AV2 Historia - 2º Ano A Integral - Médio  Quiz

AV2 Historia - 2º Ano A Integral - Médio Quiz

10th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Deductive vs Inductive Reasoning

Deductive vs Inductive Reasoning

9th Grade - University

10 Qs

Prueba parcial filosofía

Prueba parcial filosofía

10th Grade

10 Qs

O que você sabe sobre as obras do PAS - Etapa 1?

O que você sabe sobre as obras do PAS - Etapa 1?

10th Grade - Professional Development

15 Qs

Sofistas e Sócrates

Sofistas e Sócrates

10th Grade

10 Qs

Recuperação 2 trimestre (ética)

Recuperação 2 trimestre (ética)

10th Grade

10 Qs

Surrealismo

Surrealismo

10th Grade

12 Qs

The 7 Habits Of Teenagers

The 7 Habits Of Teenagers

9th - 12th Grade

15 Qs

Kapampangan Bugtung

Kapampangan Bugtung

KG - Professional Development

11 Qs

AV2 Historia - 2º Ano A Integral - Médio  Quiz

AV2 Historia - 2º Ano A Integral - Médio Quiz

Assessment

Quiz

Philosophy

10th Grade

Hard

Used 12+ times

FREE Resource

AI

Enhance your content in a minute

Add similar questions
Adjust reading levels
Convert to real-world scenario
Translate activity
More...

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

1- Leia o trecho a seguir sobre Nacionalismo: “Um dos fatos que marcaram a ascensão das hostilidades entre os países que participaram da I Guerra Mundial foi o nacionalismo. Criado como identidade de povos durante o século XIX, o nacionalismo foi utilizado como forma de persuasão das massas populares para os desejos expansionistas dos governantes de Impérios e demais países. O discurso da necessidade do cidadão civil em se alistar no exército para defender sua nação e pátria foi um recurso utilizado como forma de ampliar o contingente dos exércitos.” Disponível: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/nacionalismo-i-guerra-mundial.htm Sobre os nacionalismos às vésperas da Primeira Guerra mundial qual alternativa é FALSA:

a) O Pangermanismo defendia a unificação de todos os povos germânicos da Europa sob a liderança da Alemanha.
b) A Grande Sérvia era uma proposta de libertar territórios eslavos na região dos Balcãs, sob domínio do Império Austro-Húngaro e do Império Otomano.
c) O nacionalismo francês defendia uma aliança com a Alemanha pois ambos se consideravam “irmãos”.
d) Ingleses se viam como o povo mais civilizado do mundo.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

2- (Enem) Segundo o historiador Eric J. Hobsbawn, a discussão sobre a gênese da Primeira Guerra Mundial tem sido ininterrupta desde agosto de 1914. A questão permaneceu viva porque o problema das origens das guerras mundiais infelizmente tem se recusado a desaparecer desde 1914. De fato, em nenhum outro ponto a vinculação entre as preocupações passadas e presentes é mais evidente que na história da Era dos Impérios. Assinale a alternativa que apresenta as causas da I Guerra Mundial.

a) O imperialismo, o rompimento do equilíbrio europeu, o nacionalismo, a política das alianças, as questões balcânicas, o incidente de Sarajevo;
b) A ascensão militar dos EUA, o fascismo, o desemprego, a partilha da África, o neocolonialismo e o desmembramento da Tchecoslováquia;
c) O Anschluss, a Política de apaziguamento, a crise da Etiópia, a formação do Eixo, a Conferência de Versalhes;
d) O fim dos Impérios Otomano e Áustro-Húngaro, a formação da Tríplice Entente, o Plano Schlieffen, o assassinato do Arquiduque Ferdinando;
e) A crise do Marrocos, o Pan-eslavismo russo, a ascensão de Lênin, a partilha da África e da Ásia, e o surgimento da Liga das Nações.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

3- Durante o processo revolucionário que tornou a Rússia um país socialista destacaram-se a atuação dos sovietes, especialmente o soviete de Petrogrado. O que eram os sovietes?

a) sindicatos que contavam com a participação de trabalhadores rurais, apenas.
b)associações de mútuo socorro que reuniam representantes de toda a sociedade russa, incluindo do clero e da nobreza.
c)Conselhos de representantes de operários, soldados e camponeses, para debater questões referentes aos trabalhadores.
d) grupos estrangeiros que reuniam as principais lideranças do Congresso Comu

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

4- (UFPE Adaptada) Último representante do regime absolutista na Europa, a Rússia vivenciou, no início do século XX, um processo revolucionário que destituiu o czarismo e instalou o governo socialista. Sobre a Revolução Russa de 1917, analise as seguintes proposições: I) Em princípios de 1917 a Rússia dos czares vivenciava uma grave crise socioeconômica, com flagrante empobrecimento da população, deserção de soldados e greves. II) A desastrosa participação da Rússia na I Guerra Mundial agravou a crise política, que levou à abdicação compulsória do czar e a instalação de um governo provisório liderado pela “DUMA”. III) Com a subida de Lênin ao poder foram estatizados bancos, fábricas, estradas de ferro entre outros. IV) A vitoriosa campanha russa na I Guerra Mundial garantiu a este país a recuperação econômica ao retomar as minas da Alsácia-Lorena, e a estabilidade política, com a instalação do regime socialista. São corretas apenas:

I, II e IV
II, III e IV
I, III e IV
I, II e III

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

Media Image

5- Observe a imagem a seguir: A seleção italiana de futebol foi campeã das Copas do Mundo de 1934 e 1938, período em que a Itália foi governada por Mussolini. Sobre a relação entre política e esporte durante o fascismo é correto afirmar que:

a) O governo de Mussolini usou de diferentes estratégias para divulgar a ideologia fascista. O futebol foi uma delas. As vitórias nos campeonatos mundiais foram usadas como forma de propaganda política do governo fascista.
b) Os esportes eram incentivados na Itália para manter os jovens distraídos em uma época de instabilidade e conflitos sociais. As vitórias da Itália nas duas copas do mundo decorrem unicamente dos esforços dos atletas e não se relacionam com a política do período.
c) Mussolini tentou impedir a realização das duas copas do mundo. A vitória da seleção italiana foi um duro golpe no fascismo contribuindo para o seu declínio anos mais tarde.
d) O futebol só passou a ser valorizado na Itália graças a Mussolini que antes de governar o país também tinha sido jogador de futebol. Muitos jovens foram dispensados do serviço militar por conta disso.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

6- Leia o trecho a seguir: “A propaganda exerceu um papel fundamental no processo de consolidação política do […] Partido Nazista, na Alemanha. Para Adolf Hitler, […] a propaganda deveria ser simples, emotiva e popular, elaborada de modo a levar em conta o limite das faculdades de assimilação do mais limitado dentre aqueles a quem ele deveria se dirigir”. PEREIRA, Wagner Pinheiro. O triunfo do Reich de mil anos: cinema e propaganda política na Alemanha nazista (1933-1945). In: CAPELATO, Maria Helena et al. História e cinema. São Paulo: Alameda, 2011. p. 260-261. Sobre o uso da propaganda pelos nazistas é correto afirmar:

a) Um dos meios mais utilizados pelos nazistas para divulgar a ideologia era o cinema. Os filmes foram utilizados como propaganda política para que as pessoas internalizassem os valores e as ideias nazistas tais como o patriotismo, o ódio aos inimigos, o culto ao governo, o espírito militar e a glorificação da guerra.
b) Os nazistas fizeram uso de diferentes meios de comunicação: música, teatro, cinema, rádio e tv. Todos poderiam expressar livremente suas ideias como prova de que a Alemanha era um país comprometido com a democracia e a liberdade de expressão.
c) Dos vários meios de comunicação utilizados para divulgar a ideologia nazista (rádio, jornais, revistas, livros) apenas o cinema não foi usado. Os alemães acreditavam que o cinema era sinônimo de estrangeirismo e por isso não faziam uso da propaganda oficial

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 5 pts

7- (Enem 2009 - ADAPTADO) O ataque japonês a Pearl Harbor e a consequente guerra entre americanos e japoneses no Pacífico foi resultado de um processo de desgaste das relações entre ambos. Depois de 1934, os japoneses passaram a falar mais desinibidamente da “Esfera de coprosperidade da Grande Ásia Oriental”, considerada como a “Doutrina Monroe Japonesa”. A expansão japonesa havia começado em 1895, quando venceu a China, impôs-lhe o Tratado de Shimonoseki passando a exercer tutela sobre a Coreia. Definida sua área de projeção, o Japão passou a ter atritos constantes com a China e a Rússia. A área de atrito passou a incluir os Estados Unidos quando os japoneses ocuparam a Manchúria, em 1931, e a seguir, a China, em 1937. REIS FILHO, D. A. (Org.). O século XX, o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008. Sobre a expansão japonesa, infere-se que

a) o Japão tinha uma política expansionista, na Ásia, de natureza bélica, diferente da doutrina Monroe, que pregava uma intervenção indireta baseada na influência política e econômica sobre os territórios ambicionados;
b)o Japão buscou promover a prosperidade da Coreia, tutelando-a à semelhança do que os EUA faziam com algumas repúblicas na América Central como o México, Cuba e a Nicarágua;
c)o povo japonês propôs cooperação aos Estados Unidos ao copiarem a Doutrina Monroe e proporem o desenvolvimento da Ásia, porém foram traídos por seus aliados norte-americanos que se precipitaram em uma declaração de guerra contra o Japão;
d) a Manchúria era território sob influência e controle direto norte-americano e foi ocupado pelo Japão que defendia a união dos países asiáticos contra o imperialismo das nações ocidentais, originando a guerra entre os dois países

Create a free account and access millions of resources

Create resources

Host any resource

Get auto-graded reports

Google

Continue with Google

Email

Continue with Email

Classlink

Continue with Classlink

Clever

Continue with Clever

or continue with

Microsoft

Microsoft

Apple

Apple

Others

Others

By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy

Already have an account?