Revisão TD: Leite e derivados, cereais e carnes

Revisão TD: Leite e derivados, cereais e carnes

University

16 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Culinária

Culinária

4th Grade - University

11 Qs

A Ética e a Advocacia - Marketing e TAC

A Ética e a Advocacia - Marketing e TAC

University

15 Qs

Quiz - Mestre Fazendeiro

Quiz - Mestre Fazendeiro

University

20 Qs

Revisão sobre características físico-química do leite

Revisão sobre características físico-química do leite

University

18 Qs

ÉTICA E MORAL

ÉTICA E MORAL

University

12 Qs

BIOQUÍMICA - REVISÃO

BIOQUÍMICA - REVISÃO

University

20 Qs

Bioquímica dos ruminantes

Bioquímica dos ruminantes

University

18 Qs

ILEA

ILEA

University

12 Qs

Revisão TD: Leite e derivados, cereais e carnes

Revisão TD: Leite e derivados, cereais e carnes

Assessment

Quiz

Other

University

Medium

Created by

ASLAN TRAJANO

Used 12+ times

FREE Resource

16 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Sobre o valor nutritivo e composição química do leite, assinale a alternativa correta:

  1. Quanto à composição química das gorduras, o leite apresenta principalmente maior quantidade de ácidos graxos polinsaturados.

  1. Quanto às vitaminas, o leite apresenta altos teores de hidrossolúveis. Na classe das lipossolúveis, os maiores teores encontrados são de vitamina D.

  1. A lactose consta como um carboidrato presente no leite, a qual pode ser utilizada como substrato na fermentação durante a obtenção de queijos e iogurtes.

  1. O cálcio consta como um dos principais minerais presentes no leite bovino, sendo sua quantidade diretamente proporcional à quantidade de alfa-lactoalbumina.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Sobre a composição química protéica do leite, assinale a alternativa correta:

  1. São divididas em caseínas e proteínas do soro. As proteínas do soro são as mais numerosas, correspondendo a 80% da distribuição protéica do leite.

  1. As caseínas são proteínas resistentes à temperaturas de ebulição e coagulam rapidamente na presença de pH ácido (4,6).

  1. As proteínas do soro precipitam a 70 °C e coagulam em pH ácido (4,6), e portanto possuem difícil digestibilidade.

  1. No soro do leite humano há predominância da β-lactoglobulina (não alergênica), diferentemente do soro de leite bovino, em que há predominância de proteínas alergênicas como a α-lactoalbumina.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Dona Filó possui uma fazenda com vacas leiteiras, mas atualmente sua produção é focada apenas na distribuição de leite pasteurizado. Desejando expandir seu negócio, Dona Filó busca ajuda da equipe de nutrição para entender melhor os processos na produção de derivados do leite, pedindo explicação de como ocorre a produção de iogurte. Qual das alternativas compreende uma explicação mais apropriada?

  1. O iogurte é um gel duro, formado por meio da coagulação enzimática das proteínas do soro e das proteínas do tipo caseína.

  1. O iogurte é um gel mole, formado por meio da adição de enzimas como a renina, que promove a metabolização da lactose, gerando assim a consistência cremosa do produto.

  1. O iogurte é um gel mole, formado pela fermentação do leite, por meio da adição de culturas microbianas que promovem a diminuição do pH e a coagulação da caseína.

  1. O iogurte é um gel espesso, formado pela fermentação do leite, promovido por enzimas ou por meio da adição de culturas microbianas que promovem a diminuição do pH e a coagulação das proteínas do soro.

O iogurte é um gel duro, formado pela fermentação enzimática das proteínas do soro, que promovem o aumento do pH e a coagulação dessas proteínas.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Acerca do uso culinário do leite e seus derivados, assinale a alternativa correta:

  1. Diferentemente da água, o leite pode ser adicionado em preparações para agregar sabor e valor nutricional. Porém, por ser rico em caseínas, não permite umidade suficiente para a formação da rede de glúten em massas.

  1. O uso culinário do creme de leite é versátil, permitindo sua utilização em sopas, molhos e sobremesas. Porém, deve-se ter cautela em sua utilização, pois o produto é composto principalmente por caseínas e lactose, que alteram o valor nutricional das preparações.

  1. Os queijos são um dos produtos lácteos mais difundidos e versáteis. São produtos obtidos da separação parcial do soro do leite, coagulados por adição de coalho ou ácido e classificados quanto ao teor de gordura, água ou de acordo com o método de cozimento e processamento.

O leite pode ser adicionado à vitamina de mamão para agregar sabor e valor nutritivo. O mamão possui compostos antimicrobianos que permitem o consumo da vitamina mesmo após horas sem causar alterações na segurança, textura ou sabor da preparação.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

O creme de leite é um produto lácteo empregado de acordo com seu teor lipídico. Acerca do seu uso culinário, assinale a alternativa INCORRETA.

O teor de gordura denota sua estabilidade ao ser submetido ao aquecimento e sua qualidade ao ser batido.

Quando o creme de leite com baixo teor de gordura é submetido ao calor, as moléculas de água se distanciam, evaporam e promovem maior concentração de proteína que se desestabiliza e forma redes de caseína e cálcio.

Para a formação do chantilly recomenda-se o uso de um creme de leite com 18% de gordura, pois a relação entre a quantidade de gordura e estabilidade é inversamente proporcional.

Para realizar o batimento do creme de leite para a formação de chantilly é importante que os utensílios (bow e batedores) estejam resfriados. Isso porque em temperaturas mais frias os glóbulos de gordura tendem a juntar-se mais facilmente.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

3 mins • 1 pt

Media Image

Assinale a alternativa mais adequada em relação às partes dos cereais e seus respectivos nutrientes:

  1. Farelo: Celulose e fosfolipídios como a lecitina.

  1. Endosperma: Amido, proteínas de alto valor biológico e ferro.

  1. Endosperma: Amido e proteínas de baixo valor biológico.

  1. Germe: Gordura, celulose e amido.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

5 mins • 1 pt

Media Image

Acerca das funcionalidades dos cereais, assinale a alternativa correta:

  1. A gelatinização do amido ocorre após o emprego de calor seco, e é obtida após o resfriamento e armazenamento de pastas de amido, onde ocorre reorganização da cadeia da amilose.

  1. O glúten é uma rede glicídica formada pela união de gliadinas e gluteninas. As gliadinas são responsáveis pela consistência das massas, já as gluteninas são ramificadas e elásticas, sendo responsáveis pela extensibilidade nas massas.

  1. Na dextrinização são empregados aquecimentos prolongados com temperaturas elevadas, ocorrendo a destruição dos grânulos de amido e liberação de dextrinas.  O aumento da viscosidade e a diminuição da digestibilidade são consequências deste processo.

  1. A gelatinização do amido ocorre na presença de calor úmido, em temperaturas em torno de 50 a 80°C. Neste processo as moléculas de amido retém a água, se dilatam e rebentam, gerando como produto um gel.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?