte que o governante enfrenta durante o tempo em que está no poder

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

(Unesp 2011)
Analise o texto político, que apresenta uma visão muito próxima de importantes reflexões do filósofo italiano Maquiavel, um dos primeiros a apontar que os domínios da ética e da política são práticas distintas.
“A política arruína o caráter”, disse Otto von Bismarck (1815-1898), o “chanceler de ferro” da Alemanha, para quem mentir era dever do estadista. Os ditadores que agora enojam o mundo ao reprimir ferozmente seus próprios povos nas praças árabes foram colocados e mantidos no poder por nações que se enxergam como faróis da democracia e dos direitos humanos: Estados Unidos, Inglaterra e França. Isso é condenável?
Os ditadores eram a única esperança do Ocidente de continuar tendo acesso ao petróleo árabe e de manter um mínimo de informação sobre as organizações terroristas islâmicas. Antes de condenar, reflita sobre a frase do mais extraordinário diplomata americano do século passado, George Kennan, morto aos 101 anos em 2005: “As sociedades não vivem para conduzir sua política externa: seria mais exato dizer que elas conduzem sua política externa para viver”.

(Veja, 02.03.2011. Adaptado.)

A associação entre o texto e as ideias de Maquiavel pode ser feita, pois o filósofo

considerava a ditadura o modelo mais apropriado de governo, sendo simpático à repressão militar sobre populações civis.

foi um dos teóricos da democracia liberal, demonstrando-se avesso a qualquer tipo de manifestação de autoritarismo por parte dos governantes.

refletiu sobre a política através de aspectos prioritariamente pragmáticos.

foi um dos teóricos do socialismo científico, respaldando as ideias de Marx e Engels.

foi um pensador escolástico que preconizou a moralidade cristã como base da vida política.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

(Ufpa 2013) Ao pensar como deve comportar-se um príncipe com seus súditos, Maquiavel questiona as concepções vigentes em sua época, segundo as quais consideravam o bom governo depende das boas qualidades morais dos homens que dirigem as instituições. Para o autor, “um homem que quiser fazer profissão de bondade é natural que se arruíne entre tantos que são maus. Assim, é necessário a um príncipe, para se manter, que aprenda a poder ser mau e que se valha ou deixe de valer-se disso segundo a necessidade”.

Maquiavel, O Príncipe, São Paulo: Abril cultural, Os Pensadores, 1973, p.69.

Sobre o pensamento de Maquiavel, a respeito do comportamento de um príncipe, é correto afirmar que

a atitude do governante para com os governados deve estar pautada em sólidos valores éticos, devendo o príncipe punir aqueles que não agem eticamente.

A finalidade da política não é a moral, nem a ética, e sim, a busca pelo poder e a tomada de ações necessárias para mantê-lo

o governante deve ser um modelo de virtude, e é precisamente por saber como governar a si próprio e não se deixar influenciar pelos maus que ele está qualificado a governar os outros, isto é, a conduzi-los à virtude.

o Bem supremo (felicidade eterna de todos) é o que norteia as ações do governante, mesmo nas situações em que seus atos pareçam maus.

a ética e a política são inseparáveis, pois o bem dos indivíduos só é possível no âmbito de uma comunidade política onde o governante age conforme a virtude.

6.

FILL IN THE BLANK QUESTION

2 mins • 1 pt

Para Maquiavel, o que chamamos de _______ não está relacionado ao exercício constante de práticas morais elevadas, conforme esse conceito, é necessário ser bom ou mau dependendo das circunstâncias

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 1 pt

(Ufu 2013) Em seus estudos sobre o Estado, Maquiavel busca decifrar o que diz ser uma verità effettuale, a “verdade efetiva” das coisas que permeiam os movimentos da multifacetada história humana/política através dos tempos. Segundo ele, há certos traços humanos comuns e imutáveis no decorrer daquela história. Afirma, por exemplo, que os homens são “ingratos, volúveis, simuladores, covardes ante os perigos, ávidos de lucro”.

(O Príncipe, cap. XVII). Para Maquiavel:


  • A “verdade efetiva” das coisas encontra-se em plano especulativo e, portanto, no “dever-ser”.

Fazer política só é possível por meio de um moralismo piedoso, que redime o homem em âmbito estatal.

Fortuna é poder cego, inabalável, fechado a qualquer influência, que distribui bens de forma indiscriminada.

A Virtù é o que possibilita ao governante a chance de superar os obstáculos trazidos pela má Fortuna

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?