Recuperação AV2

Recuperação AV2

10th Grade

9 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

The Tudors

The Tudors

6th - 11th Grade

11 Qs

El Renacimiento y Humanismo

El Renacimiento y Humanismo

1st - 10th Grade

10 Qs

French Revolution

French Revolution

7th - 10th Grade

12 Qs

América en la segunda mitad el Siglo XIX

América en la segunda mitad el Siglo XIX

10th Grade

12 Qs

1.1 Konsep Alam Melayu

1.1 Konsep Alam Melayu

10th Grade

10 Qs

Christopher Columbus

Christopher Columbus

KG - 11th Grade

10 Qs

Teori masuk nya hindu budha di indonesia

Teori masuk nya hindu budha di indonesia

10th Grade

10 Qs

LA COLONIA

LA COLONIA

10th Grade

12 Qs

Recuperação AV2

Recuperação AV2

Assessment

Quiz

History

10th Grade

Practice Problem

Medium

Used 6+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

9 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 3 pts

01) O encontro entre os povos indígenas e os portugueses foi  marcado por uma visão etnocêntrica. Assinale a alternativa correta:   (valor 0,4)

a) Não podemos definir o etnocentrismo como uma teorização que define crenças, hábitos e costumes.

b) Etnocentrismo é uma ciência dentro da geografia, utilizada para determinar povos e culturas ameríndias.

c) O encontro dos portugueses com os povos originários ocorreu de forma tranquila; tanto uns quanto os outros aceitaram e assimilaram os traços culturais do outro.

d) Etnocentrismo é quando observamos e julgamos a vida, as crenças, os hábitos e os costumes de outros povos a partir da perspectiva particular do povo e cultura a que pertencemos.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

mesmo idioma.

02) No século XVI, quando os colonizadores chegaram no Brasil passaram a explorar economicamente os territórios originários dos povos Tupi. Qual o significado dos territórios originários para os povos indígenas?  (valor 0,4)

a) A manutenção da língua, pois todos os povos indígenas falavam e falam o mesmo idioma.

b) À época, e ainda hoje, o território é o espaço social mais importante para esses povos: ali constroem suas aldeias e casas; seus rituais e suas relações econômicas, políticas e de parentesco

c) A divisão do trabalho é realizada a partir das características dos seus territórios originários. 

d) Pela proximidade dos locais onde realizam seus rituais sagrados, que em todas as sociedades indígenas eram exatamente iguais. 

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

03) Não havia no Brasil uma única forma de sociedade dos povos indígenas. Havia muitas diferenças entre eles, e algumas semelhanças que podem ser apontadas. Uma das semelhanças na sociedade indígena era a divisão do trabalho, que era feita por sexo e idade. A melhor alternativa que descreve, mesmo que de forma genérica, as tarefas  masculinas é:   (valor 0,4)

a) extrair frutos como castanha e pinhão; fazer farinha, tecer redes, fazer cestos e vasos; preparar alimentos e cuidar das crianças.

b) fazer armas de guerra e canoas; construir moradias; transportar produtos; caçar e pescar; preparar alimentos e cuidar das crianças.

c) derrubar a mata e preparar a terra para o plantio; fazer armas de guerra e canoas; construir moradias; cuidar da segurança do grupo; caçar e pescar.

d) transportar produtos e tratores; fazer farinha, tecer redes, fazer cestos e vasos; comprar frutos; transportar produtos; preparar alimentos e cuidar das crianças.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 3 pts

04) Os governos-gerais foram instituídos como a única solução político-administrativa viável para a colonização efetiva do Brasil na segunda metade do século  XVI, porque:   (valor 0,4)

a) a instituição do sistema, em 1548, suprimiu definitivamente a divisão da colônia em capitanias hereditárias.

b) o governo-geral representava a centralização político-administrativa da colônia, que se tornava imperativa, pelo fracasso da maioria das capitanias hereditárias.

c) o risco crescente, criado com a autonomia excessiva das capitanias hereditárias, levou o Estado metropolitano a organizar o governo-geral para substituí-las.

d) o governo-geral constituía-se, em nível econômico, como uma grande empresa particular, estando à frente o governador, o único responsável pelo investimento inicial e pelo incentivo à produção.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

05) Os jesuítas chegaram no Brasil, mais especificamente na Bahia, no ano de 1549, com a comitiva de Tomé de Sousa - o primeiro governador-geral do Brasil - e eram chefiados pelo padre Manuel da Nóbrega. Sobre a presença jesuítica no Brasil, assinale a alternativa correta:   (valor 0,4)

a) Os padres jesuítas vieram para o Brasil para administrar as capitanias hereditárias, uma forma de administração territorial da América portuguesa, pela qual a Coroa, com recursos limitados, delegou a colonização e exploração dessas terras.

b) Permaneceram no Brasil somente no século XVI, pouco fazendo pela catequização dos indígenas na colônia, e retornando para Portugal após serem expulsos pelos colonos depois de vários embates.

c) A presença dos padres da Companhia de Jesus no Brasil colônia tinha por objetivo principal expandir a fé católica e catequizar os nativos da terra.

d) Os padres jesuítas respeitaram integralmente a cultura indígena, sem impor a fé católica ou a cultura europeia aos nativos, visto que essa era uma ordem do próprio rei de Portugal.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

06) Nas missões, os indígenas tinham várias funções: no cultivo (plantavam cereais, frutas, erva-mate), na extração da floresta (cacau, baunilha, guaraná e plantas medicinais), na produção (faziam tecidos, móveis, esculturas em madeira e cuidavam da pecuária). Acerca da presença jesuítica no Brasil e a resistência indígena, é possível afirmar que:   (valor 0,4)

a) Os indígenas não organizaram nenhum tipo de resistência frente aos padres jesuítas e aceitaram a imposição da cultura católica europeia de forma pacífica e submissa.

b) As missões jesuíticas na América, também chamadas de reduções, foram construções organizadas e administradas pelos indígenas para recepcionar os jesuítas, como parte do agradecimento desses povos à obra evangelizadora dos padres.

c) Muitos indígenas resistiam em fugas individuais ou coletivas das missões por meio de revoltas e resistência ao trabalho.

d) Ao perceber a resistência indígena, a partir de guerras e fugas, os jesuítas abandonaram imediatamente o projeto de catequização dos povos nativos da América, atuando somente na inquisição, no continente europeu.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

 07) Compreender a ação de diferentes agentes da expansão colonial, em especial os bandeirantes, nos permite entender o avanço da colonização, a expansão da América portuguesa e a constituição do atual território brasileiro. Mas, o que foram as bandeiras?   (valor 0,4)

a) Expedições financiadas pela coroa portuguesa, visando capturar indígenas para o trabalho escravo.

b) Ocorreram principalmente no nordeste, visando ocupar terras para o plantio da cana-de-açúcar.

c) Expedições particulares, que geralmente partiam de São Paulo, para encontrar metais preciosos, capturar escravos fugidos e ocupar o território.

d) Missões responsáveis pela catequização dos indígenas.

Access all questions and much more by creating a free account

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

Already have an account?