3º ANO: RECUPERAÇÕ EXTRA HISTÓRIA DO PARANÁ

3º ANO: RECUPERAÇÕ EXTRA HISTÓRIA DO PARANÁ

12th Grade

10 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Trabalho - Indústria e Cidades no Paraná

Trabalho - Indústria e Cidades no Paraná

12th Grade

15 Qs

Quiz sobre Quilombos e Cultura Afro-Brasileira

Quiz sobre Quilombos e Cultura Afro-Brasileira

12th Grade

15 Qs

Agronegócio no Paraná

Agronegócio no Paraná

12th Grade

11 Qs

HIS_3_EM_QN01-N04

HIS_3_EM_QN01-N04

12th Grade

11 Qs

HEPR - Formação e desenvolvimento das regiões

HEPR - Formação e desenvolvimento das regiões

12th Grade

13 Qs

Explorando o Tropeirismo no Paraná

Explorando o Tropeirismo no Paraná

12th Grade - University

10 Qs

3º ANO: RECUPERAÇÃO NP - 2º TRIMESTRE

3º ANO: RECUPERAÇÃO NP - 2º TRIMESTRE

12th Grade

15 Qs

HIS_3_EM_Q24

HIS_3_EM_Q24

12th Grade

8 Qs

3º ANO: RECUPERAÇÕ EXTRA HISTÓRIA DO PARANÁ

3º ANO: RECUPERAÇÕ EXTRA HISTÓRIA DO PARANÁ

Assessment

Quiz

History

12th Grade

Hard

Used 14+ times

FREE Resource

10 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

01. (FAFIPA 2013- Adaptada) Com relação à economia paranaense, assinale a alternativa INCORRETA
a) O setor de serviços é, proporcionalmente, o principal responsável pelo Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, seguindo-se o setor industrial e, por último, o setor agropecuário.
b) Outras fontes que também são geradoras de renda, no Estado, são os setores de transporte, as hidrelétricas, o turismo, a área mineradora, e a extração da madeira.
c) A agropecuária paranaense não é representativa em termos econômicos.
d) As maiores vendas externas são de soja, material de transportes e carne.
e) A indústria automobilística tem destaque nos municípios de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

2. Ao longo da sua história, a economia paranaense esteve assentada em diferentes produtos que serviram de alavanca para o crescimento econômico e para a crescente urbanização do estado. Sobre os principais produtos da economia paranaense, marque a resposta INCORRETA:
a) No período colonial a ocupação do litoral paranaense deveu-se a descobertas de ouro na bacia de Paranaguá, favorecendo a criação de vilas como Paranaguá, em 1660, e Curitiba, em 1693. Após o declínio do ouro, o principal produto foi a pecuária, com o transporte de gado e muares, realizado pelos tropeiros.
b) No século XIX, a erva-mate já havia se tornado o principal produto de exportação do Paraná e trouxe para o estado, portos, ferrovias, serrarias, etc.
c) Além da erva-mate, a extração de madeira foi uma das principais atividades econômicas do estado durante o século XIX.
d) A partir da segunda metade do século XIX, o café já era a base da economia do estado paranaense, porém, com a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, tal produção entra em declínio e é substituída pela soja e pela industrialização.
e) O café, na região norte do Paraná, foi o principal produto de exportação do estado durante o século XX, até por volta do final dos anos 1960, quando foi substituído pela soja, em especial, após a chamada geada negra, que ocorreu em 1975.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

3. (Uem 2013-adaptada) “O Norte paranaense é uma região grande, com muitos municípios de clima quente e terras férteis, onde se cultivam vários tipos de produtos agrícolas. No início da década de 1920, o Norte paranaense atraiu migrantes de várias regiões do Brasil, principalmente de Minas Gerais, São Paulo e do Nordeste. Também vieram para o Norte paranaense imigrantes de países como Inglaterra, Alemanha, Itália e Japão.” (ROLLENBERG, Graziella. Norte. In: História Paraná. São Paulo: Editora Ática, 2009, p. 107). Baseando-se no trecho citado, assinale a alternativa correta.
a) Os imigrantes que chegaram à região antes da década de 1920 praticavam uma agricultura de subsistência.
b) Devido ao clima quente, os imigrantes alemães não se fixaram no Norte paranaense e se deslocaram para as regiões mais frias dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
c) A partir da década de 1930, o cultivo da lavoura do café impulsionou o surgimento de cidades na região Norte paranaense.
d) Diferentemente dos imigrantes, os migrantes cultivavam suas terras em pequenas propriedades voltadas para o mercado local e o regional.
e) O Norte do Paraná foi colonizado somente por imigrantes europeus que iniciaram as plantações de soja, trigo e cevada.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

04. Assim como em outros territórios e estados brasileiros, a história do Paraná registra vários ciclos econômicos. Com relação aos ciclos econômicos e ao desenvolvimento do estado do Paraná, assinale a opção correta.
a) O ciclo da erva-mate alcançou o seu ápice no século XIX.
b) No século XIX, a principal atividade econômica do estado era a exploração cafeeira.
c) Durante o ciclo da erva-mate, o produto se destinava ao mercado interno e não era exportado.
d) O processo de industrialização do Paraná consolidou-se no início do século XXI.
e) O ouro teve grande importância na economia paranaense do século XIX.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

05. (UEM -2004- adaptada) O Tropeirismo foi uma importante atividade econômica do Paraná durante o Ciclo do Gado, no período colonial. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) O Tropeirismo entrou em decadência a partir de 1810 quando entrou em operação a Ferrovia Curitiba - Belo Horizonte, construída pelo Barão de Mauá.
b) No Paraná, o Tropeirismo se desenvolveu basicamente na região dos Campos Gerais, que foi rota de passagem das tropas de burro que se dirigiam do Rio Grande do Sul aos estados de São Paulo e Minas Gerais, transportando carne e outras mercadorias.
c) O Tropeirismo se desenvolveu durante a Guerra do Paraguai, na década de 1880, com o transporte de alimentos e de cavalos para o exército brasileiro acampado em Montevidéu.
d) O Tropeirismo possibilitou o surgimento e o desenvolvimento de importantes cidades paranaenses, como Londrina, Maringá e Apucarana.
e) O desenvolvimento do Tropeirismo no Paraná esteve intimamente associado ao transporte de madeira para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

6.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

06. Sobre a História do Paraná, é INCORRETO afirmar que:
a) No século XIX o governo da Província do Paraná estimulou e promoveu o processo de colonização, destacando-se diversas colônias criadas nas proximidades de Curitiba;
b) Os caminhos que ligavam os centros criadores de gado do Rio Grande do Sul ao mercado pecuário de São Paulo, nos séculos XVIII e XIX, contribuíram para o surgimento de inúmeros núcleos populacionais no Paraná;
c) A modernização da agricultura, iniciada no Paraná na década de 1960, solucionou o problema da emigração e do êxodo rural no Estado, caracterizando-se, atualmente, como uma estrutura agrária predominantemente de pequena propriedade;
d) A descoberta do ouro na região de Paranaguá contribuiu para a intensificação do povoamento no litoral paranaense;
e) As terras do Norte do Paraná, com a introdução da cultura cafeeira, foram efetivamente colonizadas a partir da iniciativa de empresas colonizadoras privadas.

7.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 3 pts

07. O Paraná é hoje a 4ª economia do Brasil e sua produção apresenta características regionais, constituídas pela origem populacional, aspectos culturais e geográficos de cada parte do estado. De acordo com a atividade realizada em sala de aula, qual é o ramo econômico que mais emprega trabalhadores em Guarapuava? Assinale a alternativa correta.
a) Agricultura;
b) Industria;
c) Serviços;
d) Pesca;
e) Comércio.

Create a free account and access millions of resources

Create resources
Host any resource
Get auto-graded reports
or continue with
Microsoft
Apple
Others
By signing up, you agree to our Terms of Service & Privacy Policy
Already have an account?