Quiz 3- Abdome agudo

Quiz 3- Abdome agudo

Assessment

Quiz

Others

University

Hard

Created by

Patrícia .

FREE Resource

Student preview

quiz-placeholder

6 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

Paciente 34 anos, sexo feminino, evoluindo com dor abdominal intensa há 12h, de início súbito. Ao exame físico, apresenta-se consciente, orientada, taquipneica, taquicárdica, sudoreica, hipocorada (+/4+), desidratada (++/4+), abdômen tenso, doloroso difusamente, com sinais de irritação peritoneal franca. Qual o tipo de abdômen agudo mais provável nesse caso?

Inflamatório

Obstrutivo

Hemorrágico

Perfurativo

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

Principais etiologias abdome agudo inflamatório:

Hérnia estrangulada, diverticulite e doença de Crohn

Apendicite, Pancreatite e diverticulite

Gravidez ectópica

Fibrilação atrial, hipercoagulacao, cardiopatia

3.

MULTIPLE SELECT QUESTION

45 sec • 1 pt

No 9º pós operatório de colectomia parcial por adenocarcinoma de cólon, paciente de 55 anos inicia com quadro de dor e distensão abdominal. Ao exame encontra-se desidratado e hipocorado. O abdome mostrou-se globoso, flácido, hipertimpânico e doloroso a palpação profunda difusamente. Em relação a este caso clínico, assinale a assertiva correta:

Devido tempo de pós operatório, a ocorrência de fístula está descartada

O exame de imagem mais indicado é a ultrassom de abdome

O quadro pode ser íleo adinâmico e ter desequilibro eletrolítico

O edema de anastomose pode ser a principal causa de obstrução

Answer explanation

Paciente no 9o dia de uma colectomia com um quadro de dor + distensão abdominal + desidratado + hipocorado, com abdome hipertimpânico, e dor na palpação profunda. O que não temos descrito: peritonite clínica e/ou taquicardia.O íleo adinâmico explica a situação, e correção hidroeletrolítica faz parte de sua abordagem.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 1 pt

Paciente, sexo feminino, 34 anos de idade, procura o pronto socorro com queixa de dor em abdome superior hpa 12 horas. Refere náuseas, vômitos, hiporexia e piora da dor após alimentação. Relata, também, quadros prévios de dor abdominal após liberação alimentar. Ao exame físico, bom estado geral, corada. Temperatura axilar: 38,2°C, FC: 92 bpm, PA: 122×78 mmHg, FR: 18 ipm; ausculta cardíaca e respiratória sem alterações; abdome globoso às custas de panículo adiposo, flácido e com dor de forte intensidade a palpação de hipocôndrio direito. Diante desse caso clínico: Indique a principal suspeita diagnóstica para o quadro clínico da paciente:

Hepatite aguda

Pancreatite aguda

Colecistite aguda

Úlcera péptica

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

45 sec • 1 pt

Sobre abdome agudo obstrutivo:

Vômitos fecaloides incidam obstrução proximal

Sinal do empilhamento de moedas são indicativos de obstrução

Etiologias mais comuns: hérnia, aderência e neoplasias

Rotina de abdome agudo ( rx) abdome em pé e deitado + cúpulas diafragmáticas é considerado exame inicial

Answer explanation

A rotina radiológica de abdome agudo é o primeiro exame a ser realizado na suspeita de uma obstrução intestinal. Com a radiografia simples de abdome é possível diferenciar uma obstrução intestinal alta de uma obstrução baixa. Se o paciente tiver histórico de cirurgia abdominal prévia e padrão radiológico de obstrução intestinal alta (empilhamento de moedas, níveis hidroaéreos), é o suficiente para se indicar o tratamento conservador. Se a radiografia apresentar o sinal do “Grão de café” ou do “U invertido”, temos o diagnóstico de um volvo de sigmoide, e já podemos indicar a colonoscopia descompressiva.

B) Sinal de empilhamento de moedas e níveis hidroaéreos (não necessariamente dois níveis), são indicativos de obstrução intestinal alta (de delgado).

C)A principal causa de obstrução intestinal são as aderências intestinais, relacionadas à cirurgia abdominal prévia.

Causas de obstrução intestinal alta:

- Aderências: 60%

- Neoplasias (geralmente metastáticas e não primária de delgado): 20%

- Hérnias: 10%

- Doença de Crohn: 5%

Causas de obstrução intestinal baixa:

- Neoplasias: 50%

- Volvo: 10 – 15%

- Diverticulite: 10%

D)A rotina radiológica de abdome agudo é o primeiro exame a ser realizado na suspeita de uma obstrução intestinal. Com a radiografia simples de abdome é possível diferenciar uma obstrução intestinal alta de uma obstrução baixa. Se o paciente tiver histórico de cirurgia abdominal prévia e padrão radiológico de obstrução intestinal alta (empilhamento de moedas, níveis hidroaéreos), é o suficiente para se indicar o tratamento conservador. Se a radiografia apresentar o sinal do “Grão de café” ou do “U invertido”, temos o diagnóstico de um volvo de sigmoide, e já podemos indicar a colonoscopia descompressiva,

6.

MULTIPLE SELECT QUESTION

1 min • 1 pt

Pcte, masculino, 45 a, etilista crônico. Refere dor abdominal de início súbito em epigastro que posteriormente se espalhou para todo o abdome, c/ piora progressiva. Em uso de diclofenaco p/ dor de garganta. Ao exame, consciente e orientado, fácies de dor, hipocorado+/4, desidratado++++/4, FC 130 batimentos por minuto. PA 100x 60mmHg. Abdome distendido, mt tenso e doloroso difusamente, c/ descompressão brusca positiva. Sinal de Jobert positivo. Realizou rotina radiológica do abdome agudo que evidenciou a presença de pneumoperitôneo. É correto afirmar

ata-se provavelmente de um abdome agudo inflamatório por diverticulite aguda, devido à presença do sinal de Jobert

tina radiológica do abdome agudo consiste em Rx do abdome em ortostase e decúbito ventral horizontal.

um abdome agudo perfurativo, devido a úlcera péptica perfurada, e o sinal de Jobert corresponde à perda da macicez hepática no hipocôndrio direito à percussão.

bdome agudo hemorrágico devido a úlcera péptica com sangramento ativo, e a endoscopia digestiva alta deve ser realizada de urgência