(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

17 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Schülprüfungsvorbereitung 2

Schülprüfungsvorbereitung 2

KG - University

15 Qs

PRE TEST BIMTEK RSPP

PRE TEST BIMTEK RSPP

KG - University

20 Qs

แบบทดสอบก่อน/หลังเรียน The future of shopping

แบบทดสอบก่อน/หลังเรียน The future of shopping

KG - University

13 Qs

Repaso Tema 4- Primera parte

Repaso Tema 4- Primera parte

KG - University

17 Qs

Talasoterapia

Talasoterapia

University

20 Qs

בעיות הספק מנת פתיחה

בעיות הספק מנת פתיחה

KG - University

15 Qs

6è. (Revisió continguts) CEIP Gabriel Janer Manila

6è. (Revisió continguts) CEIP Gabriel Janer Manila

KG - University

21 Qs

FORMULARIO DE REPASO TERCERO

FORMULARIO DE REPASO TERCERO

KG - University

19 Qs

(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

(3ºANO)1ºTRI-REPOSIÇÃO NIVELAMENTO FILOSOFIA

Assessment

Quiz

others

Practice Problem

Hard

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

17 questions

Show all answers

1.

OPEN ENDED QUESTION

30 sec • Ungraded

Qual o seu nome completo?

Evaluate responses using AI:

OFF

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(TEORIA GEOCÊNTRICA DE ARISTÓTELES) A respeito da Teoria Geocêntrica de Aristóteles e dos elementos que a estruturam e compõem, analise as seguintes proposições e verifique se estão de acordo com o pensamento de Aristóteles: I - A região Supralunar, acima da órbita da lua, é: celeste, imutável e perfeita, composta do elemento éter, habitada pelos deuses; II - A Terra ocupa um lugar privilegiado, o centro, mas é o lugar de menor perfeição/maior imperfeição; III - A esfera/órbita, correspondente à Lua dividiria o espaço em duas regiões; IV - O universo não é homogêneo, tem divisão entre partes perfeitas e imperfeitas, tem hierarquias do tipo superior/inferior. Ou seja, o universo é dividido em duas partes com diferentes características; V - A região Sublunar, a região abaixo da órbita da lua é: terrestre, mutável, imperfeita e composta dos 4 elementos elementos terra, água, ar e fogo. Estão corretas as alternativas:

II, III e IV
II, III e V
I, III e V
I, II e III

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(BIOGRAFIA E PENSAMENTO DE GIORDANO BRUNO) Giordano Bruno defendeu que o Universo não teria um único centro, mas infinitos mundos com um astro central, portanto o centro do mundo não seria nem a terra nem o sol, e sim, relativo ao ponto de vista do observador Também defendeu a teoria panteísta de um Deus presente em tudo o que existe e de um Deus infinito sem morada fixa no Universo. A respeito da ideia de um centro do universo, da sua finitude ou infinitude, do geocentrismo e heliocentrismo, é INCORRETO afirmar:

Giordano Bruno defendeu o Universo finito e o geocentrismo.
Aristóteles, Ptolomeu e a Teologia Cristã Medieval defenderam a teoria de um universo finito, com um centro que seria a terra.
Giordano Bruno, embora afirme a ideia da não existência de um único centro do universo, ideia dos “vários sóis”, defendeu o Heliocentrismo, ou seja, a ideia do sol e não da terra como o centro de nosso mundo denominado Sistema Solar.
A teoria Panteísta defendida por G. Bruno defende a ideia da presença divina em tudo o que existe (Pan=tudo,todos). Deus não seria transcendente, separado do mundo e das criaturas, mas imanente, presente em tudo, não estaria em lugar único e específico no céu ou a terra.
A teoria Heliocêntrica de Copérnico foi confirmada com o método científico de Galileu que incluía a observação dos fenômenos naturais e a sua demonstração.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(INFLUÊNCIA DE ARISTÓTELES NA IDADE MÉDIA) Durante a Idade Média e início da Idade Moderna, a concepção aristotélica do universo foi assimilada pelos pensadores cristãos e adotada oficialmente pela igreja. A razão da assimilação da teoria de Aristóteles é por que: I - A concepção aristotélica possibilitava ao ser humano um posto privilegiado (no centro da criação) e permitia que Deus tivesse um lugar natural no céu, de onde podia comandar a sua obra; II - A teoria aristotélica não conflitava com as escrituras sagradas. As explicações religiosas ganhavam em racionalidade com o modelo aristotélico; III - A teoria geocêntrica não era só uma teoria científica, era também uma doutrina religiosa e uma tradição cultural presente na mentalidade da população; IV - A teoria geocêntrica não teve força, nem influência, durante a Idade Média. Estão CORRETAS as alternativas:

I, III e IV
I, II e III
II, III e IV
I, II e IV

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS NOS SÉCULOS XV E XVI) A partir do séc. XV, iniciou-se uma série de transformações históricas e culturais nas sociedades europeias, relacionadas com a mudança social e com a construção de uma nova mentalidade, uma nova maneira de entender o mundo. Iniciou-se uma revolução social e espiritual, pois as novas teorias de filósofos e cientistas não apenas modificaram antigas explicações da natureza e do real, como também forçaram uma reforma na estrutura do pensamento das pessoas. A respeito das mudanças na estrutura social, e da mentalidade, acima descritos, observe-se as seguintes afirmativas: I - Se referem ao surgimento do capitalismo, dos Estados nacionais centralizados absolutistas, das grandes navegações, do mercantilismo internacional, da Reforma Protestante, da imprensa, da confiança na capacidade e na razão humana e da investigação livre da natureza, desenvolvendo as ciências naturais; II - Dizem respeito às transformações que ocorreram no Império Romano do Oriente, na Eurafrásia (península hispânica e Itálica, norte da África e Turquia), tendo como centro principal Constantinopla, atual Istambul, na Turquia no Séc.VI; III - Se referem, entre outras, ao Renascimento ocidental, movimento cultural que acompanhou, expressou e sustentou mudanças científicas e culturais nos sécs. XV eXVI; IV - Ocorreram no ocidente e estiveram vinculadas, em boa medida, à física e à astronomia, cujos sucessivos êxitos em explicar a realidade concreta contribuíram para o desenvolvimento da Ciência Moderna; Estão corretas as alternativas:

I, II e IV
I, III e IV
I, II e III
II, III e IV

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(TRANSIÇÃO PARA A MENTALIDADE CIENTÍFICA) A transição para a mentalidade científica moderna gerou uma série de posicionamentos por parte de diversos setores da sociedade, inclusive das autoridades da igreja. Entre estes posicionamentos e reações em relação à liberdade de pensamento temos: I- Uma transição pacífica e sem conflitos, onde a maioria da população e as autoridades políticas e também religiosas apoiaram os cientistas e suas novas teorias sobre o universo; II- A organização das listas de livros proibidos (o Index) serviu para punir pensadores da época; III- As heresias eram ideologias de conformidade e apoio às autoridades e aos dogmas religiosos para fortalecer as autoridades da época; IV- O tribunal da Inquisição que havia sido criado em 1232 por Gregório IX, voltou a funcionar com toda força em meados do séc.XVI; V- A formulação de Copérnico de que é o Sol é o centro do universo atingia a concepção cristã medieval de que o ser humano é o ser supremo da criação e de que a terra, seu habitat, deveria ser o centro; Estão corretas as alternativas:

I, IV e V
III, IV e V
I, II e IV
II, IV e V

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

(GALILEU GALILEI) (Enem 2012) “Assentado, portanto, que a Escritura, em muitas passagens, não apenas admite, mas necessita de exposições diferentes do significado aparente das palavras, parece-me que, nas discussões naturais, deveria ser deixada em último lugar”. Trecho da obra GALILEI, G. Carta a Benedetto Castelli. In: Ciência e fé: cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. São Paulo: Unesp, 2009. (adaptado). O texto, extraído da carta escrita por Galileu (1564-1642) cerca de trinta anos antes de sua condenação pelo Tribunal do Santo Oficio, discute a relação entre ciência e fé, problemática cara no século XVII. A declaração de Galileu defende que:

O conhecimento da natureza satisfaz apenas ao intelecto e não é capaz de alterar as condições da vida humana.
As diferentes exposições quanto ao significado das palavras bíblicas devem evitar confrontos com os dogmas da Igreja.
A bíblia deve receber uma interpretação literal porque, desse modo, não será desviada a verdade natural.
Os intérpretes precisam propor, para as passagens bíblicas, sentidos que ultrapassem o significado imediato das palavras.
A bíblia, por registrar literalmente a palavra divina, apresenta a verdade dos fatos naturais, tornando-se guia para a ciência.

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?