Questões - 3º ano

Questões - 3º ano

9th - 12th Grade

5 Qs

quiz-placeholder

Similar activities

Revisão para prova bimestral - 2º ano

Revisão para prova bimestral - 2º ano

1st - 12th Grade

10 Qs

O MENINO E O MUNDO

O MENINO E O MUNDO

9th Grade

10 Qs

Texto Dissertativo-argumentativo

Texto Dissertativo-argumentativo

11th Grade

10 Qs

cartaz de campanha

cartaz de campanha

9th Grade

10 Qs

Revolução Francesa Convenção e Diretório

Revolução Francesa Convenção e Diretório

1st - 12th Grade

10 Qs

NIVELAMENTO - TEXTO DIDÁTICO - CIENTÍFICO

NIVELAMENTO - TEXTO DIDÁTICO - CIENTÍFICO

9th Grade

10 Qs

Tipos de Comunicação / 2ªEM

Tipos de Comunicação / 2ªEM

11th Grade

10 Qs

Interpretação de texto

Interpretação de texto

12th Grade

10 Qs

Questões - 3º ano

Questões - 3º ano

Assessment

Quiz

Education

9th - 12th Grade

Hard

Created by

DEBORAH ARAUJO

Used 4+ times

FREE Resource

5 questions

Show all answers

1.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

2 mins • 2 pts

A TRAIÇÃO É UM PROBLEMA DE CARÁTER?

A pergunta do nosso título certamente causa muitas polêmicas. Para alguns, quem trai não ama, e certamente é um “mau caráter". Para outros, a traição não está relacionada à questão de a pessoa ser boa ou não, mas a uma série de variáveis que envolvem a complexidade das relações. Entretanto, para melhor responder à questão acima, é necessário, inicialmente, esclarecer o que significa caráter ou, ao menos, como vamos abordar esse tema nesse texto. Para muitos, caráter tem uma conotação moral e significa o quanto uma pessoa age de acordo com bons costumes, valores ou o quanto essa pessoa se afasta de comportamentos considerados bons. Nesse sentido, o mau caráter seria aquele que rouba, é corrupto, engana, etc. Uma outra aproximação, que será a que utilizaremos, entende o caráter como modo de ser, como uma forma de vida que se constrói ao longo da existência. Nesse sentido, o caráter não é estático ou herdado, mas sim uma realidade que, ao longo da vida, vai se formando de acordo com uma série de influências e decisões que tomamos. De certa maneira, nós temos uma liberdade na construção de nosso caráter, ou seja, ele é fruto de nossas decisões. Sendo assim, podemos dizer que nós somos responsáveis pela nossa construção, por aquilo que nos tornamos. Aqui podemos inserir o tema da traição e, com isso, pontuar que a traição não ocorre somente quando um homem ou mulher estabelecem um relacionamento amoroso com outra pessoa, enquanto em um relacionamento estável com alguém. A traição tem seu início na medida em que eu permito que pouco a pouco algo ou alguém vá tomando na minha vida o lugar daquele com quem resolvi estabelecer um vínculo amoroso. Você pode perceber, portanto, que a traição é construída e, muitas vezes, não inicia somente quando uma pessoa começa a pensar em outra, apesar de estar casado(a) ou em uma relação estável (namoro ou noivado). Ela começa quando não se reserva um espaço para o outro em sua vida, desde os aspectos externos (tempo de convivência, diálogo, momentos de intimidade) até internos (Quanto tempo você reserva para pensar na pessoa com quem se relaciona? Quanto você a contempla, a observa?). Em um mundo marcado pela hiperestimulação, é fácil se distanciar do outro, perdê-lo em uma enxurrada de informações e, no fim, esquecer que, para amar, precisamos nos voltar para quem amamos, precisamos de entregar nosso tempo e nossa vida. Sendo assim, podemos dizer que a traição não é um problema de caráter no sentido de bom ou mau caráter, mas sim um problema que nasce da forma como vamos nos construindo ao longo de nossa vida, ao longo de nossa relação, ao ponto em que perdemos o outro, já não sendo ele um "tu", mas somente "algo".

Fonte: CARDOSO, José Augusto Rento. A traição é um problema de caráter? A12 Redação. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2024.

01) Avery e Liam estão discutindo sobre a traição em relacionamentos amorosos. Qual dos seguintes argumentos sustenta a tese principal do autor sobre a traição?

A) A traição ocorre exclusivamente por influências externas, como a hiperestimulação do mundo moderno.

B) A traição é construída gradualmente quando não se reserva espaço para o parceiro na vida, tanto em aspectos externos quanto internos.

C) O caráter é estático e herdado, e a traição é um resultado direto de um mau caráter inato.

D) Trair é um ato que começa quando uma pessoa pensa em outra, apesar de estar em um relacionamento estável

E) A traição é sempre justificada pela falta de amor e compromisso no relacionamento.

2.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

Media Image

02) Imagine que Benjamin e Ava estão discutindo suas tradições favoritas. Na frase: “Os anciões gostam de ver as crianças nascer e de cantar para elas…”, o que significa a palavra destacada “e”?

A) adição.

B) oposição.

C) conclusão.

D) explicação

E) alternância.

3.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

O que mais você quer?

Era uma festa familiar, dessas que reúnem tios, primos, avós e alguns agregados ocasionais que ninguém conhece direito. Jogada no sofá, uma garota chamada Aria não estava lá muito sociável, a cara era de enterro. Quieta, olhava para a parede como se ali fosse encontrar a resposta para a pergunta que certamente martelava em sua cabeça: o que estou fazendo aqui? De soslaio, flagrei a mãe dela também observando a cena, inconsolável, ao mesmo tempo em que comentava com uma tia: "Olha pra essa menina. Sempre com essa cara. Nunca está feliz. Tem emprego, marido, filho. O que ela pode querer mais?" (...)

Martha Medeiros MEDEIROS, M. Doidas e Santas. Porto Alegre: L&PM, 2008. (Adaptado)

03) O trecho: “Tem emprego, marido, filho” dá ao texto um sentido de

A) fuga.

B) rotina.

C) sofrimento.

D) medo.

E) plenitude.

4.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

1 min • 2 pts

LUA EM TOURO

Vida que cai em mim, aquariana divina com lua em touro. Não lembro exatamente quando passei a me valer de leituras do destino. Sinto que sempre fui aguçada nos meus sentidos. Hoje o olhar de fora de uma lágrima vertente me visitou, e ele me trazia lembranças de uma estrela cadente – como pode a beleza que tange o tensionamento do acaso e rompe todas as certezas mais incríveis ser tão semelhante?

Esta tarde, não pedalei. O cansaço da disposição só não me tira o juízo. Este se põe em labuta operária de construção moral e civil. Por sorte, venho andando em muitas conduções coletivas e transportes públicos. Tenho lido muitos jornais e minha visão está cada vez melhor. Agora alcanço o horóscopo, e a charge de hoje é uma criança usando a folha do dia como fralda. “Você acha que eu nasci ontem?”. Ri.

Durmo melhor à noite quando debruço nas culpas e o sono transmuta-me para o ideal ilusório, onde os valores e o real dividem prateleira com o sentir ortodoxo. Desperto ao que os olhos fechados são capazes de ver. Encontro a paz quando me esforço a entender as minhas culpas, e em meus sonhos há o perdão habitando um mundo onde todos se preocupam com as dores do devir.

E se eu olhar pela janela e perceber que respiro o mesmo ar que o resto do mundo? Será que eu percebo? Nunca sei se me desespero ou me tranquilizo. Atormenta(dor) querer entender demais. Nos sonhos costumo ter respostas para as dualidades. De olhos fechados enxergo mais.

Me sinto uma folha em branco mas que foi carimbada pelas pautas da sociedade. Agora quero apagar as pautas, voltar ao vazio. Dizem que do vazio tudo nasce, e eu estou afim de nascer de novo.

Em uma nova página. De um diário que chamo calendário.

Cami & Sérgio Loureiro Disponível em: . Acesso em:14-jun.-2024

04) Considerando o texto, qual o efeito de sentido produzido pelo ponto de interrogação na expressão “Você acha que eu nasci ontem?” (2º parágrafo)?

Emma e Scarlett discutiam isso na aula de literatura hoje!

A) Dúvida sobre a capacidade de compreensão da situação.

A) Dúvida sobre a capacidade de compreensão da situação. B) Surpresa diante de uma situação inesperada.

C) Ironia ao questionar a ingenuidade de alguém.

D) Curiosidade em relação aos acontecimentos recentes.

E) Indignação diante de uma atitude considerada injusta.

5.

MULTIPLE CHOICE QUESTION

30 sec • 2 pts

Media Image

05) No texto, o elemento que adiciona à ironia é indicado por:

A) O uso de Ethan de “nós” para se referir à necessidade de mudança entre os indivíduos.

B) O uso de Grace de palavras com significados opostos: “mudança” pela mulher e “hábitos” pelo homem.

C) O uso de Anika de exagero para confirmar a necessidade de mudança sugerida pelo homem.

D) O uso da palavra “mudança” com significados diferentes pelo homem e pela mulher no diálogo.

E) A frase “Nossos hábitos!” que mantém o suspense no final.