avaliativo  historia 1 ano

avaliativo historia 1 ano

1st Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Renascimento

Renascimento

1st Grade

9 Qs

Humanismo e Renascimento

Humanismo e Renascimento

1st Grade

12 Qs

GRÉCIA ANTIGA

GRÉCIA ANTIGA

1st Grade

15 Qs

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

Grecia Antiga: Formação helênica e Atenas

1st - 12th Grade

10 Qs

Bandeirantes e o aumento do território brasileiro

Bandeirantes e o aumento do território brasileiro

1st Grade

12 Qs

Mesopotâmia - Parte 01

Mesopotâmia - Parte 01

1st Grade

12 Qs

A Península Ibérica- localização

A Península Ibérica- localização

1st Grade

10 Qs

Humanismo e Classicismo

Humanismo e Classicismo

1st - 3rd Grade

15 Qs

avaliativo  historia 1 ano

avaliativo historia 1 ano

Assessment

Quiz

History

1st Grade

Hard

Created by

Tania Ferreira

Used 9+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

1. Ao longo da história humana, diferentes povos e culturas desenvolveram teorias e mitos sobre o surgimento da vida na terra. Além destas narrativas, a ciência também tem se dedicado a compreender o surgimento da espécie humana. Em um momento histórico mais recente, observamos também descrições científicas acerca do início da vida na terra. De acordo com nossa aula, quais são as duas formas de explicação sobre a origem do universo e do homem?

a) Criacionismo é a explicação sobre a origem do universo, sob o poder sobrenatural de um criador e Imperialismo é a ciência que explica a origem da humanidade a partir dos grandes grupos humanos que se organizaram em pequenas comunidades durante o período Neolítico. 

b) Criacionismo é a explicação sobre a origem do universo, sob o poder sobrenatural de um criador e absolutismo é a ciência que explica a origem dos seres vivos a partir do poder absoluto de Deus e de seus agentes criadores como as forças da natureza e a vontade dos homens

c) Criacionismo é a explicação sobre a origem do universo, sob o poder sobrenatural de um criador e Evolucionismo é a ciência explica a evolução a partir de um processo muito lento de transformações dos seres vivos. A base deste pensamento está nas pesquisas de Charles Darwin.

d) Evolucionismo é a ciência explica a evolução a partir de um processo muito lento de transformações dos seres vivos e o anacronismo é a crença de que toda a criança e adolescente devem estar respaldados no Estatuto da Criança e do Adolescente desde o nascimento.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

2. “Bênção, mamãe África”. Foi através da tradição oral, chamada na língua yorubá de ipitan, que entrei em contato com a maravilhosa arte de viver do africano, que tem na alegria um de seus fundamentos. Entretanto, nós brasileiros, que temos nesse povo uma de nossas ascendências, não devemos correr o risco de sermos megalomaníacos e considerar a filosofia africana a melhor. Todo povo possui sabedoria, mas a Sabedoria, assim como Deus, é uma só. A mesma base, os mesmos fundamentos, apenas transmitidos de acordo com a cultura e o lugar de viver correspondente. Se foi através da tradição oral que aprendi, é agora na escrita, iwe-kikó, que encontro condições favoráveis para transmitir, a um maior número de pessoas, os ensinamentos absorvidos e os quais ainda pretendo assimilar, de maneira profunda. SANTOS, M. S. A. A Tarde, 25 maio 2013 (adaptado).

Por meio da tradição oral, podemos conhecer as práticas sociais que constroem a identidade cultural de um povo. Para a autora, a transposição da tradição oral para o registro escrito proporciona ao grupo social que utiliza uma língua

a) a preservação da memória cultural.

b) a assimilação de conteúdos religiosos.

c) a fundamentação da sabedoria popular.

d) a introdução de conhecimentos linguísticos.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 O estudo do evolucionismo possibilita entender que a espécie humana é resultado de um processo de transformações, de adaptações ao meio. Portanto, isso significa estudar uma teoria sobre a origem dos seres humanos pela ótica científica para compreender mais sobre a nossa própria espécie.É através da análise de fósseis de esqueletos que os cientistas, por exemplo, descobrem valiosas informações sobre a evolução biológica da espécie humana, como sua idade, sexo, circunstância de sua morte, hábitos alimentares etc. Você conhece o significado de “Homo sapiens”?

a) “Homo sapiens” é um termo que deriva do latim e significa “homem sapo”. É considerado a primeira linha evolutiva das espécies “Homo”, assim como os erectus, habilis e neandertal. O “Homo sapiens” não pode ser considerado a nossa espécie, o ser humano atual, pois tinha semelhanças com um anfíbio.

b) “Homo sapiens” é um termo que deriva do latim e significa “homem sábio”. É considerado a última linha evolutiva das espécies “Homo”, assim como os erectus, habilis e neandertal. O “Homo sapiens” é a nossa espécie, o ser humano atual, de acordo com a teoria evolutiva.

c) “Homo sapiens” é um termo que deriva do grego e significa “homem que sabe”. Um dos hominídeos, nossos ancestrais primatas e é um dos mais antigos já encontrados que habitou a África há 5,8 milhões de anos. Todos os fósseis com datações mais antigas foram encontrados no continente africano, o que confere à África a denominação de “Berço da Humanidade”.

d) “Homo sapiens” é um termo que deriva do grego e significa “homem que tudo vê e sabe”. Um dos hominídeos, nossos ancestrais primatas e é um dos mais recentes já encontrados que habitou a África há 100 milhões de anos. Todos os fósseis com datações mais antigas foram encontrados no continente africano, porém não podemos afirmar que a África pode ser denominada de “Berço da Humanidade”.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

. Nomadismo significa “sem moradia fixa”, ou seja, um ser humano que precisa migrar para viver da caça, pesca e coleta de frutos e raízes. A vida humana no nomadismo tem baixa expectativa, mesmo assim, esses seres humanos foram responsáveis por povoar várias regiões do planeta. Entender as diferenças de nomadismo e sedentarismo é compreender a base do desenvolvimento humano na Pré-História, com o domínio das práticas agrícolas e o surgimento das primeiras civilizações. Na Pré-História, qual a duração do período paleolítico?

a) Vai de 12 mil anos até o surgimento da escrita em 4 mil anos a.C. quando os hominídeos aparentemente passaram a ser nômades e explorar territórios desconhecidos e, após isso, registrava-os. 

b) Foi o momento que surgiram as primeiras cidades, resultado do desenvolvimento das pedras polidas. Uma prática que só foi possível após o nomadismo dos primeiros hominídeos. 

c) Ficou marcado pelo sedentarismo, após os seres humanos desenvolverem a agricultura. Pois o ser humano precisava migrar para viver da caça, pesca e coleta de frutos e raízes.

d) Vai do surgimento do surgimento dos hominídeos até 12 mil anos a.C. com o aperfeiçoamento das pedras polidas no Neolítico.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

 O conceito histórico de sedentarização demonstra como o ser humano abandonou por completo ou em partes, o nomadismo, aproximando-se cada vez mais da agricultura. Houve o surgimento dos primeiros assentamentos, depois vilas e, com o tempo, as primeiras cidades da história. De acordo com nosso estudo sobre sedentarização, qual alternativa apresenta o fator principal para os seres humanos passarem a ser sedentários?

a) O domínio do fogo, nas margens dos rios da Antiguidade, possibilitaram o aquecimento e o plantio da agricultura. Esses grupos humanos usavam as margens dos rios para fazer fogo.

b) O domínio da pedra lascada, nas margens dos rios da Antiguidade, construíram essas ferramentas. Esses grupos humanos usavam as margens dos rios para fazer tais ferramentas.

c) O domínio da agricultura, nas margens dos rios da Antiguidade, fixaram suas moradias. Esses grupos humanos usavam as margens dos rios para o plantio da agricultura. 

d) O domínio dos animais, nas margens dos rios da Antiguidade, fixaram os currais e cercamentos de animais. Esses grupos humanos não contavam que os animais poderiam escapar pelos rios. 

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(UNESP/2015-2) A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos grupos que circulavam pelo deserto. Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)

A partir do texto, é correto afirmar que

A) os povos mesopotâmicos dependiam apenas da caça e do extrativismo vegetal para a obtenção de alimentos.

B) a ocupação da planície mesopotâmica e das áreas vizinhas a ela, durante a Antiguidade, teve caráter sedentário e ininterrupto.

B) a ocupação da planície mesopotâmica e das áreas vizinhas a ela, durante a Antiguidade, teve caráter sedentário e ininterrupto.

C) a ocupação das áreas vizinhas da Mesopotâmia tinha características nômades e os povos mesopotâmicos praticavam a agricultura irrigada.

D) a ocupação sedentária das regiões desérticas representava uma ameaça militar aos habitantes da Mesopotâmia.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 1 pt

(UFRGS) - Na África, durante a Antiguidade, entre 3000 a.C. e 322 a.C., desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse império

a) legou a humanidade códigos e compilações de leis.

b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade.

c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível.

 d) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura. 

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?